12/04/2024 às 14h41min - Atualizada em 12/04/2024 às 20h05min

Especialista explica quais são os benefícios da tecnologia odontológica

Entenda a importância do suporte tecnológico na área da Odontologia pelo olhar de um profissional especializado, o Dr. Virgílio Bastos

Letícia de Souza
Karolina Grabowska de Pexels
 

As melhorias que a tecnologia tem feito, inovando muitas áreas no mercado de trabalho, são um fator que beneficia a todos nós e na odontologia não foi diferente, sabemos o quão importante é manter a saúde bucal em dia para termos uma boa qualidade de vida. Dr. Virgílio Bastos é um grande defensor da tecnologia digital na odontologia e enfatiza a importância da adaptação dos profissionais a essas mudanças para garantir um atendimento com qualidade e eficiência para seus pacientes, além de agilizar muitas consultas e agendamentos. 

 

"A tecnologia se tornou uma aliada essencial e permanente na área da Odontologia! Desde o uso de imagens digitais para diagnóstico até sistemas avançados de planejamentos de diversos tratamentos", comenta o especialista.

 

Muitas pessoas deixavam de ir ao dentista por medo da dor ou desconforto na hora do tratamento, mas essa foi uma questão que a tecnologia veio para tranquilizar, “torna o atendimento odontológico mais acessível, confortável e eficaz, contribuindo assim para um aumento no número de pessoas que buscam cuidados odontológicos”, segundo o profissional. 

 

Formado pela FEAD em Belo Horizonte, Virgílio se especializou na endodontia microscópica, área voltada para a prevenção de diagnóstico, cura e tratamento da polpa dental de forma mais precisa, ele revela que a qualidade e a eficácia do tratamento   atualmente se deve muito ao suporte que a tecnologia vem proporcionando aos profissionais da área e que tem impulsionado diversos procedimentos, melhorando a visualização de endodontistas em detalhes minuciosos durante os procedimentos, como detecção de fraturas e remoção de tecido infectado com maior precisão, evitando complicações futuras.

 

Apesar da tecnologia já ser uma parte essencial da odontologia atual, Dr. Virgílio aponta que cuidados devem ser adotados, para que os profissionais não desenvolvam uma dependência excessiva de sistemas e dispositivos eletrônicos porque pode tornar os profissionais vulneráveis a falhas técnicas, considerando que é uma ferramenta poderosa, se for utilizada com responsabilidade e prudência, pode aprimorar significativamente a segurança e a qualidade do atendimento.

 

Confira algumas atualizações da Odontologia Moderna:

 

1. Prontuário eletrônico

Além de ser muito mais organizado, ocupa menos espaço e permite que o profissional tenha um acesso mais facilitado ao prontuário do paciente.

 

2. Escaneamento intraoral

Proporcionar mais agilidade e precisão ao tratamento, fazendo com que o paciente deite com a boca aberta e o profissional percorre seus dentes com o aparelho. E a análise é feita pelo acompanhamento em uma tela.

 

3. Aparelho ortodôntico invisível

Muitas pessoas buscam esse tipo de aparelho, pois além de cuidar e tratar dos dentes, fica esteticamente mais natural no paciente, dependendo do caso de cada paciente, existem os aparelhos removíveis que são usados 22 horas por dia e os aparelhos fixos podendo chegar de 8 meses até 1 ano de tratamento.

 

4. Anestesia eletrônica

É um aparelho que possibilita controlar a aplicação da agulha com mais precisão, bem como o fluxo da substância injetada, assim reduzindo boa parte da dor e eliminando por completo em alguns casos, diferente da forma antiga que a aplicação era mais dolorosa fazendo também com que não estivesse anestesiada adequadamente para prosseguir com o tratamento.

 

A Odontologia e a tecnologia já se tornaram aliadas inseparáveis como podemos ver e de agora em diante só podemos esperar melhorias e avanços dessa parceria que nos trarão muitos mais benefícios, “Na odontologia moderna, a tecnologia não é mais uma adição, mas sim uma parte essencial e transformadora”, conclui o especialista.

 

Acompanhe Virgílio Bastos online:

Instagram - @virgiliombastosbraga



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp