11/04/2024 às 14h11min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h08min

Havaianas apoia programa de turismo regenerativo e formação de facilitadores para limpezas de praia

Após realizar seis ações de limpezas de praia em parceria com a Worldpackers em 2023, engajando mais de 600 voluntários, a marca agora vai apoiar um programa de educação ambiental para formar facilitadores de limpezas de praia e espalhar a prática para diversas regiões do Brasil.

Redação
Ação Havaianas Praia + Limpa Ilhabela 2023, créditos: Lucas Bianque

Em 2023, a Havaianas, em colaboração com a Worldpackers, startup brasileira de turismo colaborativo e de impacto, promoveu seis ações de limpeza de praias em quatro estados diferentes. Essas ações foram parte da estratégia global da marca para ativar e divulgar seus pilares e ações de sustentabilidade e logística reversa, resultando na retirada de quase meia tonelada de resíduos que foram destinados para cooperativas de reciclagem.

 

Além da limpeza de praia, as ações do Beach Clean Up, promovidas pela Worldpackers, também incentivam o turismo regenerativo, proporcionando aos voluntários da comunidade dois dias de hospedagem em anfitriões parceiros da plataforma em troca de sua dedicação à ação.

 

Em resposta ao sucesso e crescente demanda do público por ações de limpezas de praia do Beach Clean Up, a Worldpackers está lançando o “Programa Ecopackers”. O objetivo é disseminar boas práticas e expandir o conhecimento sobre gestão de resíduos, economia circular e sustentabilidade,

 

Nos últimos 2 anos, a Worldpackers realizou 97 ações do Beach Clean Up em parceria com dezenas de anfitriões e conseguiu observar e documentar os principais desafios dos meios de hospedagem em manter uma operação sustentável. “A questão do descarte correto nestes estabelecimentos é um desafio que transcende a capacidade da administração do local, já que depende também da colaboração dos hóspedes, que apresentam diferentes níveis de conhecimento e engajamento. Ao mesmo tempo, estes espaços têm grande potencial de serem referência em gestão dos resíduos, inspirando e transformando as pessoas que por eles passam” declara Ana Karolina de Andrade, gestora de novos negócios e projetos socioambientais da Worldpackers.

 

Além das limpezas de praia, os participantes agora podem usar suas viagens a favor do meio ambiente atuando como promotores de boas práticas nos anfitriões parceiros, seguindo o padrão Worldpackers, que garante estadia, suporte e, em alguns casos, até pensão completa.

.

O Ecopackers é a resposta ao anseio dos anfitriões em fazer mais pelo meio ambiente e dos viajantes em ter mais oportunidades de troca dentro do universo da sustentabilidade. Além disso, com o sucesso validado de nossa metodologia, buscamos agora disseminar esse conhecimento e levar a educação ambiental cada vez mais longe”, comenta Danielle Malta, coordenadora e produtora das ações socioambientais da Worldpackers.

 

Com o slogan "Viajar, aprender e viver sendo mais sustentável", até mesmo aquelas pessoas que ainda não estão planejando ou não estão prontas para viajar têm a oportunidade de participar das diversas atividades oferecidas pela comunidade. Isso inclui assistir e participar de aulas gravadas, master classes ao vivo com especialistas, interagir na comunidade de trocas, acompanhar sessões de mentoria e participar das ações de limpeza de praias da Worldpackers, além de outros encontros presenciais exclusivos para ecopackers.

 

Além de receber um treinamento exclusivo com a metodologia do Beach Clean Up, que capacita os participantes a promover e conduzir ações de limpeza em praias, praças, lagoas e trilhas, a grade de conteúdos e atividades abrangerá também o aprendizado sobre como viajar de maneira mais sustentável e gerar impacto positivo. Os participantes serão orientados sobre como adotar e influenciar formas de consumo mais conscientes, aplicar boas práticas em gestão de resíduos e economia circular, além de aprenderem a ativar e engajar comunidades por meio de um olhar regenerativo.

 

Apesar do foco inicial estar na conexão entre viajantes voluntários e meios de hospedagem, existe um lugar de importante destaque para outros atores sociais, cruciais para estabelecer serviços e experiências alinhados com as premissas da regeneração, da sustentabilidade e da economia circular. Cooperativas de reciclagem, startups verdes, eco influenciadores e organizações apoiadoras como a Havaianas - que está no terceiro ano consecutivo de parceria com a Worldpackers - fazem parte deste conjunto.

 

“Estamos muito felizes em celebrar não apenas a renovação da parceria com a Worldpackers, mas também o comprometimento contínuo da Havaianas em promover ações sustentáveis. Ao longo de 2023, foram realizadas seis ações de limpezas de praia de dedicação em diversos estados do Brasil, onde conseguimos mobilizar 643 pessoas. Juntos, recolhemos 567 quilos de resíduos, sobretudo micro-plásticos, e 26.055 unidades de bitucas de cigarros por meio do Havaianas Praia + Limpa. Nosso objetivo vai além de mobilizar pessoas para participarem de ações; queremos que se tornem protagonistas nesse tipo de iniciativa e amplifiquem os aprendizados através da educação ambiental. Essa parceria é crucial, fortalecendo nosso compromisso com a sustentabilidade, e acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença, inspirando mudanças reais e positivas no cuidado com o meio ambiente", comenta Mariana Rhormens, diretora de marketing de Havaianas Latam.

 

Rhormens ainda complementa que “Através dessa colaboração significativa com a Worldpackers, a Havaianas reforça sua posição como uma marca comprometida com a responsabilidade social e ambiental. O envolvimento em ações sustentáveis não apenas demonstra a nossa preocupação com o planeta, mas também inspira nossos consumidores a fazerem escolhas mais conscientes”.

 

 

 

 

Rota de Turismo Regenerativo

 

Atualmente o projeto conta com sete hostels e pousadas parceiras e a proposta é, mensalmente, expandir o grupo de anfitriões parceiros. Empresários do setor de hospitalidade interessados em aderir ao programa precisam se inscrever neste link, preencher um formulário e passar pela avaliação do time da Worldpackers.

 

Fazem parte do primeiro grupo do projeto o Laika Hostel de Camburizinho/SP, Na Praia Hostel de Ubatuba/SP, Sea Wolf Hostels de Florianópolis/SC, Hostel da Vila em Ilhabela/SP, Ecopousada Topo do Cipó da Serra do Cipó/MG, Pousada Maré Mansa de Itacaré/BA e o Social Hostel de Curitiba/Paraná.

 

Programa único que une educação ambiental, viagens e mão na massa!

 

Os participantes que entraram na primeira turma desfrutaram de experiências exclusivas, antes mesmo de viajar e voluntariar para colocar em prática os aprendizados adquiridos.

 

No dia 11 de março, o convidado especial, parceiro do programa Havaianas Praia + Limpa e também padrinho do programa foi o ativista Diego Saldanha, que já retirou mais de 20 toneladas de lixo sozinho com seu projeto Ecobarreira Rio Atuba, que se localiza no Paraná. Hoje, Diego conta com mais de 2 milhões de seguidores, somando suas redes oficiais onde compartilha tudo que encontra na Ecobarreira e o que se perpetua no ‘Museu do Lixo’ que criou ao lado da mesma. Diego não parou por aí, criou também a Eco Peneira, ferramenta que utiliza para limpar areias das praias e dar o respiro necessário à natureza.

Sua missão foi inspirar os participantes com a sua história, mostrando que cada um de nós pode se tornar um defensor do meio ambiente, dividindo conosco tudo que passou de forma realista, mas otimista, pois percalços não faltaram. Já pensou em qual será seu papel na criação de um futuro sustentável? O momento é aqui e agora.

 

Ainda em março, os integrantes da primeira turma participaram do primeiro encontro presencial da comunidade na cidade do Guarujá, litoral de SP, com acomodação inclusa e uma programação especialmente pensada em parceria com o Instituto Nova Maré, parceiro do programa, que levou os participantes para conhecer a Ilha dos Arvoredos e o projeto S.O.S Rio do Peixe, para conectar os participantes e prepará-los para suas experiências nos anfitriões parceiros ou em suas cidades.

 

A essência do Instituto Nova Maré é Educação Ambiental e formação de lideranças e atores regenerativos. Eu vejo a parceria entre o INMAR e Worldpackers como uma forma da gente potencializar o Programa Ecopackers, incentivando a participação de atores de educação ambiental dentro dos meios de hospedagem. Então, faz todo sentido a gente integrar os esforços e conseguir aumentar e potencializar os resultados obtidos. Como ativista e Engenheiro ambiental, eu vejo com ótimos olhos essa ferramenta, esse movimento de transformação e que a gente consiga de fato que cada vez mais estabelecimentos tenham práticas sustentáveis e consigam neutralizar os seus impactos socioambientais.” Bruno Tacon Cardoso, Presidente Fundador do INMAR.

 

Na visão dos voluntários participantes, o Ecopackers vai além de um programa de turismo colaborativo, mas um caminho para se aventurar no mundo dos projetos socioambientais e de impacto, como no caso do Djalma, administrador de empresas que buscava maneiras para atuar de forma mais efetiva em prol do meio ambiente.
 

Participar do programa Ecopackers tem sido um grande presente e uma verdadeira escola, onde tenho aprendido muito sobre sustentabilidade, consumo consciente, gestão de resíduos e também a desenvolver mais o olhar regenerativo. Todos estes aprendizados são completamente novos para mim, pois tenho formação na área de business e tecnologia. Tenho experienciado vivências extremamente ricas desde o nosso 1º encontro presencial até a experiência como viajante Ecopacker em um hostel filiado ao projeto. A experiência tem sido um divisor de águas em minha vida, pois hoje consigo colocar em prática todos os aprendizados que tive durante os treinamentos promovidos pela Worldpackers e sinto que estou contribuindo para o processo regenerativo de nosso meio ambiente. Agradeço a Worldpackers por ter propiciado esta oportunidade e a todos os ativistas com os quais estou tendo a oportunidade de conhecer e absorver conhecimentos nesta jornada”, relata Djalma Souza Teles, de 51 anos, administrador de empresas e integrante da 1ª turma do Programa Ecopackers.

 

Quem pode participar

 

Todos podem participar da comunidade de aprendizagem do Ecopackers, sem restrição de conhecimento prévio em sustentabilidade e temas relacionados. O valor de adesão para participar durante um ano (12 meses) é de USD 39. No entanto, para voluntariar nos anfitriões parceiros do programa e conduzir ações do Beach Clean Up, é preciso ser um membro verificado da plataforma, adquirindo um dos planos de assinatura.

 

No dia 15 de abril, às 19h, interessados em saber mais sobre o programa, próximas masterclass, eventos exclusivos e ouvir relatos de quem já faz parte, podem se inscrever gratuitamente para participar do webinar de abertura da segunda turma do Programa Ecopackers neste link.

 

Acesse www.worldpackers.com/ecopackers para saber mais sobre e como participar.

 

 

Sobre a Worldpackers

 

A Worldpackers é uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, que já ajudou mais de 100 mil pessoas a realizarem o sonho de viajar pelo mundo. Uma empresa brasileira, fundada em 2014, que atua em mais de 140 países, tornando o ato de viajar mais acessível e um caminho para a construção de uma sociedade mais colaborativa, consciente e regenerativa. Desde abril de 2021, organiza e promove os Beach Clean Ups, dando a oportunidade para seus usuários trocarem a dedicação na limpeza da praia por 2 diárias de hospedagem gratuitas em anfitriões parceiros da iniciativa. Até agora, já realizou 92 ações de Beach Clean Up, juntando mais de 2.500 voluntários e retirando 3 toneladas de resíduos, fortalecendo cooperativas de reciclagem, promovendo educação ambiental e engajando diversos atores locais para uma relação mais sustentável com os territórios.

 

A iniciativa é uma nova proposta da Worldpackers, comunidade brasileira de turismo colaborativo que conecta viajantes e anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação. Em fevereiro de 2024 a startup completa 10 anos, atuando diretamente em mais de 140 países, com mais de 4 milhões de inscritos e mais de 5 milhões de noites trocadas entre anfitriões e viajantes.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp