11/04/2024 às 15h22min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h02min

Motul lista os cinco diferentes tipos de transmissão de veículos

Empresa compartilha ainda quais as recomendações de óleos lubrificantes específicos para cada sistema

Anna Carla Jurazecki de Mattos
Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, abril de 2024- O mercado automotivo está em constante evolução, impulsionado pela demanda dos consumidores, mudanças nas regulamentações e avanços tecnológicos. Neste contexto, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, lista os cinco tipos de transmissão disponíveis no mercado brasileiro e o melhor lubrificante para atender as necessidades de cada um deles.

1- Transmissão manual: está se tornando menos comum devido à preferência por transmissões automáticas. Quanto ao lubrificante ideal, as montadoras exigem uma variedade de graus de viscosidade SAE, mas há uma tendência crescente para produtos de baixa viscosidade em todos os sistemas, incluindo câmbio manual.

2- Transmissão automatizada: A recomendação de lubrificantes para esse tipo de transmissão varia de acordo com o fabricante e as especificações do veículo.

3- Transmissão de dupla embreagem: amplamente utilizada em veículos leves, oferece trocas de marchas mais rápidas e eficiência na economia de combustível. Para garantir o desempenho ideal, recomenda-se o uso de lubrificantes da embreagem úmida que resistam à oxidação e altas temperaturas, além de fornecer atrito suficiente para evitar o deslizamento e a perda de torque.

4- Transmissão continuamente variável (CVT): construído com duas polias de tamanho variável interligadas por correia ou corrente, este sistema proporciona uma infinidade de relações de marcha. É conhecido pela suavidade e eficiência, com a transferência de torque realizada por embreagens úmidas ou conversor de torque. O Multi CVTF é o produto padrão para a maioria dos câmbios CVT no mercado nacional, exceto em casos específicos indicados pela montadora.

5- Transmissão automática convencional: combina sistemas hidráulicos, eletrônicos e mecânicos para proporcionar trocas de marchas suaves e eficientes. É comumente equipado com conversor de torque e requer lubrificantes específicos para atender suas demandas. Para esse sistema, a Motul possui uma linha com lubrificantes de alto desempenho e aplicáveis a diferentes montadoras.

Especificações de cada transmissão

Devido à vasta gama de sistemas automotivos disponíveis, a seleção adequada do momento e do tipo ideal para a troca do lubrificante pode ser uma fonte de incerteza tanto para os motoristas quanto para os mecânicos. Para garantir a aplicação correta do produto, é aconselhável consultar o manual do proprietário ou o manual de serviços para identificar a especificação exigida.

“É fundamental examinar a ficha técnica do produto para garantir que ele esteja em conformidade com as especificações mencionadas. Para mais detalhes, a Motul disponibiliza fichas técnicas em nosso Guia de Produtos. A empresa oferece uma vasta seleção de lubrificantes de alta qualidade, meticulosamente formulados para atender às exigências individuais de cada sistema mencionado”, afirma Danilo Silva, Engenheiro de Aplicações da Motul Brasil.

Para saber mais sobre este tema, confira demais explicações no Blog dentro do Motul Expert https://motulexpert.com.br/conheca-os-tipos-de-transmissao-e-os-lubrificantes-indicados-para-cada-um/ 

Mercado Livre

Sabia que agora a Motul está presente também no Mercado Livre? Você pode adquirir diversos produtos do portfólio da marca por meio da sua loja oficial no Mercado Livre. Basta acessar o link oficial e conferir tudo para seu veículo: https://loja.mercadolivre.com.br/motul.

Sobre a Motul

Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões. 

Assessoria de Imprensa - Motul

Anna Carla Mattos - (11) 94247-6804
Cassia Schittini - (11) 97732-0294


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp