12/04/2024 às 23h02min - Atualizada em 15/04/2024 às 00h02min

A São Paulo dos idosos

Envelhecimento Ativo

José Renato Nalini - Secretário
Domínio Público
            A dimensão cosmopolita de São Paulo, a maior cidade do hemisfério, faz com que todas as questões contemporâneas sejam nela tratadas com cuidado e zelo. É hoje a Capital Nacional da Longevidade e poderá se tornar a Cidade Líder em termos dessa nova janela demográfica, pois o número dos maiores de 60 anos já é maior do que o da faixa etária dos 0 aos 13.
            Em breve, São Paulo receberá milhares de pessoas que comparecerão ao Fórum São Paulo da Longevidade e Expo dessa área. Para lançar esse evento, que abrirá oportunidades significativas e relevantes, o Prefeito Ricardo Nunes se reuniu na Prefeitura com os responsáveis pela promoção. O Presidente da Expo-Longevidade é Walter Feldman, que se fez acompanhar de Waleska Santos, Presidente do Conselho da Expo e de Francisco Santos, líder do setor de grandes exposições.
            O deputado federal Gilberto Nascimento, Presidente da Frente Parlamentar da Longevidade, mencionou a 14ª Sessão da ONU, para tratar dos direitos dos idosos e o Secretário Aldo Rebelo referiu o ensinamento haurido pelos jovens junto a seus avós, o que é bem tradicional nos países que cultivam a sabedoria dos mais experientes. Enfatizou que a biologia pode garantir beleza e patrimônio genético. Mas a sabedoria vem com o tempo.
            A questão é também econômica. Os idosos têm condições de participar ativamente das frentes de trabalho, pois têm muito a oferecer e, com essa atividade que é também fundamental para a preservação da saúde física e mental, contribuirão para alavancar o sistema previdenciário, do qual igualmente dependem.
            A Feira da Longevidade acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no novo Anhembi. A Secretaria Executiva das Mudanças Climáticas também participará, pois conta com o movimento “Idosos pelo Clima”, um grupo muito dinâmico e ativo na defesa do ambiente e na transmissão de sua sapiência ecológica aos mais jovens.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp