16/04/2024 às 09h44min - Atualizada em 16/04/2024 às 20h08min

Lesão no joelho? Fisioterapeuta explica a importância dos cuidados pós-cirurgia

Especialista destaca como a fisioterapia auxilia na restauração da amplitude de movimento e no fortalecimento muscular

Deiwerson Damasceno
Divulgação

 

Constantemente vemos nas notícias do futebol que um atleta terá que passar por cirurgia após sofrer grave lesões em uma partida. Nessa hora, as fortes dores ao pisar no gramado já podem ser sinal de uma grave lesão no joelho.

A ruptura do ligamento do joelho é uma lesão que afeta não apenas a mobilidade, mas também a qualidade de vida das pessoas. Os ligamentos do joelho desempenham um papel crucial na estabilização da articulação, e uma lesão nessa área pode exigir intervenção cirúrgica para reparo e uma recuperação cuidadosa.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Maceió, Rafaela Correia Costa Magalhaes, o acompanhamento com um fisioterapeuta tem papel essencial no processo de recuperação pós-cirurgia.

“Os ligamentos do joelho desempenham um papel fundamental na estabilidade e funcionalidade dessa articulação que é muito complexa. Entre os ligamentos mais comumente afetados, destacam-se o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento colateral medial (LCM), cujas lesões são frequentemente associadas a traumas e atividades físicas intensas”, explica.

Após a cirurgia de reparo do ligamento do joelho, a recuperação bem-sucedida exige um processo gradual de reabilitação, e é aí que a fisioterapia desempenha um papel fundamental.

“Os cuidados pós-operatórios desempenham um papel crucial na recuperação e no retorno à funcionalidade normal do joelho. Um fisioterapeuta pode desempenhar um papel fundamental nesse processo, proporcionando orientação e terapia especializada para ajudar os pacientes a se recuperarem adequadamente”, sugere.

Rafaela destaca alguns benefícios que tornam a fisioterapia essencial na recuperação pós-cirurgia:

Restauração da Amplitude de Movimento: Após a cirurgia no ligamento do joelho, é comum que o joelho fique rígido, limitando a sua capacidade de se mover completamente. Para enfrentar esse desafio, as sessões de fisioterapia são projetadas de forma personalizada, incluindo exercícios específicos destinados a recuperar gradualmente a flexibilidade e a amplitude de movimento do joelho. Isso envolve uma série de movimentos, como flexão e extensão do joelho, com o objetivo de permitir ao paciente voltar à sua faixa completa de movimento natural.

Fortalecimento Muscular: Os músculos que circundam o joelho desempenham um papel crucial na estabilização da articulação, prevenção de lesões futuras e apoio à recuperação. Assim, a fisioterapia inclui exercícios direcionados e personalizados para fortalecer esses músculos. Isso pode envolver atividades como o fortalecimento dos quadríceps, isquiotibiais, músculos da panturrilha e músculos adutores. A resistência gradualmente aumenta para garantir que o paciente recupere a força muscular necessária para uma articulação estável.

Treinamento de Equilíbrio e Coordenação: A reabilitação do joelho requer a restauração da coordenação e do equilíbrio, aspectos fundamentais para a saúde da articulação. Na fisioterapia, são implementados exercícios específicos que visam melhorar o equilíbrio, como ficar em uma perna, e a coordenação, que pode incluir desafios de movimento precisos para recuperar o controle sobre a articulação.

Controle da Dor e Inchaço: Após a cirurgia do ligamento do joelho, é frequente a presença de dor e inchaço. A fisioterapia adota abordagens abrangentes, incluindo a eletrotermofototerapia, abordagem terapêutica que combina três componentes principais: eletroterapia, termoterapia e fototerapia. Cada um desses elementos tem objetivos específicos na gestão da dor, redução do inchaço e promoção da cicatrização.

Treinamento Funcional e Gesto Esportivo: À medida que o paciente avança em sua recuperação, os fisioterapeutas concentram-se em reintegrar movimentos funcionais no dia a dia. Isso envolve treinamento específico para atividades como caminhar, correr, saltar e outras ações relacionadas à funcionalidade do joelho, com um foco especial na segurança, estabilidade e coordenação durante esses movimentos, além disso, trabalha-se com o gesto esportivo para devolver o indivíduo para a sua prática esportivo, se for o caso.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.
Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Contatos de imprensa - Faculdades Anhanguera
Deiwerson Damasceno
[email protected]
(11) 98455-3620


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp