15/04/2024 às 14h54min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h02min

ESG na saúde filantrópica será foco do 33º Congresso da Fehosp

Com presença de autoridades, como o governador de SP, 33º Congresso da Fehosp acontecerá de 23 a 26 de abril, em Campinas

Carolina Santaro Lantim
Eder Mosna

“Saúde além do ESG: Onde estamos e para onde vamos?” Essa será a pergunta que permeará discussões de especialistas do setor na 33ª edição do Congresso realizado pela Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), considerado o maior evento do setor filantrópico de saúde e que acontecerá de 23 a 26 de abril no Royal Palm Hall, em Campinas.

São esperados mais de 1.200 participantes, de todo o Brasil, entre presidentes de Santas Casas e hospitais filantrópicos, provedores, diretores, administradores, além de secretários municipais de Saúde. Na ocasião, os congressistas terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, em atendimento que será feito por 10 técnicos do Ministério da Saúde e dois da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

As Santas Casas e hospitais filantrópicos são responsáveis por 50% de atendimento de média complexidade e 70% de alta complexidade do SUS (Sistema Único de Saúde). O Brasil conta com mais de 1.800 instituições filantrópicas de saúde, sendo 409 no Estado de São Paulo. Em 148 municípios paulistas, são a única alternativa de atendimento público.

As instituições representam, ainda, quase metade de todos os leitos de internação do sistema de saúde do Estado e são responsáveis por aproximadamente 70% das cirurgias oncológicas e dos procedimentos de radioterapia e quimioterapia.

O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti. ressalta que as práticas em ESG são um grande desafio para a gestão hospitalar. “Conjugar contribuições voltadas ao meio ambiente, com práticas dedicadas ao social, exigem esforços de governança saudáveis e comprometidos com a eficácia em todos os processos dos hospitais. Mais que refletir e explanar, desejamos trazer dados, evidências, cases práticos e provocações para o que não é mais o futuro e sim o presente”, enfatizou.

Para a cerimônia de encerramento do evento (26), às 10h, estão confirmadas as presenças do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas e do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. Em agosto de 2023, Freitas e Paiva anunciaram o lançamento da nova Tabela SUS Paulista, uma tabela própria de remuneração para procedimentos do Sistema Único de Saúde e que entrou em vigor em janeiro. A ação paga às instituições filantrópicas paulistas um complemento de até quatro vezes mais ao valor repassado pelo Ministério da Saúde.

 

Programação

A programação do Congresso da Fehosp envolverá mais de 80 palestrantes, que darão luz a importantes temas, como “ESG no ambiente da Saúde Hospitalar: consolidando as primeiras conquistas e enfrentando os novos desafios”, palestra que será apresentada pelo presidente do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), Francisco Balestrin; “Novas Tecnologias que impulsionarão o ESG na Saúde Hospitalar”, por Marco Bego, diretor de Inovação no InovaHC; e “Sustentabilidade Econômica”, por Priscilla Reinisch Perdicaris, secretária-executiva da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Dez Fóruns Técnicos também estarão entre os destaques da programação, com temáticas voltadas às áreas de Controladoria, Finanças, Contabilidade e Custos; Gestão com Pessoas; Jurídico; Cadeia de Suprimentos - Compras, Almoxarifado e Farmácia; Governança Clínica; Hotelaria e Hospitalidade; Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente; Comunicação; Inovação e Tecnologia; e Oncologia.

Informações sobre inscrições e a programação completa do Congresso estão disponíveis no site do evento: https://eventosfehosp.com.br/inscreva-se-2024/.

 

Serviço

33º Congresso da Fehosp

Data: De 23 a 26 de abril.

Local: Royal Palm Hall (Avenida Monsenhor Luis Fernandes de Abreu, 311, Jardim do Lago - continuação, Campinas, SP)
 

*Os jornalistas interessados em acompanhar a presença das autoridades devem confirmar presença até o dia 19 de abril, nos contatos abaixo:
 

Crédito da Foto: Eder Mosna

Legenda: Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, em cerimônia de abertura do Congresso, em 2023

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - [email protected] - (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Lilian Rossetti - [email protected] - (11) 9 4470-6660 WhatsApp
Carolina Santaro - [email protected] - (11) 9 1112-6611

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp