15/04/2024 às 10h56min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h00min

Abril Verde e Segurança no Trabalho

Engenheira de Segurança do Trabalho traz orientações vitais para as empresas assegurarem um ambiente de trabalho seguro e saudável

Daniela Nucci
Divulgação

O número de acidentes de trabalho continua a ser uma preocupação séria para empregados e empresas contratantes. Apenas em 2022, foram registrados 612,9 mil acidentes durante a jornada de trabalho, conforme dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, vinculado ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Isso equivale a uma média de 1.679 acidentes por dia no Brasil.

No interior de São Paulo, as denúncias sobre irregularidades relacionadas à segurança e saúde do trabalho cresceram no ano passado.

Segundo o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (MPT-15), que cobre 599 municípios do interior e litoral norte de São Paulo, foram registrados 3.397 casos, o que representa um aumento de 65% em relação às 2.057 denúncias de 2022. A região de Campinas liderou, em números absolutos, as denúncias em 2023, com 1362 casos, enquanto o maior crescimento, se comparado a 2022, aconteceu na região de Bauru, com 76,2%.

A engenheira de segurança do trabalho e líder empresarial da SG4 Gestão Ocupacional, Marjorie Montebeller, identifica que um dos principais pontos para mudança desse cenário é a cultura de segurança e saúde no trabalho:  “A melhoria acontece quando o conceito de prevenção de acidentes e doenças se torna um valor da empresa, um processo longo, mas com resultados muito positivos e duradouros, a partir do amadurecimento da Cultura de Segurança”. Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, os setores com mais notificações, entre 2021 e 2022, são atividades de atendimento hospitalar (10,4%), comércio varejista de mercadorias em geral (3,73%), administração pública em geral (2,91%), transporte rodoviário de carga (2,57%) e construção de edifícios (2,4%).

O balanço foi divulgado em meio ao lançamento da campanha Abril Verde 2024, do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Neste ano, a ação destaca a relevância da implementação de uma cultura de prevenção de doenças ocupacionais e salienta a importância da notificação de casos para a elaboração de políticas públicas eficazes em prol da saúde dos trabalhadores

Para contribuir com essa causa, Marjorie destaca algumas orientações vitais para as empresas garantirem um ambiente de trabalho seguro e saudável:

 

1. Manter um inventário de riscos sólido e coerente com a realidade da empresa, para que os colaboradores possam ser comunicados, treinados e desenvolvam uma melhor percepção de riscos.

2. Eliminar o aspecto punitivo associado a ocorrência de acidentes ou incidentes – esses eventos devem ser investigados a fundo, para que a raiz dos problemas possa ser eliminada e que um ciclo de melhoria contínua possa ser implantado a partir dos aprendizados obtidos no evento.

 

3. Realizar inspeções regulares nas instalações da empresa, com participação da liderança, identificando possíveis perigos, adotando medidas preventivas e reforçando o comprometimento de todos com a segurança.

4. Realizar treinamentos periódicos de segurança para os funcionários, visando conscientizá-los sobre práticas seguras no ambiente de trabalho.

5. Definir e manter indicadores sobre o desempenho em Saúde e Segurança do Trabalho pela empresa, para que os resultados possam ser medidos e o progresso apresentado a todos.

 

É essencial que as empresas adotem medidas concretas para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, priorizando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

A conscientização e a implementação de ações preventivas são cruciais para proteger a vida e a integridade dos trabalhadores. A SG4 Gestão Ocupacional promove recorrentemente campanhas de conscientização sobre estas e outras temáticas. Acompanhe nas redes sociais @sg4solucoesintegradas


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp