17/04/2024 às 11h22min - Atualizada em 17/04/2024 às 12h18min

Governo de SP participa de feira mundial de frutas e verduras

Produtores artesanais das dez rotas gastronômicas de São Paulo destacam o papel da culinária regional na promoção do turismo

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/governo-de-sp-participa-de-feira-mundial-de-frutas-e-verduras/
DownloadGoverno de SP
A feira acontece em São Paulo, de 16 a 18 de abril

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur -SP) participa da Fruit Attraction, uma das maiores feiras mundiais do setor de frutas e verduras, em São Paulo, de 16 a 18 de abril. Pela primeira vez no Brasil, a feira promove o comércio entre a América e a Europa e destaca o papel do país no cenário mundial.

Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Setur-SP leva à feira 15 produtores artesanais, parte deles das rotas gastronômicas consolidadas pelo Estado, que integram o maior programa de valorização da gastronomia do país, o Sabor de SP. “É uma oportunidade para destacar a importância do turismo na valorização da alimentação, ligada à cultura e aos destinos”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Representantes do Sítio Shimada levam à feira seus chás e lichias orgânicas, originários da região de Registro; e dividem espaço com o palmito, da Palmitolândia, de Iporanga; e o Sonho de Fruta, de Bofete, com frutas como atemoia, amora preta, mirtilo; em um estande de 172,5 m² Governo de SP. São Paulo se destaca pela produção de uvas, morangos, lichia, avocado, tangerina, jaboticaba, laranja, limão, jaboticaba, entre outros produtos que serão expostos na feira, visando gerar negócios.

“Uma grande oportunidade de demonstrar a força da fruticultura paulista. Somos protagonistas na fruticultura brasileira por conta da laranja, do limão, da banana, do abacate e do caqui. Vale destacar que a produção da fruticultura paulista vem se expandindo e ganhando referência também no cenário internacional, e uma prova disso é esse evento expressivo que está sendo realizado aqui em São Paulo”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

O Brasil é o maior mercado da América Latina do setor de frutas e verduras e o terceiro produtor mundial, com 40 milhões de toneladas produzidas por ano. O mercado brasileiro de hortaliças é diversificado e segmentado, sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade da produção do país. A agricultura responde por 25% do PIB do país e as frutas e hortaliças brasileiras representam 35% das exportações agrícolas.

Na última edição da Fruits Atraction, em Madrid, a feira recebeu 103 mil visitantes, sendo que cerca de metade (45%) estrangeiros. No total, estiveram presentes representantes de 145 países, com duas mil empresas expositoras e 700 compradores. Foram realizadas 73 conferências e 14 cooking shows.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Governo de SP participa de feira mundial de frutas e verduras apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp