12/04/2024 às 06h26min - Atualizada em 12/04/2024 às 20h08min

Casa Museu Ema Klabin traz curso sobre arte contemporânea, palestras e encontro

Grandes especialistas ministram encontros presenciais e online sobre arte, arqueologia e casas museus brasileiras, com entrada franca ou contribuição voluntária

Cristina Aguilera
https://emaklabin.org.br
As viagens de Marco Polo - folha 29 - criaturas míticas - entre 1410 e 1412. Foto divulgação.
Para quem aprecia arte contemporânea, a Casa Museu Ema Klabin promove nos meses de abril e maio o curso Poéticas da terra: arte e território. A série de seis encontros presenciais propõe um mergulho investigativo sobre as noções de terra e território a partir de projetos de arte contemporânea. Os encontros serão orientados por discussões acerca da produção artística e reflexões críticas de pensadores como Milton Santos, Malcom Ferdinand, Ailton Krenak, Anna Tsing e Donna Haraway, entre outros. 

Ministrado pela pesquisadora Gabriela Leirias, o curso contará com a participação de convidadas que conduzirão dois laboratórios práticos: Jera Guarani, agricultora, educadora e liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul da cidade de São Paulo, e Janaina Machado, educadora e especialista em mediação em artes visuais e relações étnico-raciais. Os encontros acontecem nos dias  17 e 24/4 e 1, 8 e 15/5, das 15h às 17h. 

Ocupação Humana das Américas 
No dia 13 de abril, das 11h às 13h, o jornalista Bernardo Esteves, repórter da revista piauí e apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo), ministra a palestra presencial Um campo de tensão: a ocupação humana das Américas. 

Nesta palestra serão abordadas pesquisas relacionadas às controvérsias acerca da ocupação humana nas Américas. Não há consenso entre os estudiosos sobre quem foram os primeiros americanos, quando entraram e como se espalharam pelo continente. O único ponto pacífico é que vieram da região onde hoje fica o Estreito de Bering. Por isso, o estudo da ocupação inicial do continente americano – que envolve arqueólogos, geneticistas, antropólogos, linguistas e outros cientistas – é um campo em busca de paradigma.

A discussão buscará mostrar o que os cientistas sabem e o que ainda ignoram sobre a ocupação das Américas. Este encontro será seguido por um bate-papo com o público e sessão de autógrafos do novo livro do palestrante, Admirável novo mundo: Uma história da ocupação humana nas Américas, editado pela Companhia das Letras. 

Esta palestra integra o projeto Casa Museu Ema Klabin Digital 2024, ISP nº 2023.06.07/03580, contemplado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Casas Museus Brasileiras
No dia 14 de abril, a partir das 15h, acontece o segundo encontro da série Bate-papo em casa: tipologia casa museu que reúne pesquisadores e setores de educação de casas museus brasileiras para discutir esta tipologia de museus que antes eram as residências de personalidades. 

Com o título Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado, o segundo encontro da série terá a participação de Alexandra Rocha, coordenadora do setor de Educação da Rede de Museus Casas Literários (São Paulo), e Roberta Condeixa, coordenadora do setor de Educação da Casa Roberto Marinho (Rio de Janeiro), que falarão sobre as ações desenvolvidas por suas equipes no contexto dessa tipologia museológica. O evento tem transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Casa Museu Eva Klabin.  

Serviço:
Curso presencial: Poéticas da terra: arte e território
 Gabriela Leirias
 17 e 24 de abril e 1, 8 e 15 de maio de 2024
25 vagas por ordem de inscrição
Inscrição: https://emaklabin.org.br/cursos/curso-poeticas-da-terra-arte-e-territorio

Palestra Presencial: Um campo de tensão: a ocupação humana das Américas
Bernardo Esteves
sábado, 13 abril de 2024
11h às 13h
95 vagas por ordem de inscrição

Bate-papo em casa: tipologia casa museu 
Transmissão no canal do Youtube da Casa Museu Eva Klabin
Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado, com educativos de casas museus convidados (São Paulo e Rio de Janeiro)
sexta-feira, 19 de abril de 2024
15h

Entrada franca
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
Acesse as redes sociais
Instagram: @emaklabin
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
Linkedin:
 https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br
YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin
Site: https://emaklabin.org.br
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ
Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp