29/04/2024 às 17h07min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h02min

Automação da GIC Brasil auxilia a rede Covabra Supermercados a manter ruptura abaixo de 1%

Solução foi decisiva para superar desafios da companhia de supermercados, contribuindo também para a gestão de pessoas e práticas sustentáveis

Maria Julia Fernandes
Divulgação

São Paulo, abril de 2024 - Mais eficiência nas operações, redução de perdas com aumento do faturamento e mudança de cultura organizacional, incentivando talentos internos, são alguns dos resultados que a rede Covabra Supermercados, atuante no Estado de São Paulo, obteve após implantação de sistema de gerenciamento de chão de loja da GIC Brasil, líder em automação para chão de loja. Atualmente, com a solução em pleno funcionamento nas suas 19 lojas, no centro de distribuição e na sede administrativa central, a empresa adotou o RUB em 2015 para solucionar situações que vinham gerando desafios na operação e que estavam impedindo um melhor desempenho nos lucros e resultados. 

De acordo com Diogo Metzner, Gerente de Suprimentos, Planejamentos e Controle de Manutenção do Covabra Supermercados, os inventários dos produtos em estoque eram feitos a cada três meses até então por meio de um serviço terceirizado, sem a velocidade e exatidão dos dados para auxiliar no planejamento, o que impactava em perdas, falta de previsibilidade e de padrão de armazenamento, levando, inclusive, os clientes a procurarem a concorrência. 

“Como não havia categorias agrupadas e monitoradas, em muitos casos, o repositor poderia, por exemplo, fazer um abastecimento de pallet com produtos de data mais longa, deixando de usar itens com a data mais próxima por estarem perdidos no depósito. Outro fator que necessitava de correção era o alto índice de preços errados, porque não tínhamos um processo estruturado para garantir a troca de etiquetas”, comenta o executivo. 

A chegada do RUB na organização iniciou na unidade de Campinas John Boyd e, nas palavras do gestor da Covabra, em pouco tempo houve mudanças bem radicais. O ganho financeiro na operação foi sentido de forma concreta: menos 0,75% sobre o faturamento da rede em perdas totais, passando de 2,5% para 1,75% e ruptura garantida abaixo de 1%. Outro ganho marcante foi na eficiência e na agilidade das operações. “Acompanhei todo o processo de implantação de inventário via RUB e os prazos mudaram. O que antes era feito em 90 dias, com o RUB passou a ter periodicidade semanal, mensal ou trimestral de acordo com a categoria dos produtos – para os perecíveis que precisam de controle mais frequente aos itens não perecíveis, como utensílios plásticos e carvão, por exemplo, que podem ser substituídos em um intervalo mais prolongado”, relata Metzner. 

O RUB é uma solução bem completa e atende o dinamismo característico do setor varejista alimentício é um dos destaques citados pelo gestor da Covabra, principalmente em situações que envolvem produtos sensíveis pelo fato de serem mais atrativos para roubos e furtos. Ainda de acordo com ele, o sistema é estratégico para o planejamento de toda a loja e para a agilidade na apuração e registro de falta de itens em estoque.  

Diante do tamanho e abrangência das operações da Covabra, um dos grandes diferenciais da parceria é a maneira como a GIC Brasil customizou o sistema para a obtenção de dados para controle e acompanhamento do índice de ruptura, assim como da auditoria de presença e de etiqueta. “Não tínhamos o controle em tempo real para mensurar falta de produtos nas lojas e agora temos. Isso é fundamental porque esses índices são muito sensíveis no varejo”, destaca ele. “Esses dados normalmente devem ser mantidos baixos e sob controle para auxiliar em pesquisas sobre a concorrência e para manter a competitividade alta”, completa Ivan Fernandes, CEO da GIC Brasil. 

Fazer a medição em tempo real permite a correção imediata de preços errados identificados na operação, impedindo que o consumidor procure a concorrência e mantenha sua confiança na empresa, destaca ele. O sistema RUB proporciona, ainda, o cruzamento de dois dados centrais que, no final, funcionam como balizadores para o sentimento de bem-estar do consumidor: o percentual de etiquetas erradas e o montante de valores devolvidos aos clientes por incongruência de preços de produtos. “Assim, minimizamos muito os prejuízos para as lojas e ainda melhoramos a imagem da empresa, que deixa de apresentar erros que tanto incomodam os consumidores”, afirma Metzner. 

Com planos de abertura de mais 5 unidades em Campinas (2), Paulínia (1) e Indaiatuba (2) e continuidade do uso do RUB desde a instalação dessas novas lojas, uma vez que no atual estágio do varejo brasileiro é praticamente impossível operar sem um software de gerenciamento, a Covabra ainda registrou um aperfeiçoamento da Gestão ESG e na Governança da companhia após a implantação do RUB. 

Sobre a GIC Brasil 

Presente no mercado há mais de 20 anos, a GIC é líder em automação para operação de chão de lojas, oferecendo soluções para gestão da cadeia de suprimentos no varejo para melhorar a experiência de compra, simplificar processos e transformar negócios. As soluções da empresa estão disponíveis em mais de 1300 lojas e já conta com cerca de 20 mil usuários. Além disso, a GIC está presente nos principais supermercados e atacados do Brasil e vem expandindo seu negócio na América Latina e África, transformando a experiência de compras de milhões de pessoas. As soluções GIC otimizam a operação do chão de loja, reduzem perdas e fornecem dados em tempo real, garantindo a rentabilidade e eficiência do negócio. É a tecnologia ajudando a transformar o varejo e a vida de milhões de pessoas. Para mais informações acesse www.gicbrasil.com  
 

Informações a imprensa – GIC Brasil 

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