16/04/2024 às 15h55min - Atualizada em 16/04/2024 às 16h03min

A ONG AMEO lança podcast "SUPERVIVENTES" para contar histórias de pacientes com câncer

O projeto liderado pela associação, que conta com o apoio de empresas como Astellas Farma Brasil, busca levar informação de qualidade à população

Gabriele Martins Menezes
AMEO

Durante os meses de abril e maio a AMEO, Associação da Medula Óssea, irá lançar o podcast “SUPERVIVENTES”, focado em contar histórias de pessoas que tiveram câncer e superaram os problemas decorrentes do tratamento. Os 10 episódios estarão disponíveis às terças – feira, entre os dias 2 de abril e 21 de maio, em todas as plataformas de áudio.

O objetivo do podcast é levar informação de qualidade para a população, especialmente para quem já teve câncer ou está realizando o tratamento contra a doença. Através de entrevistas com especialistas e pacientes – os “Superviventes” – o podcast apresenta histórias de superação e como lidar com as adversidades após o diagnóstico de câncer. Essa é a primeira temporada do projeto e discutirá os temas:

  • Episódio 1 – Diagnóstico
  • Episódio 2 – Fertilidade e sexualidade
  • Episódio 3 – Alimentação
  • Episódio 4 – Atividade física
  • Episódio 5 – Câncer infantil
  • Episódio 6 – Medicina integrativa
  • Episódio 7 – Dermatologia
  • Episódio 8 – Cuidadores
  • Episódio 9 – Infecções
  • Episódio 10 – Perspectivas para o futuro

“Temos cada vez mais casos de câncer no mundo, o que é motivado por fatores como o envelhecimento da população, aumento da expectativa de vida, fatores ambientais e nutricionais e hábitos da vida moderna. Já temos estudos que mostram que em breve o câncer será a primeira causa de morte no Brasil, e, segundo o INCA, são esperados 704 mil casos novos de câncer no país para cada ano do triênio 2023-2025”, explica a Dra. Carmen Vergueiro, fundadora e coordenadora da AMEO.

A médica ressalta que, por outro lado, temos terapias cada vez mais avançadas que contribuem para o tratamento do câncer, “hoje o diagnóstico de câncer não pode ser visto como um ponto final, existe uma grande chance de cura e controle da doença para boa parte dos pacientes, especialmente para aqueles cujo diagnóstico é feito no início do quadro e é isso que queremos passar com o podcast SUPERVIVENTES, queremos que o paciente se sinta motivado e tenha informações para melhorar sua qualidade de vida”.

Uma das apoiadoras do projeto, a Astellas Farma Brasil, possui em seu portfólio tratamentos inovadores contra diversos tipos de câncer, como Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e Câncer de Próstata. O Gerente Médico Sênior da companhia, Dr. Marcos Freire, diz que os objetivos do podcast se conectam com a visão institucional da Astellas e por isso decidiram apoiar o projeto, “o podcast é uma ótima iniciativa e representa a visão da Astellas como empresa, pois nosso intuito é promover qualidade de vida ao paciente com câncer tanto por meio do incentivo à pesquisa e inovação, quanto através de ações que apoiem e enderecem as suas necessidades, e de seus cuidadores e familiares”. A equipe responsável da AMEO prevê realizar uma segunda temporada, dessa vez se aprofundando no diagnóstico, história clínica e sintomas de cada tipo de câncer, “acreditamos que conhecimento é algo crucial e queremos que a população se informe de maneira correta sobre o câncer”, destaca a Dra. Carmen.

O primeiro episódio do podcast “SUPERVIVENTES” já está disponível nas plataformas de áudio, basta acessar seu aplicativo favorito e buscar pelo nome do podcast.

Sobre Astellas Farma Brasil

Astellas Farma Brasil, uma afiliada da Astellas Pharma Inc., localizada em Tóquio, no Japão, é uma empresa farmacêutica dedicada à melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo através da provisão de produtos farmacêuticos inovadores e confiáveis. A Astellas Farma Brasil se concentra em Urologia, Oncologia, Onco-hematologia, Imunologia e Doenças Infecciosas como principais áreas terapêuticas. A Astellas está na linha de frente da mudança na saúde para transformar ciência inovadora em valor para os pacientes. Para mais informações sobre Astellas Farma Brasil, visite: www.astellas.com/br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp