16/04/2024 às 14h31min - Atualizada em 16/04/2024 às 20h30min

Itapevi cria Plano Municipal de Mudanças Climáticas

Programa visa cumprir metas estabelecidas no painel da ONU

Emilly Santos
Divulgação PMI
Divulgação PMI
A Prefeitura de Itapevi acaba de criar o inédito Plano Municipal de Mudanças Climáticas, que tem como objetivo priorizar o futuro da cidade com os cuidados e preservação ao meio ambiente em respostas as mudanças climáticas e emergências globais acerca do clima. O documento cumpre compromissos da Política Estadual de Mudanças Climáticas e ao ‘Race to Zero’ (Corrida ao Zero) da ONU (Organização das Nações Unidas), que estabelece metas de curto prazo para reduzir e zerar as emissões de carbono e outros gases poluentes até 2050.

Após longa análise sobre as métricas de emissões de gases do efeito estufa em Itapevi, com base no Sistema Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), foi constatado que quase todos os poluentes da cidade são decorrentes do setor de energia, incluindo os transportes, geração de eletricidade e indústria. Outra pequena parte vem da agropecuária, existente em alguns bairros mais afastados do Centro.

O impacto da poluição é sentido principalmente com o aumento de inundações em áreas urbanas e deslizamentos de encostas, devido às chuvas intensas. Por este motivo, as iniciativas serão estratégicas, divididas em cinco setores-chave: transportes e energia; resíduos; agropecuária; florestas e usos do solo; e indústria. Cada setor possui ações e sub-ações específicas destinadas a acabar com os impactos das mudanças climáticas. A meta é baixar a emissão de carbono, transformar infraestrutura e tecnologia, além de realizar mudanças comportamentais.

Algumas das ações planejadas são:
- Criação de um grupo executivo de trabalho de Mudanças Climáticas;
- Reduzir emissões dos transportes de carga, transporte coletivo e de veículos leves;
- Utilização de veículos elétricos;
- Planejamento urbano inteligente;
- Preservação da vegetação nativa;
- Eficiência energética;
- Geração de energia solar;
- Redução dos resíduos sólidos;
- Modificação dos processos industriais;
- Compensação de emissões pelas indústrias.

O prefeito Igor Soares (Podemos) salientou a importância da criação de um plano para conter o avanço das altas temperaturas em Itapevi e em todo o mundo: “O planejamento de qualquer ação pública também deve ser pensado de maneira sustentável, já prevendo os impactos ambientais e o controle efetivo das emissões de gases do efeito estufa. Esta é uma responsabilidade de qualquer gestor consciente”, disse.

Com a adesão ao ‘Race to Zero’, o município se junta a cidades e regiões do mundo inteiro, como Nova Iorque, Washington, Madrid, Califórnia, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, e diversas outras com ações permanentes que impactam positivamente na vida dos cidadãos e gerações futuras.
Além de cumprir com o planejamento da ONU, a Prefeitura irá monitorar os impactos no desenvolvimento econômico, social e ambiental, sempre alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Plano de Metas Municipal.

Meio Ambiente é prioridade
Mesmo antes da criação do Plano Municipal de Mudanças Climáticas, a Prefeitura vem sendo pioneira e realizando diversas ações em prol da preservação ao meio ambiente e pela sustentabilidade. Uma delas, por exemplo, é a coleta responsável e eficiente de resíduos sólidos, realizada desde 2022. A cidade foi a primeira da Região Oeste a adotar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Também já foram planejadas outras atividades como a limpeza regular de rios e córregos, por meio da Operação Verão; a inauguração de três EcoPontos e a construção de um novo, na Cohab; mais de 11 mil mudas de árvores plantadas e doadas, desde 2019; Semana do Meio Ambiente; Semana da Educação Ambiental; campanhas contra queimadas; revitalização da nascente no Parque Wey; canalização dos córregos Paim e Vale do Sol, entre tantas outras ações.

Foto: Celio Junior/PMI

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] - (11) 96199-3369
Marco Berringer – [email protected] – (11) 99393-3088
Edgard Léda – [email protected] - (11) 97254-1878
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp