17/04/2024 às 12h22min - Atualizada em 18/04/2024 às 00h02min

SAMPA Saúde em Movimento atende mais de 5 mil pessoas em um mês

Programa oferece atendimento com equipamentos de ponta para avaliação física e orientação nutricional grátis para a população em 15 praças e parques esportivos da cidade de São Paulo

Doro Jr.
SAMPA Saúde em Movimento / Divulgação
A população de São Paulo está “abraçando” o programa SAMPA Saúde em Movimento. Em um mês, o projeto que oferece gratuitamente atendimento digno das melhores academias do Brasil em 15 parques da cidade já atendeu mais de 5 mil pessoas. A estimativa é de que esse número seja ainda maior. Isso porque as pessoas podem participar das atividades como exercícios e aulas de danças sem a necessidade de fazer inscrição. Porém, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) recomenda o registro, pois garante avaliação física com equipamentos de ponta e atendimento nutricional individualizado.

O SAMPA Saúde em Movimento começou nos primeiros dias de março, com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil, levando qualidade de vida e saúde por meio da atividade física, com ações pelo período de um ano. O projeto atende pessoas acima de 18 anos, que recebem a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar capacidades físicas. Cada um dos 15 parques conta com dois profissionais de educação física capacitados para o atendimento de terça a domingo.

Entre quinta-feira e domingo, entra em cena o principal diferencial do SAMPA Saúde em Movimento. Duas unidades móveis de saúde levam até a população consultórios equipados com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil e que oferece uma avaliação chamada Análise de impedância bioelétrica (BIA), que mede a composição do corpo, dividindo o peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda.

Com esses dados, os profissionais de educação física e nutricionistas participantes do projeto podem traçar planos de exercícios e reeducação alimentar individualizados. “O SAMPA Saúde em Movimento é um programa abrangente que está diretamente integrado à política pública da SEME, que é a de promover e apoiar ações que incorporem atividade física e hábitos de vida saudável da população paulistana. Além de nossos parceiros, o SAMPA Saúde e Movimento tem a colaboração fundamental das Secretarias da Saúde e do Verde e do Meio Ambiente. Estamos seguindo a orientação do prefeito Ricardo Nunes de trabalhos em equipe em benefício da população”, afirma o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Felipe Becari.

O projeto é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Sobre o programa - Com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil, o SAMPA Saúde em Movimento demonstra potencial para se tornar referência entre os municípios brasileiros. Os resultados positivos do projeto começam a chamar a tenção de prefeituras de outras cidades, que poderão replicar o modelo paulistano para também levar saúde e qualidade de vida para suas populações por meio de atividade física e nutrição bem orientada.

Confira onde participar do SAMPA Saúde em Movimento
1 - OESTE - Chácara do Jockey – Vila Sonia
2 – NORTE – Parque Anhanguera - Perus
3 – SUL - Linear São José – Rio Bonito
4 – LESTE - Parque do Carmo – Itaquera
5 - OESTE – Parque Raposo Tavares – Vila Albano
6 – NORTE – Parque Vila Guilherme/Parque do Trote – Vila Guilherme
7 – SUL – Parque Sete Campos – Cidade Ademar
8 – LESTE – Parque Ecológico Chico Mendes – Vila Curuçá
9 - SUL – Parque Santo Dias (Capão Redondo) / Parque Linear Feitiço (Campo Limpo)
10 – LESTE – Parque Piqueri – Tatuapé
11 – SUL - Parque Linear Cantinho do Céu – Capela de Socorro
12 – LESTE – Parque CERET – Jardim Anália Franco
13 - CENTRO-OESTE - Parque da Aclimação – Aclimação
14 – LESTE - Parque do Tiquatira – Penha
15 – SUL – Parque do Chuvisco – Jardim Aeroporto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp