17/04/2024 às 16h07min - Atualizada em 18/04/2024 às 00h07min

Reciclus e Prefeitura de Cianorte (PR) promovem capacitação de professores/as em educação ambiental

Ação tem como propósito incentivar ações de educação ambiental nas escolas e o ensino sobre descarte correto de resíduos

Luiz Valloto
Reciclus
A Reciclus - Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação - e a Prefeitura de Cianorte (PR), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, promoveram a capacitação de professores e professoras em educação ambiental. O evento, realizado no Ecomuseu do Cinturão Verde, reuniu educadores e educadoras da rede municipal de ensino, atuantes no componente de Ciências. Durante a ação os participantes puderam explorar diversas estratégias, compartilhar experiências práticas e elaborar planos de aula adaptados às necessidades locais.   

O destaque da capacitação foi a palestra de Samuel Cunha, professor de Biologia e embaixador do Conhecimento da Reciclus, que abordou de maneira criativa temas como reciclagem, compostagem e logística reversa, mostrando formas de integrá-los às práticas pedagógicas. O chefe da Divisão de Educação Ambiental do município, Michel Thomaz, também enfatizou a importância de formar uma geração mais consciente e engajada na preservação do meio ambiente. O evento foi encerrado com um passeio guiado pela Trilha do Arboreto.  

A iniciativa é parte integrante do compromisso contínuo da Reciclus com a educação ambiental, que por meio do Programa Reciclus Educa, fornece recursos educacionais sobre sustentabilidade de forma gratuita para toda a comunidade escolar, de instituições públicas e privadas. Até o momento, mais de 70 mil cartilhas de educação ambiental já foram distribuídas em diversos estados brasileiros. Além disso, no que diz respeito ao descarte ambientalmente correto de lâmpadas, o Paraná se destaca com a coleta de mais de 10 milhões de lâmpadas fluorescentes desde o início das operações da Reciclus em 2017.  

A Reciclus possui um Termo de Compromisso firmado entre a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Instituto Água e Terra (IAT), Ministério Público do Paraná (MP-PR), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) e a Associação Comercial do Paraná (ACP) com o objetivo de implementar mais pontos de entrega nos 399 municípios do estado e implementar o Programa Reciclus Educa. 

Possui interesse em promover uma capacitação de educação ambiental em seu município? Entre em contato com a Reciclus pelo e-mail [email protected].  

Sobre a Reciclus    
Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 39 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus    

Para mais informações, acesse:    
Site: https://reciclus.org.br/    
LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/reciclusoficial/    
YouTube - https://www.youtube.com/@ReciclusOficial/videos    
Instagram - https://www.instagram.com/reciclus.oficial/    
Facebook - https://www.facebook.com/Reciclus    
TikTok - https://www.tiktok.com/@reciclus    
X - https://twitter.com/Reciclus    
Threads - https://www.threads.net/@reciclus.oficial    
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp