12/04/2024 às 11h21min - Atualizada em 12/04/2024 às 20h05min

Instituto Qualisa de Gestão discute a Sustentabilidade da Saúde na Hospitalar 2024

Empresa vai realizar dois debates com a presença de autoridades do setor de Saúde; na pauta, a urgência da modernização da gestão e a necessidade de financiamento sustentável e investimento responsável

Case Comunicação Integrada
Divulgação IQG
Sustentabilidade do setor de Saúde, ou seja, a capacidade dos sistemas de saúde de prestar cuidados a longo do tempo, tendo em consideração as gerações futuras.  Para que os sistemas de saúde sobrevivam, eles devem ser capazes de antecipar e responder às mudanças em três perspectivas – social, ambiental e financeiro. Este será o foco central da participação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) na Hospitalar 2024, principal feira de negócios do setor da Saúde na América Latina, que acontece de 21 a 24 de maio, em São Paulo.
A empresa vai realizar dois debates que vão abordar a crise dos sistemas de saúde e a necessidade urgente de buscar novos modelos de gestão, com a presença de autoridades do setor de Saúde.

Entre eles estarão presentes Luiz Fernando Machado, prefeito do município de Jundiaí-SP, reconhecido no Brasil como a "Cidade das Crianças" e desponta como o 2º melhor do país em qualidade de vida (IDGM 2021); Renato Cassarotti, atual presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE); Sérgio Ricardo, ex-CEO da Amil 2016-2018, onde atuou como gestor por 15 anos e ex-vice-presidente da Dasa (2020-2022), responsável pelas áreas de Estratégia, ESG, Jurídico, Auditoria, Relação com Investidores, Corporate Venture Capital (CVC) e Engajamento com Startups, entre outros especialistas da Saúde.
“Nos próximos 10 anos, ocorrerão profundas mudanças demográficas e os sistemas de saúde terão necessariamente de reconfigurar a oferta dos serviços necessários e os métodos de prestação. O envelhecimento da população e as necessidades em mudança, a ocorrência cada vez mais comum de doenças crônicas e a digitalização são alguns dos desafios que o setor já enfrenta”, afirma Mara Machado, CEO do IQG.
Para a executiva, o Brasil precisa definir, rapidamente, uma visão objetiva para o futuro do sistema de saúde. Trazer para a discussão a importância da promoção e prevenção na melhoria dos resultados de saúde, abordando os determinantes mais amplos e combater as desigualdades através da melhoria da qualidade e do acesso aos mais necessitados.
“Uma boa saúde da população é essencial para o crescimento econômico sustentável. No entanto, uma barreira importante para que a saúde seja um foco central da política governamental é a visão errada de que o crescimento econômico impulsiona a saúde da população e a incapacidade de reconhecer o papel da saúde da população na promoção da prosperidade econômica”, afirma Mara. Na visão dela, todo este cenário levou a que sucessivos governos não conseguissem dar prioridade à saúde, criando uma “bomba-relógio” de problemas de saúde.

Mara acredita que a má saúde da população não é má apenas para os indivíduos afetados. Tem um impacto negativo na produtividade e na prosperidade nacional e aumenta as pressões sobre os serviços de saúde, que já lutam para fazer face às crescentes exigências de uma população cada vez mais doente, e ao desafio de recuperar dos atrasos nos cuidados de saúde, exacerbados pelo impacto da pandemia da COVID-19.

“Os governos precisam reconhecer urgentemente o importante papel da boa saúde da população na promoção da prosperidade econômica e abordar os determinantes mais amplos por meio da colaboração intersetorial a longo prazo”, ressalta a CEO, acrescentando que “está mais do que na hora de o setor discutir a sustentabilidade do segmento, pois se não fizermos nossa lição de casa o sistema não vai se sustentar”.

IQG na Hospitalar
Dia 22 de maio
Das 9h30 às 12h- O Futuro dos Sistemas de Saúde
Das 14h às 17h – Redefinindo Valor na Saúde
Inscrições: https://www.hospitalar.com/pt/congressos.html

Sobre o IQG
O IQG atua há 30 anos capacitando pessoas e contribuindo com as instituições de saúde para reestruturar o sistema de gestão vigente, impulsionar a estratégia de inovação e formar um quadro de coordenação entre todos os atores decisórios.  Vem trabalhando com parceiros internos do setor e externos para favorecer a geração de novas frentes para o sistema e colocar os prestadores de serviços em posição mais ativa, para que todos atuem no desenvolvimento de novas e modernas soluções para atender com agilidade as exigências do mercado atual de saúde.

Sobre a Hospitalar
A Hospitalar destaca-se como a principal feira de negócios do setor da saúde na América Latina, consolidando-se ao longo de mais de 30 anos de história. Tornou-se a interface de conexão por excelência entre as diversas comunidades de saúde, proporcionando oportunidades únicas de negócios, networking e intercâmbio de conhecimento ao longo dos 4 dias do evento. Agora, ampliamos essa experiência também para o ano inteiro através da Hospitalar Hub, nossa plataforma digital oficial.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp