15/04/2024 às 15h03min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h07min

Obra de Martha Sales, ‘Okum D’orin’, fala sobre lugar de pertencimento enquanto mulher de Terreiro, de poesia e de muito axé

Prestes a ser lançado na Bienal da Bahia, livro de Ialorixá, escritora, professora e cientista social faz uma celebração às mulheres trazendo a figura de Yemanjá como a sua principal influência

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal


Nos dias 27 de abril, das 20h às 22h, e 01 de maio, das 18h às 20h, a escritora Martha Sales estará com o seu livro de narrativas poéticas, ‘Okum D’orin: a poesia que vem do mar’, em lançamento durante a Bienal do Livro da Bahia. Comemorando o primeiro ano de sucesso desta obra, Martha fala sobre o seu caminho que vem sendo construído até hoje e a possibilidade de estar em eventos literários importantes do país. 

Nesse tempo pude participar de vários espaços literários, encontros, bate-papos, feiras, festivais, bienais, e tenho tido um retorno bem bacana, mensagens muito encorajadoras, resenhas, matérias, feedback bem especiais. Enfim, um caminho que vem sendo construído pela orixalidade e por essa escrita que fala desse lugar de pertencimento enquanto mulher de Terreiro, que com poesia e axé, traduz nesse livro as vivências e aquilo que experiencio, mergulhada nessas águas de minha Ìyá Ori Yemanjá, a quem dedico e homenageio”, explica Martha Sales. 

Uma prosa poética que revela uma homenagem. Martha Sales, Ialorixá, escritora, professora e cientista social faz uma celebração às mulheres trazendo a figura de Yemanjá como a sua principal influência, convidando o leitor a mergulhar nas águas férteis dos saberes ancestrais e na cultura afro-brasileira. O livro marca também pelas reflexões das poesias que trazem narrativas como o autoconhecimento, bem como a conexão com a natureza. A autora, que é licenciada em Sociologia e especialista em Antropologia, provoca uma meditação acerca da nossa vida em sociedade e nossas prioridades, ou seja, o que estamos fazendo enquanto seres viventes neste mundo, tecendo um olhar para o papel e responsabilidade da sociedade nas relações humanas. 

Martha conta que criou o livro às margens das águas de Sergipe, em rios e mares, em momentos de recolhimento e solitude, a pensar sobre espiritualidade, empatia, identidade a fim de realizar uma sinergia, em seus textos, com a transparência, frescor e leveza própria da fluidez das águas. Além de ser rico em ilustrações realizadas em aquarela, justamente por esta leveza da técnica que usa a água para diluir a tinta durante o processo criativo, a obra transporta os leitores para um lugar onde a sabedoria e transformação pessoal se entrelaçam de forma única. 

Confira a agenda da autora durante a Bienal do Livro da Bahia:

  • 27 de abril, das 20h às 22h 
  • 01 de maio, das 18h às 20h 

Vem muita coisa pela frente ainda com Okum D'orin, breve vem também um novo livro, um novo lançamento, mas eu quero dizer que ainda esse mês acontece a Bienal do livro da Bahia @bienaldolivrobahia que será de 26 de abril a 01 de maio, e o melhor ainda é que eu vou estar lá no estande do @escrevagarota para vender o livro, autografar e bater um papo com vocês. Apareçam por lá e a gente vai poder trocar uma idéia sobre o processo de como se deu a escrita de Okum D'orin e as suas encruzilháguas entre a prosa poética que ele traz e as ilustrações em aquarela do artista visual @roniery.eu , responsável pela tradução dessas poesias, com tintas, cores, leveza , fluidez e muita sensibilidade”, convida Martha Sales.

 


Sobre a autora:

Martha Sales é Iyalorixá e professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Antropologia pela UFS/NPPGA. Pós graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Membro e sócio-fundadora da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé. Sócio-fundadora e Coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró Casa de Mar.



 

FICHA TÉCNICA

Título: “Okum D’orin: A poesia que vem do mar” 

Autora: Martha Sales

Gênero: Literatura sergipana; poesia

Páginas: 69

ISBN:978-65-5730-152-4

Editora: Infographics 

Ano: 2022

Preço livro físico: 39,90

Preço livro digital: R$17,90 via Amazon

Link: https://www.amazon.com.br/OKUM-DORIN-poesia-que-vem-ebook/dp/B0CQQ1L3QC/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=DYLY7VE23MC3&keywords=martha+sales&qid=1706638025&sprefix=martha+sale%2Caps%2C279&sr=8-2 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp