12/04/2024 às 08h12min - Atualizada em 12/04/2024 às 12h04min

Atleta do Programa Talento Esportivo, Sophia Isidoro é a nova máquina de medalhas

Aos 15 anos, atleta paulistana tem mais de 140 medalhas e 22 títulos brasileiros

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/atleta-do-programa-talento-esportivo-sophia-isidoro-e-a-nova-maquina-de-medalhas/
DownloadGoverno de SP
Sophia Isidoro, a mais nova máquina de ganhar medalhas da natação brasileira

Dá para afirmar com tranquilidade que Sophia Isidoro nasceu para a natação. Afinal, aos sete meses, ela já se aventurava na piscina. O esporte surgiu na vida dessa paulistana por incentivo da família e também por conta da saúde.

“Meu avô insistiu para os meus pais me colocarem na natação para que eu pudesse aprender a nadar cedo. A natação também era importante para o tratamento da minha asma. Eu treinei na academia até os meus nove anos, que foi quando eu ingressei no SESI direto na equipe de treinamento mirim”, detalha Sophia.

Os treinos no alto rendimento mostraram a aptidão de Sophia para as provas de velocidade, como os 50 metros, os 100 metros e os 200 metros, embora ela se considere uma atleta versátil. “Tenho características de velocista, mas nado todos os estilos. Hoje, os 100 metros borboleta estão no foco”, diz ela.

O currículo de Sophia impressiona para uma garota de apenas 15 anos. São mais de 140 medalhas ganhas, 22 títulos brasileiros e sete recordes nacionais em categorias de base. E ela quer mais, muito mais.

“Sou bem nova, posso ir muito longe ainda. Quero conquistar medalhas em Pan-Americanos, Mundiais e, quem sabe?, uma medalha olímpica”, conta a atleta.

Nessa caminhada rumo a mais pódios, Sophia conta com o auxílio do Programa Talento Esportivo, do qual ela é bolsista desde dezembro de 2023. “Com a verba do Programa, consigo comprar suplementação, material de treino, trajes competitivos. Esse recurso me ajuda a ter mais acesso a coisas que vão beneficiar meus treinos e competições.”

O Programa Talento Esportivo é uma plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 3241-5822, Ramais 1160 e 1204.

DownloadGoverno de SP
Sophia Isidoro tem os 100 metros borboleta como sua especialidade atual

Seguindo os passos de Etiene

A pouca idade não permitiu com que Sophia acompanhasse o auge da carreira de Etiene Medeiros, um dos principais nomes da natação brasileira e primeira mulher do país a conquistar um ouro em Mundial. Mas isso é só um detalhe. Sophia tem Etiene como modelo dentro e fora das piscinas.

“Tive a oportunidade de conviver com a Etiene. Ela é uma pessoa leve, humilde. Ficar perto dela é muito bom. Ela traz uma energia muito positiva. Etiene é referência pra mim”, explica Sophia.

Falando em referência, Sophia também tem um porto seguro dentro de casa: seu pai, Júlio. É nele que a nadadora busca aquela força extra antes de entrar na água. “Adoro conversar com o meu pai antes, durante e depois das competições. Ele é muito positivo, sempre me deixa pra cima e mostra do que sou capaz de fazer”.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Atleta do Programa Talento Esportivo, Sophia Isidoro é a nova máquina de medalhas apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp