11/04/2024 às 10h46min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h03min

Consumidores brasileiros são representados em conferência global que incentiva a erradicação do tabagismo

Parlamentares e especialistas debateram como desinformação atrapalha redução de danos

Redação
Divulgação
Representando milhares de consumidores brasileiros, Alexandro Lucian, presidente do DIRETA (Diretório de Informações para Redução dos Danos do Tabagismo) palestrou na conferência global Quit Like Sweden (Pare como a Suécia), nesta quarta-feira (10), em Brasília. Reunindo especialistas do mundo todo, o evento teve como objetivo promover a erradicação do tabagismo.
 
Alexandro compartilhou suas experiências sobre os impactos da desinformação na redução de danos do tabagismo no Brasil. “A desinformação é mais perigosa que a ignorância e o termômetro que existe entre os consumidores é o medo. Há muita coisa sendo propagada fora de contexto e sem base científica, como a Evali, por exemplo. Outra coisa que precisa ficar clara é que os dispositivos eletrônicos para fumar não são uma pauta levantada pela indústria e sim pelos consumidores, que buscam uma maneira mais segura de consumir nicotina”, disse Lucian.
 
A senadora Soraya Thronicke, o parlamentar sueco Jesper Skalberg Karlsso e Federico Fernandez, Diretor da We Are Innovation também falaram sobre os desafios da criação de políticas públicas sobre o assunto.
 
O debate em torno da redução de danos do tabaco ganhou força no país no último ano quando a Anvisa decidiu revisar a proibição de dispositivos eletrônicos para fumar, uma das principais ferramentas para redução de danos. Em reunião realizada em dezembro de 2023, a Anvisa teve uma postura proibitiva e votou para manter a proibição da comercialização e importação, vigente no país desde 2009. A Agência marcou uma reunião que deve dar um novo parecer sobre o assunto para o próximo dia 17 de Abril.
 
Em paralelo à revisão da Anvisa, a senadora Soraya Thronique (Podemos-MS) também apresentou um Projeto de Lei Nº 5008, que busca estabelecer regulamentações para a produção, importação, exportação, comercialização e consumo de cigarros eletrônicos em todo o território nacional.
 
Sobre o Quit Like Sweden (Pare Como a Suécia)
 
A conferência reuniu em Brasília os principais especialistas em saúde pública internacional, formuladores de políticas e consumidores para deliberar sobre um dos problemas de saúde mais desafiadores do mundo, o tabagismo.
 
Na conferência, a ativista anti-tabagismo Suely Castro lançou sua nova missão, Quit Like Sweden (Pare Como a Suécia), que tem como objetivo incentivar e capacitar países ao redor do mundo a seguir o sucesso da Suécia em se tornar livre de fumo.
 
A Suécia adotou uma abordagem progressiva e abrangente que combina medidas de cessação e prevenção com políticas que permitem aos fumantes escolherem alternativas ao tabagismo. Como resultado, a prevalência do tabagismo entre os suecos está prestes a cair abaixo de 5%, o nível oficialmente classificado como 'livre de fumo'.
 
Além do painel que discutiu políticas públicas e acesso dos cidadãos a informações confiáveis, o evento ainda contou com outros dois debates e a exibição do documentário ‘How Sweden Quit Smoking’ (Como a Suécia deixou de fumar, em tradução livre).
 
Um dos painéis foi composto por Dr. Delon Human, ex-conselheiro de três diretores gerais da OMS e do Secretário-Geral da ONU, Dr. Anders Milton, ex-presidente da Associação Médica Mundial e ex-Secretário Geral da Associação Médica Sueca e Prof. Dr. Erika Magalhães Suzigan, Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Os três discutiram as abordagens inovadoras na Redução do Consumo do Tabaco.
 
Entre os presentes também estava Jorge Alberto Costa e Silva, médico psiquiatra que já ocupou o cargo de Diretor da Divisão de Saúde Mental da OMS – Organização Mundial de Saúde. Ele acompanhou todos os debates e elogiou a realização do evento.
 
Sobre o DIRETA (Diretório de Informações para Redução dos Danos do Tabagismo) - Organização não governamental, sem fins lucrativos, formada por técnicos de Redução de Danos (RD), profissionais da área da saúde, representantes do campo legal, social e ambiental que busca transformar as políticas públicas de saúde do tabagismo através da estratégia de Redução de Danos. A organização promove a participação ativa da sociedade civil na formação de um grupo multidisciplinar, que vê na RD uma alternativa eficaz na melhora da qualidade de vida dos usuários de nicotina.
 
 
--
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp