11/04/2024 às 19h51min - Atualizada em 12/04/2024 às 00h06min

Da BAHIA para o MUNDO: Expedição Futuros desembarca na Europa

Lídice Berman, Breno Barreto e Joana Marambaia estão em expedição por Paris, Londres e seguem para World Circular Economy Forum - WCEF em Bruxelas

PR Mídia Press
PR Mídia Press
Divulgação
 

Não é de hoje que o Movimento Reinventando Futuros, criado e consolidado na Bahia, vem ganhando o Brasil e o mundo na produção, execução, criação e pesquisa de projetos que fortaleçam e difundam a economia circular e práticas para o cumprimento dos 17 ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

"O nosso Movimento é circular, criativo e feito por pessoas, para pessoas. Nosso propósito é reinventar caminhos e formas de agir no presente, para minimizar os impactos que já estão na conta do futuro, fortalecendo as bases de educação priorizando os 4C's: cidadania, circularidade, criatividade e cura", explica Lidice Berman, embaixadora do MRF.

A comitiva que representa o MRF  está na Europa numa imersão que passa por Paris, Londres e chega a Bruxelas, na Bélgica, nesta segunda-feira, dia 15, para participar do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF) - um dos principais eventos mundiais sobre economia circular que apresenta um panorama amplo sobre soluções circulares para um consumo mais consciente e crescimento sustentável de cidades e sociedades.

O WCEF acontece de 15 a 18 de abril, sendo que os dois primeiros dias contam com plenárias, sessões com evidências científicas, exposições e workshops práticos. Já nos dias 17 e 18, os participantes são convidados a uma imersão em iniciativas circulares de Bruxelas e da União Europeia. A comitiva do MRF conta com a embaixadora Lídice Berman e os líderes Breno Barretto e Joana Marambaia e acompanhará todos os debates e avanços apresentados no WCEF para aplicação no 2º Fórum Nordeste de Economia Circular, previsto para julho deste ano.

Além de Bruxelas, a Expedição Reinventando Futuros tem como itinerário ainda Paris e Londres - em Paris, a comitiva já pôde conferir de perto o que a cidade promete para os Jogos Olímpicos, que segundo os franceses será a edição mais sustentável já vista.. “Reciclagem é a palavra de ordem neste momento por aqui”, conta Breno Barreto, Líder do MRF. O comitê de organização em Paris garante que 100% do material esportivo, infra estruturas temporárias e mobiliário usados durante o evento serão reaproveitados. 

Também na capital francesa, a Expedição visitou a  La Recyclerie - um modelo de negócio inovador que está conectado aos princípios da circularidade. O objetivo principal é transformar resíduos em recursos, promovendo a sustentabilidade e a consciência ambiental. “O lugar é um charme e o modelo de negócio da La Recyclerie é baseado em três pilares principais: recuperação, reciclagem e reutilização. Eles trabalham para recuperar materiais descartados e transformá-los em novos produtos ou recursos úteis. Além disso, também promovem a reciclagem de resíduos para minimizar o impacto ambiental”, conta Joana Marambaia, Líder do MRF. 

 

Para acompanhar a Expedição Reinventando Futuros e ficar por dentro de toda a programação do WCEF, siga a cobertura no Instagram: https://www.instagram.com/oreinventandofuturos/ 

 

Reinventando Futuros

O movimento Reinventando Futuros é uma iniciativa de promoção do desenvolvimento sustentável, por meio de arte educação, pautada em valores importantes. Dentre eles, destacam-se os 4C´s: educação cidadã, circular, criativa e curativa. Com o objetivo de engajar a sociedade civil em projetos de base na educação escolar, tal movimento reforça a importância de se repensar os caminhos a serem tomados para a construção de futuros mais justos e igualitários. 

Através da qualidade e efetividade de suas ações, o Reinventando Futuros visa fomentar projetos educacionais que contribuam efetivamente para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp