14/04/2024 às 22h37min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h02min

Idade biológica vs idade cronológica: Como ser mais jovem do que a sua idade diz?

Seus anos de vida não determinam a sua vitalidade, é possível ser bem mais jovem do que afirma a sua certidão de nascimento, afirma a cirurgiã plástica Dra. Elodia Ávila

MF Press Global
© Divulgação/Freepik

A nossa idade é um termo bastante complexo que vai muito além dos anos de vida e saber dessa informação pode ajudar a “rejuvenescer”.

Existe uma diferença entre a forma como a idade é medida, há duas formas básicas, a idade cronológica e a idade biológica, como reforçam diversos estudos recentes.

Idade biológica e cronológica

A idade cronológica é contada a partir do tempo decorrido desde o nascimento de uma pessoa, é medida por “anos de vida”, por outro lado, a idade biológica está relacionada ao estado de saúde, mobilidade, vitalidade e diversos outros aspectos do corpo em comparação com a média para a mesma faixa etária. 

Enquanto algumas pessoas podem ter uma idade cronológica já  avançada, mas uma idade biológica mais jovem devido a hábitos de vida saudáveis, outras podem viver um envelhecimento acelerado devido a condições médicas ou estilo de vida inadequado.

É possível reduzir a idade cronológica?

De acordo com a cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento, Dra. Elodia Avila, idealizadora e apresentadora do podcast “O segredo da Longevidade”, diferente da idade cronológica que só aumenta, a biológica pode variar bastante.

A idade biológica não é contada linearmente, como a cronológica, ela pode variar muito devido a vários fatores, como genética, estilo de vida, saúde mental e exposição a estresse. Hábitos saudáveis ajudam a 'rejuvenescer' e ter uma melhor qualidade de vida”.

Ela é medida pelo que chamamos de biomarcadores, que são diversos, como a telomerase, um exame específico, equilíbrio, mobilidade, saúde mental, cardiovascular, óssea, capacidade visual, auditiva, racional, e muitos, muitos outros. Por isso, é tão complexo ter uma medição exata da idade biológica”, explica.

5 dicas para reduzir a sua idade biológica

01 - Alimentação: “Mantenha uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, para fornecer os nutrientes essenciais ao corpo, evite alimentos ultraprocessados”, conta Dra. Elodia Ávila;

02 - Exercícios físicos: “Pratique exercícios físicos regularmente, incluindo atividades aeróbicas, como caminhada, corrida ou natação, e treinamento de força para fortalecer músculos e ossos”;

03 - Sono de qualidade: “Priorize o sono de qualidade, tenha cuidados e higiene do sono e garanta entre 7 a 9 horas de sono por noite, para permitir a recuperação celular e o equilíbrio hormonal”;

04 - Controlar o estresse: “Gerencie o estresse por meio de técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou respiração profunda, para reduzir o impacto negativo no corpo e na mente”;

05 - Corte hábitos nocivos: “Evite hábitos prejudiciais, como fumar, consumir álcool em excesso, uso de drogas e exposição prolongada ao sol sem proteção, que aceleram o envelhecimento celular e aumentam a idade biológica vertigionsamente”, explica Dra. Elodia Ávila.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp