11/04/2024 às 09h44min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h09min

Clássico de David Bowie pela 1ª vez é gravado em árabe pela cantora Yara Lapidus

E produzido pelo baixista do eterno ícone.

atti comunicação
formusic
divulgação

O clássico “The Man Who Sold The World”, de David Bowie, é pela primeira vez na história, gravado em versão árabe, pela cantora cantora franco-libanesa Yara Lapidus, e produzido por Gail Ann Dorsey, baixista que tocou na banda de Bowie por quase 20 anos.

Com aprovação do patrimônio de Bowie, a versão reimaginada do clássico, que foi renomeada como “Elli”, ganhou uma nova sonoridade graças aos arranjos minimalistas em que Hakim Hamadouche, que teceu a melodia com o brilho de seu mandoluth, instrumento tradicional da Argélia.

A versão surgiu de uma vontade de Yara de gravar uma canção com uma mensagem de esperança, paz, e recordação da história da sua terra natal, o atormentado Oriente Médio: “Tudo começou no avião Beirute-Londres, e no coração de uma adolescente de 14 anos, deixando para trás minha cidade bombardeada e meus amigos. Com um walkman parafusado nos ouvidos e a voz de Bowie nos fones, me encontrei em minha nova casa: Paris. Me adaptei, Paris me adotou, mas o Líbano nunca deixou de pontuar o meu trabalho”, conta a cantora.

Em dezembro de 2022, Yara conheceu Gail Ann Dorsey, que se interessou pela mensagem de esperança que ela queria transmitir. “É realmente um momento em que precisamos de usar a música para trazer de volta algum brilho e esperança ao mundo. David ficaria muito feliz com isso”, afirmou Gail, que produziu a faixa além de ter gravado baixo e vozes adicionais.

A cantora, que já gravou parcerias com Iggy Pop e Chico César, criou a versão do clássico de Bowie para seu EP Orientee, que será lançado no dia 26 de abril. Nele, Yara foca no seu amor pelo Oriente Médio, homenageando toda a herança cultural da região.

Em seu último álbum, Back to Colors, a cantora apresentou uma coleção eclética de diferentes sonoridades e sentimentos, com canções em francês, árabe e inglês, passando pelo pop rock, bossa nova, música tradicional árabe, e muito mais.

Elli já está disponível em todas as plataformas e é um lançamento do selo ForMusic Records.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp