11/04/2024 às 16h24min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h04min

24 de abril: Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído alerta sobre impactos na saúde causados pelo excesso de poluição sonora

GRM Acústica destaca a importância dos laudos técnicos para saber com precisão o barulho emitido em cada ambiente

Mariana Garrett Paker Rodrigues
Imagem de divulgação

O Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído é uma campanha global, voluntária e sem fins lucrativos. Fundada em 1996 como International Noise Awareness Day (INAD) pela entidade Center for Hearing and Communication, seu objetivo principal é aumentar a conscientização sobre os efeitos prejudiciais do ruído na saúde e no bem-estar das pessoas e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de abril, o que, em 2024, será no dia 24.

Segundo o INAD, o ruído excessivo tem consequências negativas para a saúde física e mental, sendo necessário proteger a audição das pessoas e promover ambientes mais silenciosos. Além disso, o ruído é uma forma de poluição sonora ambiental muitas vezes subestimada, causando estresse, distúrbios do sono e até problemas cardiovasculares.

A campanha visa educar a população em larga escala. Por meio de cartazes, atividades e divulgação, ela alerta sobre os perigos do ruído. Além disso, o dia estimula discussões sobre regulamentações e políticas para controlar a poluição sonora, pressionando por leis mais rigorosas e medidas de mitigação. Inclusive o tema é muito discutido em São Paulo e, recentemente, aconteceu o lançamento da publicação “RUÍDO E NOSSA SAÚDE”,  no Plenarinho da Câmara Municipal de São Paulo.

“O ruído é invisível, mas os incômodos são muito perceptíveis”, relata Marco Aurélio de Paula, engenheiro acústico e fundador da GRM Acústica. “O mais importante é que seja feita uma avaliação capaz de mostrar com embasamento técnico qual a situação verdadeira naquele ambiente, indo além do simples relato de cada pessoa, sujeito à sensibilidade de cada um - ou da falta dela”, completa. Há vários tipos de ruídos, como de carros, pessoas, animais e outras fontes de barulho próximas, que afetam, em especial, aqueles que moram e trabalham em grandes cidades.

Mas também há a questão do som que navega entre salas ou apartamentos, causando uma perda de privacidade já que a pessoa também pode ser ouvida pelos vizinhos e afetando profissões que necessitam de privacidade como médicos, psicólogos, advogados e mesmo empresas que tratam com temas confidenciais. “Precisamos parar de colocar a questão do barulho em segundo plano, pois as pessoas compram com os olhos e vendem com os ouvidos”, reforça o profissional. “Lugares como igrejas, teatros e auditórios, por exemplo, precisam priorizar o som ao visual”, acrescenta Marco.

Um engenheiro acústico pode fazer medições específicas, como avaliação acústica, de vibrações, ou mesmo um mapa de ruídos. “Por fim, fazemos também o trabalho de consultoria, que traz apoio técnico tanto na parte operacional, em projetos, especificações, fiscalização e execução de obras, quanto na jurídica, e mesmo para obtenção de certificados”, finaliza o engenheiro.

A conscientização sobre o impacto do ruído no cotidiano é um passo crucial para a melhoria da qualidade de vida em empresas, escolas e quaisquer ambientes coletivos. Ações individuais, como reduzir o volume de aparelhos sonoros e optar por equipamentos com menor emissão de ruído, são capazes de provocar mudanças. O Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído serve como um lembrete anual da importância de ouvir o mundo ao redor com atenção e cuidado.

Sobre a GRM Acústica

A GRM Acústica foi fundada em 2015 pelo Engenheiro Marco Aurélio de Paula, engenheiro especialista em acústica, que já foi professor do MBA do SENAI de Joinville, UNIFEI, e de especialização na PUC-MG, além de ministrar cursos de forma online no Brasil e no mundo. A empresa soma hoje mais de 10 mil horas em campo com projetos realizados na indústria, construção e meio ambiente. Trazendo experiência de consultoria, projetos e análise de campo de ruído e vibrações, a GRM conta com grandes parceiros de laboratórios, softwares e instrumentos de medição para oferecer serviços de engenharia de acústica e vibrações do mais alto nível de competência e qualidade.

 

Contato para Imprensa:

Mariana Paker - Tel: (11) 998022864

[email protected]

Rodrigo Ferrari - Tel (11) 996224669

[email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp