12/04/2024 às 13h45min - Atualizada em 13/04/2024 às 00h00min

Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week, comemora 17 anos do festival no país

Empresário acredita na democratização da boa gastronomia a partir de experiências para o consumidor e do aumento das vendas para os restaurantes

Priscila Gomes da Silva
www.restaurantweek.com.br
Flávio Carvalho – Algo Mais

Foi a partir de uma conversa com um amigo brasileiro que residia nos Estados Unidos, e que já havia trabalhado com a Restaurant Week em Nova Iorque -  onde o conceito do festival foi criado nos anos 90 - que há mais de 17 anos o empresário Fernando Reis começou a implementar essa experiência gastronômica nova-iorquina no Brasil. Ainda sem tanto know how na área - já que no início de sua carreira atuou mais no setor de confecção por tradição familiar - o que não faltava era a experiência empreendedora e o conhecimento necessário sobre estratégias de marketing - adquirido na empresa de cartões postais publicitários, MiCa, da qual também foi sócio.

“Na época, a atuação da MiCA era novidade no país, por isso a empresa se estabeleceu como pioneira no ramo de mídia indoor. Então, atuei bastante no mercado publicitário nos anos 2000, até que conheci um brasileiro que residia nos Estados Unidos, e tivemos a ideia de trazer a Restaurant Week para cá” conta. 

 

Devido ao seu conhecimento em estratégia de mídia e a estrutura de divulgação que já tinha acesso, em 2007 Fernando, juntamente com seu sócio na época, teve sucesso ao lançar a primeira edição do festival no Brasil, apresentando restaurantes renomados ao público a partir de menus completos a preços fixos.

 

Em 2009 a iniciativa já estava presente nas principais capitais; e, em 2010, a Brasil Restaurant Week se estabeleceu como o principal evento gastronômico do país. 

 

Atualmente, com 17 anos de estrada, o festival acontece em mais de 20 cidades. Por isso, Fernando faz questão de visitar cada cidade-sede e realizar uma reunião técnica com os responsáveis pelos restaurantes participantes antes de cada edição. Nesse encontro são transmitidas estratégias para aumentar as vendas dos estabelecimentos no período - com técnicas de divulgação nas redes sociais e na imprensa, de como apresentar um cardápio atrativo e de como orientar a brigada de garçons a atender os clientes da melhor forma possível. 

 

O idealizador do festival no Brasil também criou um viés social ao evento. Assim, em todas as edições os restaurantes estimulam a doações de 2 reais a cada menu vendido para uma instituição local. 

 

Burger Gourmet Brasil by Restaurant Week 

Em 2019, Fernando começou a investir em outro ramo da gastronomia: as hamburguerias. Assim, o festival Burger Gourmet Brasil by Restaurant Week foi lançado com o objetivo de levar opções de hambúrgueres de alta qualidade e diversidade de sabores ao público. “Os chefs são convidados a criar experiências novas, com a ideia de ‘gourmetizar’ uma experiência rotineira, o que já é tendência em todo Brasil e atrai cada vez mais fãs para as hamburguerias”, explica Fernando Reis.

 

“Para empreender no Brasil é preciso muita força de vontade, e principalmente, acreditar. Temos que acreditar que é possível e temos que inovar, seja a partir de novas ideias ou por networking e alianças com as pessoas. São nos momentos de dificuldades que a gente se diferencia”, finaliza o idealizador da Brasil Restaurant Week e do Burger Gourmet Brasil.

 

Serviço

32ª São Paulo Restaurant Week 

Data: 19 de abril a 19 de maio 

Saiba mais em: www.restaurantweek.com.br  @restaurantweekbrasil e @burgergourmetbrasil 

 

Sobre a Restaurant Week

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp