15/04/2024 às 18h23min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h05min

Campanha Abril Verde destaca importância da saúde e segurança do trabalho

Canal A Comunicação
Divulgação
 

Neste mês de abril, a campanha Abril Verde ganha destaque, trazendo à tona a relevância da saúde e segurança do trabalho nas empresas. O Brasil está em quarto lugar em taxas de acidentes e mortalidade no trabalho no mundo. Um levantamento do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, com dados de 2024, aponta que uma pessoa morre a cada 3 horas vítima de acidente de trabalho no país. Pensando nessa data, o professor da Unigranrio Afya, Roberto Gonzales, especialista em medicina do trabalho, compartilhou insights valiosos sobre o tema, destacando a importância do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) e os desafios enfrentados na promoção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

Segundo o Dr. Gonzales, muitas vezes as pessoas não compreendem plenamente a função do SESMT e a abrangência de suas atividades. "Este evento foi criado para colocar um holofote sobre o tema e fornecer conhecimento às pessoas", explicou. Ele ressaltou que muitos acidentes de trabalho são causados por imperícia ou negligência e que cabe aos profissionais de segurança do trabalho identificar os riscos de cada função, implementar medidas preventivas, fornecer os EPIs adequados e promover a saúde dos colaboradores por meio de ações preventivas.

 

Ao abordar os riscos presentes em diversas profissões, o médico destacou os perigos físicos, químicos e biológicos, especialmente em ocupações que envolvem trabalho em altura, espaços confinados e saúde. Ele enfatizou que a conscientização sobre saúde e segurança no trabalho não é uma responsabilidade individual, mas sim coletiva. "Uma atitude negligente de um trabalhador pode colocar em risco não apenas a si mesmo, mas também seus colegas", alertou.

Gonzales ressaltou a importância dos treinamentos contínuos e enfatizou que a repetição desses treinamentos é fundamental para que as práticas de segurança se tornem parte integrante da rotina dos colaboradores, refletindo na redução do número de acidentes e afastamentos.

Além disso, ele destacou a valorização do colaborador como elemento central na promoção da segurança do trabalho. "É fundamental que os colaboradores se sintam valorizados, e isso inclui priorizar sua segurança e saúde dentro da empresa", afirmou. De acordo com o especialista, cada vez mais, as empresas estão compreendendo essa importância, uma vez que fica evidente que o aumento na produtividade do negócio está atrelada a saúde e a segurança dos funcionários. 

Em relação à saúde mental dos trabalhadores, dados de 2022 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelam que mais de 209,1 mil pessoas se afastaram do trabalho por causa de transtornos mentais, entre depressão, distúrbios emocionais e Alzheimer. O Dr. Gonzales destacou um aumento do entendimento sobre a relação entre trabalho e vida pessoal, especialmente após a pandemia de COVID-19. "Um trabalhador com equilíbrio emocional é mais produtivo, saudável e feliz, o que contribui para sua qualidade de vida", explicou. Ele ressaltou a necessidade de acompanhamento da saúde mental dos trabalhadores e sua relação direta com a produtividade e bem-estar no ambiente de trabalho.

Por fim, Gonzales enfatizou a importância dos exames admissionais e periódicos para monitorar a saúde dos colaboradores e identificar possíveis alterações que possam comprometer seu desempenho ou bem-estar geral. "É fundamental garantir que os trabalhadores estejam em condições adequadas para exercer suas funções e, caso necessário, encaminhá-los para avaliação médica especializada", concluiu.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp