15/04/2024 às 15h34min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h06min

São Paulo avança na segurança viária com a expansão da Faixa Azul em quatro vias importantes

Micheletto Comunicação
Divulgação/Prefeitura de São Paulo

A cidade de São Paulo, um dos maiores centros urbanos do Brasil, está fortalecendo suas políticas de segurança no trânsito com a expansão da Faixa Azul. Este projeto, aprovado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no fim de março, promete transformar significativamente a mobilidade urbana, com a meta de reduzir acidentes e garantir uma circulação mais segura para motociclistas e demais usuários da via.

Estratégia e Vias Envolvidas

Até o final de abril, a Faixa Azul estará completamente implantada nas seguintes localizações: Avenida Santos Dumont, Avenida Washington Luís, Rua Santa Eulália e Túnel Ayrton Senna I. Essas vias receberão sinalização de solo e vertical, destacando a prioridade para os motociclistas dentro de um espaço compartilhado.

Detalhes da Implementação

Avenida Santos Dumont: Faixa Azul em ambos os sentidos, da Avenida Braz Leme até a Ponte das Bandeiras.

Avenida Washington Luís: Implementação em três segmentos no sentido centro, melhorando o tráfego em horários de pico.

Rua Santa Eulália: Faixa no sentido centro, entre as Avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont.

Túnel Ayrton Senna I: Sinalização entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colentino Marques.

Princípios da Faixa Azul: Visão Zero e Sistema Seguro

A iniciativa da Faixa Azul é fundamentada em dois conceitos críticos de segurança viária: a Visão Zero, que busca a eliminação completa de mortes no trânsito, e o Sistema Seguro, focado em prevenir lesões graves decorrentes de erros humanos. Estes princípios visam criar um ambiente viário que perdoe erros e minimize suas consequências.

Perspectiva de Especialista

Ricardo Holz, comentarista da Jovem Pan News, observa: “A expansão da Faixa Azul é crucial não só para a segurança dos motociclistas, mas para todos que compartilham as vias. É um avanço em termos de política de trânsito que merece atenção e respeito.” Holz também destaca a importância de educar o público: “É fundamental que a população esteja informada sobre as mudanças. A conscientização é chave para o sucesso deste projeto.”

Expectativas Futuras

A prefeitura planeja expandir o projeto-piloto da Faixa Azul para mais 28 vias, totalizando 200 km de implementação até dezembro de 2024. Atualmente, com 90,1 km de vias adaptadas, a cidade se alinha com exemplos internacionais como Copenhagen e Kuala Lumpur, adaptando soluções globais para o contexto local.

Conclusão

A implementação da Faixa Azul em São Paulo é um passo significativo para melhorar a segurança no trânsito e a qualidade de vida urbana. Com esta expansão, a cidade espera ver uma redução nos acidentes graves e uma melhora na fluidez do trânsito, tornando-se um exemplo para outras metrópoles brasileiras. A colaboração contínua entre a Senatran, a CET e a comunidade é vital para garantir o sucesso e a aceitação deste projeto inovador.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp