17/04/2024 às 09h37min - Atualizada em 18/04/2024 às 04h01min

6ª edição da Missão Amazônia, promovida pela Inspirali, leva qualidade de vida para moradores de regiões isoladas e proporciona experiência humanitária para futuros médicos

Navio da Saúde: estudantes de medicina retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

Luciana Rodrigues d'Anunciação
Rapha Martinez - Divulgação Inspirali
Em uma jornada de dez dias pelas margens do Rio Tapajós, alunos e professores de medicina da Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, voltam a levar atendimento de saúde às comunidades de Santarém/PA, com expectativa de atender cerca de 2 mil pessoas, potencializando a atuação do SUS – Sistema Único de Saúde na região. A 6ª edição da Missão Amazônia tem início no dia 18 de abril e contará com 31 alunos de sete escolas, que embarcam junto à equipe de especialistas no Navio Hospital Escola Abaré, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará).
 

A Missão consiste em levar consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, incluindo diversas especialidades, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Haverá, ainda, atendimentos por teleconsulta em parceria com as CIS (Clínicas Integradas de Saúde), da Inspirali, e a utilização de um Prontlife (Prontuário Eletrônico do Paciente), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados para interoperabilidade de informações com o e-SUS.
 

A novidade para este ano na Missão é o início de um processo de territorialização das comunidades ribeirinhas. Este mapeamento tem como objetivo analisar a situação de saúde e condições de vida da população local, identificando riscos, vulnerabilidades e potencialidades para que, futuramente, dentro da política do SUS, seja possível intervir de forma mais assertiva nos problemas de saúde e necessidades da região.
 

“Temos dois objetivos muito importantes com as Missões: levar atendimento para comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades em receber assistência médica especializada e levar estudantes para esta experiência de atuarem, de forma consciente e supervisionada, em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. É um aprendizado que levarão para o resto da vida e proporcionará uma atuação ainda mais comprometida e humanizada em suas carreiras”, destaca Rodrigo Dias Nunes, diretor médico da regional sul da Inspirali.
 

A ação é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali em que participam estudantes a partir do quarto ano de graduação e que já possuem histórico em ações voluntárias. Esta edição contará com a participação de alunos das universidades AGES Irecê e Jacobina (BA), Faseh (MG), Universidade Anhembi Morumbi - Piracicaba e São José dos Campos (SP), UNIFG Guanambi (BA) e UNISUL Tubarão (SC).
 

Os estudantes são selecionados por meio de um criterioso processo realizado pelos coordenadores do curso e do projeto envolvendo análise de conduta às situações problemas e entrevista. Além disso, antes de iniciarem o atendimento, os estudantes participam de três capacitações internas.
 

Nas últimas cinco edições, a Missão Amazônia já reuniu mais de 180 estudantes de Medicina orientados por 24 professores e já foram realizados mais de 8 mil atendimentos, percorrendo as regiões de Belterra, Aveiro e Santarém. A Inspirali também organizou recentemente sua primeira Missão internacional, no Benin, quinto país mais pobre do continente africano. Lá, foram atendidas cerca de 3 mil pessoas em 10 diferentes vilarejos.
 

Faseh na Missão Amazônia
Minas Gerais estará representada nesta edição da Missão Amazônia por seis alunas da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh): Bárbara de Oliveira, Brunna Silva de Alvarenga, Camilla Santana Conegundes, Dhara Vitória César Garcia, Isabela Vasconcelos Ramos Andrade e Jéssica Coelho Lemos Carneiro.
 

Estudante do oitavo período, Bárbara de Oliveira, participará pela primeira vez de uma expedição humanitária. Ela comenta sobre sua preparação. “Tenho me dedicado em rever alguns conteúdos, a aprender mais sobre a população ribeirinha e me preparado psicologicamente para possíveis desafios que podem surgir durante a missão”.
 

Bárbara avalia que a expedição tem potencial para torná-la uma pessoa mais humana e uma profissional melhor. “Meu coração já está a mil! Acredito que a Missão Amazônia será uma virada de chave em minha vida. Poderei me conectar com uma realidade que vai além dos hospitais e das salas de aula”.
 

Também será a primeira experiência humanitária de Jéssica Carneiro, aluna do sétimo período. Ela afirma que sua preparação para a jornada amazônica está sendo desafiadora e empolgante. “Terminei de arrumar as malas e a cada item colocado a ansiedade aumentava mais. A despedida da família foi difícil, mas sei que essa oportunidade é única”.
 

Segundo a estudante, suas expectativas são as melhores possíveis. “Quero conhecer a história de cada paciente e ajudar da melhor forma possível. Pretendo aprender sobre seus costumes, hábitos e vulnerabilidades. Com os outros estudantes, poderei entender mais sobre convivência e trabalho em equipe. Ao morar no Abaré por 12 dias, sairei da minha zona de conforto e enxergarei a vida com outros olhos. Essa missão será um momento de trocas de experiências intensas e fará muita diferença em minha vida pessoal e acadêmica. “Quero aproveitar ao máximo cada minuto”.
 

Navio Hospital Escola Abaré
O navio-hospital Abaré, que leva a expedição, pertence à UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico. São quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da Missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.
 

Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).
 

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp