17/04/2024 às 23h04min - Atualizada em 18/04/2024 às 00h02min

Como o frio pode afetar a saúde do seu coração?

Apesar do seu estilo de vida ser o principal fator para determinar a saúde do seu coração, fatores externos, como o clima, também podem influenciar nesse processo, afirma o médico cardiologista Dr. Roberto Yano

MF Press Global
© Divulgação/Freepik

Com a chegada do Outono e a proximidade do Inverno as temperaturas começam a baixar, principalmente ao fim do dia, mas essas mudanças podem afetar sua saúde mais do que você imagina, influenciando também o funcionamento do seu coração.

De acordo com o médico cardiologista Dr. Roberto Yano, as quedas de temperatura fazem com que o corpo fique mais vulnerável.

“O tempo frio desafia o corpo a manter seus órgãos vitais em funcionamento, o que aumenta o consumo de energia e tornando-o mais suscetível a algumas doenças. As baixas temperaturas facilitam a propagação de vírus e bactérias, enquanto o confinamento em ambientes fechados durante esse período aumenta o risco de doenças respiratórias, como gripe, rinite, sinusite e pneumonia. O ar seco também resseca as vias respiratórias, agravando problemas respiratórios”.

O frio e a saúde cardiovascular

No entanto, o tempo frio também pode afetar a saúde cardiovascular podendo afetar, principalmente, o fluxo sanguíneo, explica Dr. Roberto Yano.

“O frio pode promover vasoconstrição, o que prejudica o fluxo sanguíneo. Em baixas temperaturas, os vasos sanguíneos tendem a se contrair, aumentando a pressão arterial e dificultando a circulação”.

“Isso pode sobrecarregar o coração e aumentar o risco de complicações cardiovasculares, como infarto, angina no peito e aumento da pressão arterial, principalmente para pessoas com problemas preexistentes, como hipertensão e insuficiência cardíaca”, afirma.

4 dicas para proteger o coração em tempos de frio

Apesar de ser uma mudança climática temporária e natural, existem alguns cuidados que contribuem para fortalecer a saúde cardiovascular e reduzir os possíveis impactos do clima, confira:

01 - Aqueça-se Adequadamente: Mantenha-se aquecido utilizando roupas adequadas para o clima frio, incluindo casacos, luvas, meias e cachecóis. Evite exposição prolongada ao frio, especialmente em ambientes externos;

02 - Mantenha-se Ativo: Pratique atividade física regular, mesmo durante o inverno. Exercícios como caminhadas, dança e Yoga ajudam a manter o coração saudável e fortalecem o sistema cardiovascular;

03 - Mantenha uma Dieta Saudável: Consuma uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares adicionados, que podem aumentar o risco de problemas cardíacos;

04 - Mantenha-se Hidratado: Mesmo em climas frios, é importante manter-se hidratado. Beba água regularmente ao longo do dia para ajudar a manter a saúde cardiovascular e prevenir a desidratação, que pode sobrecarregar o coração;

05 - Faça Check-ups: Principalmente se você tem problemas cardiovasculares preexistentes é fundamental conferir regularmente com um especialista como está a sua saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp