26/04/2024 às 10h26min - Atualizada em 26/04/2024 às 16h01min

Desafiando tabus, ORIBA lança coleção feita à base de cânhamo

Parentesco da planta com a maconha gera polêmica, mas a marca destaca seus benefícios como uma das fibras mais sustentáveis do mundo

Plima Conecta
divulgação da marca

Cânhamo é maconha? Ambos são derivados da família Cannabis, mas o cânhamo se destaca por apresentar baixos níveis de THC (<0,3%), o composto psicoativo. Apesar dessa distinção crucial, o cânhamo ainda é cercado por tabus. No Brasil, enfrenta barreiras regulatórias e sua plantação é proibida, apesar de ser uma das fibras mais sustentáveis do mundo, com inúmeros benefícios ambientais. 

Cultivado de forma sustentável, ele oferece um alto rendimento e é um recurso renovável que produz muito mais fibra por acre em comparação com outras matérias-primas. Além disso, requer menos água e menos terra em sua plantação. Também desempenha um papel significativo na melhoria do meio ambiente por ter a capacidade de limpar a atmosfera e reverter danos ambientais, absorvendo mais CO2 do que outras árvores e contribuindo para o combate ao aquecimento global. Essas características não apenas destacam a viabilidade ambiental do cânhamo, mas também evidenciam lacunas legislativas e preconceitos arraigados em relação à planta.

Para desmistificar os tabus, a ORIBA, marca reconhecida por sua abordagem inovadora na moda masculina sustentável, lança, em parceria com a Vicunha, multinacional brasileira referência em soluções jeanswear, a coleção cápsula ORIBA HEMP, à base de cânhamo. "Acreditamos que é nosso papel trazer esclarecimento sobre o cânhamo e quebrar mitos, como a confusão entre ele e a maconha. Precisamos compartilhar os benefícios dessa fibra para a indústria da moda e para o planeta. Todo mundo precisa entender que o cânhamo é uma matéria prima riquíssima",  comenta  Paulinho Moreira, sócio fundador da ORIBA.

O lançamento de produtos à base de cânhamo por marcas como a Oriba não é apenas uma provocação para a moda sustentável, mas também um convite para que a sociedade reavalie sua percepção sobre assuntos tabus. “ORIBA HEMP chega justamente para incentivar uma visão mais ampla e informada sobre o cânhamo, estimulando uma conversa construtiva e educativa sobre seu potencial como recurso sustentável e sua contribuição para um futuro mais verde e equilibrado", conta Rodrigo Ootani, sócio fundador da ORIBA. 

A coleção chega às lojas no dia 23 de abril, trazendo peças com design fora do básico, que oferecem referência de moda e uma alternativa sustentável para o guarda-roupa masculino. Além de, claro, desmistificar e dar protagonismo ao cânhamo. 

Sobre a @oriba:

A Oriba nasceu questionando o comportamento desenfreado de consumo de uma das indústrias mais prejudiciais ao planeta: a moda. A ideia sempre foi revolucionar o consumo, equilibrando qualidade, preço, funcionalidade e impacto socioambiental. A marca facilita as relações entre pessoas, produtos e planeta através da produção de peças que respeitam, ao mesmo tempo, o meio ambiente, quem compra e quem faz. 1% de todas as vendas é investido nos projetos de educação da UNICEF, promovendo uma positiva e definitiva na sociedade.

Sobre a @vicunhabrasil:

Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com mais de 55 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e brim. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, sustentabilidade, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas. Celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, a Vicunha tem como propósito estimular a cultura do jeanswear.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp