12/04/2024 às 15h27min - Atualizada em 12/04/2024 às 20h00min

A orquestração de dados financeiros no processo de faturamento e cobrança

A orquestração inteligente de dados pavimenta um novo caminho de personalização e eficiência na jornada de faturamento e cobrança

Danilo Pecorari
Divulgação

Por Danilo Pecorari

Nos últimos anos, os dados têm se consolidado como um ativo de grande valor para as empresas, tanto na tomada de decisões estratégicas para o negócio quanto para experiencia do cliente. O que muitas organizações deixam passar, entretanto, é a aplicabilidade desse conceito à jornada financeira dos clientes, perdendo uma oportunidade crítica para a construção de vínculos proveitosos no processo de faturamento e cobrança.

 

Fundamentalmente, o conceito de orquestração de dados financeiros surge para materializar essa abordagem. Objetivando transformar o elo de relacionamento financeiro entre empresa e cliente, trata-se de uma metodologia ancorada no uso inteligente de dados, especialmente comportamentais, para estruturação e envio das comunicações financeiras aos clientes.

 

Sem dúvidas, dados subaproveitados – ou pior, mal utilizados – podem resultar em experiências negativas, em um efeito dominó prejudicial à austeridade e o controle financeiro da empresa. Além, claro, da própria relação com clientes que já não aceitam mais campanhas lançadas a esmo, de maneira saturada e desbalanceada.

 

Para termos como referência, 59% dos consumidores já relataram ter sofrido uma cobrança indevida. 28% desses consumidores, inclusive, deixaram de adquirir novos produtos e/ou serviços por conta de erros no faturamento. Tudo isso é consequência de dados não estruturados, cuja falta de maturidade reflete, negativamente, no relacionamento financeiro.

 

Alta maturidade e controle da base de dados

Dentro do processo de faturamento e cobrança vale mencionar que, no intuito de implementar esse formato de orquestração de dados, é fundamental que a empresa conte com soluções tecnológicas adequadas. Isso significa, na prática, ter condições de fomentar uma base de informações e regras configuráveis que agreguem valor à jornada financeira de ponta a ponta, tornando a comunicação precisa e, sobretudo, alinhada às expectativas de cada cliente.

 

A orquestração de dados financeiros se faz valer do processo de unificação, organização e integração de diversos conjuntos de dados em uma estrutura coesa e compreensível, como a fatura por exemplo. Em resumo, envolve a coleta de dados financeiros de várias fontes, seu “refinamento”, transformação, agregação e envio inteligente, e, por fim, sua análise para obter insights significativos. Se o cliente não abrir a fatura no canal selecionado, esse dado financeiro precisa ser enviado por outra alternativa, o que enfatiza, novamente, a importância de atuar dentro de um modelo multicanal.

 

No contexto dos processos de cobrança e faturamento, a orquestração de dados refere-se, portanto, ao gerenciamento dos dados financeiros dos clientes e a uniformidade da fatura ou carta de cobrança no envio a todos os canais digitais, inclusive para impressão.

 

3 pilares por trás da orquestração de dados financeiros

O caminho para destravar o valor das informações, convertendo-as em insights produtivos, pode ser separado por algumas vertentes, que juntas, personificam um novo estágio de aproveitamento e análise de dados financeiros. Entendo, nesse sentido, que a orquestração de dados demonstra três pilares essenciais em processos de cobrança e faturamento:

 

  1. Coleta de Dados

Busca reunir informações relevantes de diversas fontes, como sistemas de gerenciamento de pedidos, registros de transações, dados de clientes, entre outros.

 

  1. Validação e Enriquecimento de Dados Financeiros

Deve validar a precisão e integridade dos dados financeiros coletados. Se necessário, enriquecer os dados com informações adicionais que possam ser relevantes para o processo de faturamento e cobrança.

 

  1. Integração de Sistemas e Envio Inteligente

Garantir o envio inteligente da comunicação pelos canais escolhidos pelo cliente, de modo que não abrindo em um, os dados financeiros serão enviados em outro canal.  

 

Chegou a hora de explorar o potencial da jornada financeira!

De maneira geral, considerando o potencial da orquestração de dados financeiros, ressalto que avançar na maturidade e no bom uso de informações financeiras, com mais controle e visibilidade, é um ponto de partida praticamente obrigatório para empresas compromissadas com uma régua financeira orientada à eficiência e à experiência do usuário. Se bem conduzido, com um forte viés tecnológico e estratégico, esse pode, de fato, ser um passo decisivo para uma realidade em que os dados são agentes transformadores, solidificando uma comunicação financeira sem meios-termos, com resoluções concretas e personalizadas.

 

Sobre a :hiperstream

A :hiperstream foi fundada para transformar o relacionamento mais importante que uma empresa tem com o seu cliente: o financeiro. Por meio de uma plataforma 100% SaaS com foco na jornada do dado financeiro, validação e comunicação omnicanal inteligente, cria uma jornada sem erros com uma experiência altamente engajadora e hiperpersonalizada.

 

Como consequência de uma inundação de comunicações, é muito desafiador atrair a atenção do consumidor final. A fatura/cobrança é, hoje, o relacionamento entre empresa e seus clientes, capaz de gerar, de forma orgânica, mais engajamento. A :hiperstream Cloud Platform proporciona segurança, satisfação do cliente, um novo canal de vendas, experiência do consumidor e excelência em atendimento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp