15/04/2024 às 15h52min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h02min

Fundação CASA e Senac São Paulo promovem desfile de camisetas e bonés no 2º Festival de Moda

Evento com jovens em internação, apoiado pela Ikesaki, acontece na quarta (17/04); estarão na plateia o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, e a nova vice-presidente, Claudia Carletto

Camila Aparecida de Souza
https://fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/fundacao-casa-e-senac-sao-paulo-promovem-desfile-de-camisetas-e-bones-no-2o-festival-de-moda/
Marcelo Machado/Fundação CASA
Uma nova “Fashion Week”, com direito a desfile em passarela de seis coleções de camisetas e bonés feitas por adolescentes em internação no interior paulista, banca de jurados e premiação das melhores produções acontece nesta quarta-feira (17/04), a partir das 14h, no Senac São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. Trata-se do 2º Festival de Moda, promovido pela Fundação CASA e o Senac São Paulo, por meio de projeto desenvolvido pelo Atendimento Corporativo da instituição, apoiado pela Ikesaki.

Para prestigiar o talento e a criatividade desses jovens, na plateia estarão autoridades, como o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, e a nova vice-presidente da Instituição, Claudia Carletto, nomeada para o cargo no dia 05 de abril pelo Governador Tarcísio de Freitas. Claudia foi secretária municipal de Direitos Humanos da capital paulista e secretária executiva de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Membros do Poder Judiciário, do Ministério Público de São Paulo e da Defensoria Pública foram convidados. O Festival ainda contará com um bate-papo Fagner Saturno, egresso do sistema prisional que fundou e hoje preside o Instituto Cria Conexões. O Instituto é uma organização da sociedade civil que utiliza o cicloturismo social e a educação para promover tecnologias sociais que auxiliem egressos do sistema prisional e outras pessoas em vulnerabilidade a gerar renda com base na sustentabilidade.

Na passarela, os adolescentes desfilarão as coleções que criaram durante o curso de customização de bonés e camisetas, realizado entre os meses de janeiro e março em 30 turmas, de 30 centros de atendimento da Fundação CASA localizados em 21 municípios do interior paulista. Nesta 2ª edição, os jovens, de ambos os sexos, criaram coleções baseadas no tema “Musicais”.

As produções selecionadas vêm de seis centros de atendimento da Fundação CASA e cada um representa uma divisão regional da instituição no interior, uma espécie de administração localizada que supervisiona o atendimento.

Os classificados para o Festival de Moda foram os CASAs Araraquara, representando a Divisão Regional Norte (DRN); Marília, representante da Divisão Regional Oeste (DRO); Laranjeiras, da cidade de Mogi Mirim, representando  a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); Lorena, representante da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP); Sorocaba I, de Sorocaba, e Feminino Anita Garibaldi, da cidade de Cerqueira César, ambos representantes da Divisão Regional Sudoeste (DRS), selecionados nas categorias masculino e feminino.

A seleção dos concorrentes para a etapa final foi feita por profissionais da Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissionalizante (Gacep) da Fundação CASA e por funcionários da Gerência de Atendimento Corporativo do Senac São Paulo. Entre os critérios de pontuação estiveram a adequação ao tema proposto, pontualidade na entrega, acabamento das peças, criatividade e inovação, efeito visual da peça e argumentação sobre a criação.

“O Festival é um momento festivo e de congratulação do talento desses adolescentes, que passaram por experimentações durante o curso e tomaram contato com conceitos de empreendedorismo e com a moda, o que colabora na sua posterior inserção no mercado de trabalho”, avalia o presidente da Fundação CASA.
 
“A segunda edição do Festival de Moda reforça a parceria do Senac São Paulo com a Fundação CASA em prol da missão de transformar vidas por meio da educação profissional”, afirma a gerente do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, Josiane Serrano.
 
O processo
O Festival foi dividido em duas etapas. A primeira aconteceu dentro dos centros socioeducativos, onde os adolescentes, alunos do curso customização de camisetas e bonés, ministrado pelo Senac São Paulo, criaram as coleções personalizadas.
 
Cada um dos centros formou uma equipe de dez jovens, que criou cinco conjuntos diferentes de camisetas e bonés, de acordo com o tema “Musicais”, e enviou as produções para a seleção inicial, divulgada no dia 1º de abril em reunião virtual com as 30 equipes participantes.
 
Durante o evento na unidade do Senac em São Miguel Paulista, cada uma das seis equipes selecionadas terá cinco adolescentes que desfilarão os itens, numa passarela nos mesmos moldes de uma “Fashion Week”, e um que apresentará toda a coleção para uma banca de jurados, responsáveis pela escolha das três melhores coleções. Não haverá separação entre categoria masculina e feminina.

Após o desfile, o presidente do Instituto Cria Conexões, Fagner Saturno, conta sua história de vida, para inspirar principalmente os adolescentes da Fundação CASA.

Depois de deixar o sistema prisional, em 2008, trabalhar como motoboy e ser rejeitado como empregado em uma rede de fast food por causa do histórico criminal, Saturno fez o curso de Técnico em Guia de Turismo do Senac São Paulo. Foi no programa de incentivo ao empreendedorismo do Senac São Paulo, o Empreenda, ao lado de outros colegas de turma, que Saturno montou o Cria Sampa, uma rede colaborativa para condução de grupos de bicicleta na cidade de São Paulo, o embrião do que se tornou o Instituto Cria Conexões.

No final do Festival, serão eleitas e premiadas as três melhores coleções de camisetas e bonés. Os premiados receberão kit cedidos pela Ikesaki.
 
Ocorrido no ano passado, o 1º Festival de Moda, cujo tema foi “Música e Artistas”, foi vencido pela turma do CASA Irapuru I, da cidade de Irapuru e representante da DRO, que criou a coleção de camisetas e bonés inspirada no filme “Space Jam: O jogo do Século”, de 1996, em que o lendário jogador de basquete Michael Jordan contracena com os personagens animados da turma dos Looney Tunes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp