12/04/2024 às 17h08min - Atualizada em 12/04/2024 às 20h03min

Swisstech, do governo suíço, apresenta doze startups do país no web summit rio 2024

Iniciativa apoiada no Brasil pela Swissnex leva ao evento soluções inovadoras em saúde, emissão de carbono, blockchain e construção sustentável. O objetivo é estimular debates sobre tecnologias voltadas para a sustentabilidade e o bem-estar, com um dia de programação dedicado ao setor de alimentos e agro

Redação
Swissnex/divulgação
 

A swisstech, iniciativa de disseminação da inovação da Suíça apoiada pela Swissnex e outras instituições suíças no Brasil, participa, com estande próprio, do Web Summit, que acontece entre os dias 15 e 18 de abril no Rio de Janeiro. Com o apoio da Swissnex, rede suíça que fomenta o intercâmbio global de conhecimento, ideias e talentos, onze startups do país estarão no evento para apresentar suas soluções e produtos, que vão desde inteligência artificial aplicada à saúde até um material de construção sustentável, passando por iniciativas de blockchain, segurança digital e autenticação do mercado da arte. A programação foca, principalmente, na tecnologia voltada para a sustentabilidade e o bem-estar, e o estande ficará no número E428 do pavilhão 4 do Riocentro.

 

A Suíça lidera o ranking de países que mais inovam no mundo, tendo sido campeã pela 13ª vez consecutiva em 2023, de acordo com o Índice Global de Inovação desenvolvido pela World Intellectual Property Organization (WIPO). A campanha swisstech trabalha para elevar o perfil do país como líder global de inovação para negócios, aumentar a visibilidade de empresas de ponta e destacar, no exterior, a excelência em pesquisa. No Brasil, a Swissnex fortalece este intercâmbio, para conectar empreendedores dos dois países, fomentar novas parcerias e auxiliar a entrada de produtos e soluções no mercado brasileiro.

 

– O objetivo da presença da swisstech no Web Summit Rio deste ano não é apenas mostrar a inovação suíça e fornecer conexões valiosas para as startups participantes, mas também posicionar a Suíça como um parceiro-chave para o Brasil na busca por novas tecnologias para garantir o futuro sustentável do nosso planeta – destaca a Cônsul e CEO da Swissnex no Brasil, Malin Borg.

 

Seis startups suíças que estarão no swisstech Pavilion, estande da iniciativa no Web Summit Rio, e vão participar de workshops, pitches e conversas com investidores são: Emissium; Nym Technologies; MATIS; REM Analytics; Nutrix e KohlenKraft. Além disso, as empresas Herby, Cybera e Kido Dynamics também participarão da programação.

 

No dia 17 de abril (quarta-feira), a programação do estande será dedicada ao mercado de foodtechs, com representantes de outras duas startups suíças - Suind e Food Brewer - e cinco importantes pesquisadores e especialistas do segmento de alimentos e agro se juntando à equipe da Swissnex no estande para participar de mesas de conversa.

 

Saúde, sustentabilidade, inteligência artificial e tecnologia de ponta

 

Três das startups convidadas pela swisstech para o Web Summit Rio são do setor de tecnologia para a saúde. A Nutrix, que também participou no evento no ano passado, apresenta um software para mapear as condições de pacientes crônicos, como portadores de diabetes, através de dispositivos não invasivos e inteligência artificial. Já a REM Analytics desenvolve, executa e licencia testes específicos de microbioma. Por fim, a Sanetics, que usa visão computacional e IoT (internet das coisas) para gerenciar medicamentos em hospitais. 

 

Apresentando soluções de sustentabilidade, estarão presentes: a Emissium, que rastreia informações de emissões de carbono do setor elétrico e oferece um banco de dados baseado em blockchain, para desenvolver soluções sob medida para empresas de eletricidade; e a KohlenKraft, que desenvolveu materiais de construção a partir de rejeitos da geração de energia de biomassa.

 

Além disso, com dispositivos e softwares de alta tecnologia, participarão do Web Summit a Nym Technologies, que criou uma blockchain focada na melhoria da privacidade e da cibersegurança, e a MATIS, que usa ferramentas de machine learning para a examinação, autenticação e preservação de obras de arte.

 

O estande da swisstech contará com uma programação de conversas com diferentes empresas do mercado brasileiro e com CEOs e representantes das startups suíças, contemplando conversas sobre negócios bilaterais entre os países, cases de sucesso, tecnologia e inovação na indústria dos alimentos, avanços tecnológicos no setor de saúde, entre outros temas.

 

Em 2023, o primeiro Web Summit na América Latina reuniu mais de 21 mil pessoas. Para esse ano, o evento espera mais de 30 mil profissionais, empresas e investidores no Rio de Janeiro. O objetivo é permitir conexões significativas entre CEOs, fundadores, investidores, mídia, políticos e figuras culturais que estão remodelando o mundo. Desde 2011, ano da primeira edição do Web Summit, o evento incentiva discussões sobre a indústria global de tecnologia, para acompanhar o mercado e as principais tendências de diversos segmentos. A edição de 2024 é a segunda edição que acontece no Rio de Janeiro.

 

Sobre a swisstech

A swisstech é uma iniciativa público-privada criada pela Presence Switzerland, em parceria com Innosuisse, rede Swissnex, digitalswitzerland e Switzerland Global Enterprise. Representada no Brasil pela Swissnex, em colaboração com a Embaixada da Suíça, a campanha busca elevar o perfil da Suíça como líder mundial em inovação e negócios, aumentando a visibilidade de sua alta tecnologia, de empresas de ponta e de sua excelência em pesquisa no exterior.

 

Sobre a Swissnex

A Swissnex é a rede global da Confederação Suíça que conecta parceiros, projetos e iniciativas em educação, pesquisa e inovação. A Swissnex no Brasil amplia o alcance e fortalece o engajamento de parceiros no intercâmbio internacional de conhecimentos, ideias e talentos. Dessa forma, contribui para destacar a Suíça como centro de inovação global.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp