11/04/2024 às 10h22min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h09min

Leilões de transmissão: ISA CTEEP lidera P&D que analisa capacidade do mercado para a execução de novos projetos

Entre os resultados, MME criou quatro grupos de trabalho que vão atuar nas frentes de licenciamento, equipamentos e serviços, qualificação profissional e financiamento

Rafaella
Divulgação

São Paulo, 11 de abril de 2024 – Em atenção aos leilões de transmissão de energia anunciados para o biênio 2023-2024, que vão demandar mais de R$ 60 bilhões em novos investimentos nos próximos cinco anos, a ISA CTEEP – líder no setor de transmissão de energia do País – liderou um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) cooperado para a elaboração de estudo que analisa a capacidade do mercado de atender as obras de transmissão planejadas, principalmente os novos projetos arrematados em leilões (greenfield).   

O resultado desse projeto será apresentado na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do órgão regulador, nesta quinta-feira (11), das 14h às 17h.

“O papel da ISA CTEEP é ajudar a vencer os desafios para a expansão do sistema de transmissão brasileiro, com a integração cada vez maior de fontes renováveis na matriz elétrica, colaborando com o crescimento sustentável do Sistema Interligado Nacional (SIN). Com esse P&D, esperamos contribuir com o entendimento do atual cenário da cadeia de suprimentos e a mitigação de potenciais riscos na execução de novos empreendimentos”, declara Silvia Wada, diretora-executiva de estratégia e desenvolvimento de negócios da ISA CTEEP. 

A iniciativa contemplou duas etapas: uma para o diagnóstico de mercado e a outra para a criação de metodologia que permitisse a atualização do diagnóstico de forma periódica, contemplando também sugestões de aprimoramentos no planejamento e na regulação setorial. Como resultado do P&D, o Ministério de Minas e Energia (MME) postergou o terceiro leilão de 2023 para março de 2024 e formou quatro grupos de trabalho com a participação da ABRATE e da ABDIB que vão atuar nas frentes de licenciamento, equipamentos e serviços, qualificação profissional e financiamento. Além disso, a Aneel ampliou o prazo de construção de alguns projetos licitados nos últimos leilões. 

Também contribuíram com o P&D Argo Energia, CPFL Transmissão, EDP Goiás, Engie, Quantum e Sterlite Power, além do Instituto ABRATE e da Alvarez & Marsal, executora do projeto. 

 

Sobre a ISA CTEEP

Pioneira no desenvolvimento de inovações que contribuem com a transição energética, a ISA CTEEP é formada por mais de 1.600 colaboradores e atua em 18 Estados do Brasil, operando uma rede de transmissão por onde trafegam cerca de 30% de toda a energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo. A companhia está comprometida em contribuir com a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas e promove programas que geram impactos sociais e ambientais positivos (saiba mais). Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

 

Informações para a imprensa 

ISA CTEEP  RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
[email protected].br 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp