11/04/2024 às 11h25min - Atualizada em 11/04/2024 às 16h01min

Com foco no combate ao desperdício de água no Brasil, T&D Sustentável apresenta solução no Web Summit Rio

Startup de Macaé apresenta seu sistema SEA (Sistema de Economia de Água) com implantação gratuita com foco em empresas

Thiago Baez
https://tedsustentavel.com.br/
Divulgação
O Rio de Janeiro se prepara para receber, de 15 a 18 de abril de 2024, a segunda edição do Web Summit Rio, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo. Em 2023, a edição inaugural reuniu mais de 70 mil participantes, 2.500 startups e 1.000 palestrantes.

O evento é uma oportunidade única para conhecer as últimas tendências em tecnologia, negócios e inovação, além de expandir sua rede de contatos e encontrar parceiros e clientes. Além das palestras e workshops, o Web Summit Rio também oferece diversas outras atrações, como a feira de startups, onde é possível conhecer as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas por empresas em estágio inicial.

Soluções de impacto socioambiental
Em 2024, o Web Summit Rio dará destaque especial para soluções de impacto socioambiental. Startups de todo o mundo apresentarão suas tecnologias e inovações para os desafios mais urgentes do planeta, como a mudança climática, a escassez de recursos e a desigualdade social.

Pelo segundo ano consecutivo a T&D Sustentável, startup com foco em economia de água em empresas, condomínios, hotéis e hospitais, marca presença. Em seu stand no dia 17, na área Beta para Startups, apresenta seu sistema com foco em desperdício de água chamado SEA (Sistema de Economia de Água), um pacote completo de serviços integrados que otimiza o consumo de água, gerencia diariamente esse gasto, além de treinamentos para conscientização e boas práticas. O grande diferencial é que toda a implantação é feita de forma gratuita, e, em troca, a startup é comissionada com 50% do valor economizado. Até o momento a empresa já economizou mais de 600 milhões de litros em nove estados brasileiros.

Sustentabilidade em foco: o desafio do desperdício de água no Brasil
Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros se tornou um dos desafios mais frequentes enfrentados pelos gestores do país. O alarmante cenário revela que o líquido, outrora de forma errônea considerada um recurso infinito, agora dá sinais de que não pode mais suportar indefinidamente as intervenções humanas no meio ambiente e as mudanças climáticas.

Segundo relatório do Instituto Trata Brasil, 40% de toda a água potável captada foi perdida, em grande parte por vazamentos, falhas na distribuição ou até mesmo furtos. Para dar uma maior dimensão a isso, é como se o Brasil simplesmente jogasse fora o montante suficiente para abastecer quase 8 mil piscinas olímpicas diariamente, algo que conseguiria abastecer por um ano quase 66 milhões de pessoas.

O estado do Rio de Janeiro é um dos que mais desperdiça água no Brasil. Segundo o Ranking de Saneamento 2023, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, o estado tem uma taxa de perda de 36,51%, seja por vazamentos na rede de distribuição, ligações clandestinas ou outras causas.

Esse índice é superior à média nacional, que é de 40,25%. No entanto, é inferior ao índice de alguns outros estados, como Pernambuco (52,03%), Alagoas (51,97%) e Amazonas (49,87%).

Nesse contexto, o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas da ONU, em seu recente relatório especial, alertou que o aumento da temperatura global pode expor mais de 350 milhões de pessoas, até 2050, a períodos severos de seca em todo o mundo.

A redução do desperdício de água é um desafio importante para o Rio de Janeiro. Com ações conjuntas do poder público, da iniciativa privada e da população, é possível alcançar esse objetivo e garantir a disponibilidade de água para as próximas gerações.

Serviço – Web Summit Rio
Data: de 15 a 18 de abril
Local: Rio Centro
Endereço: Av. Salvador Allende, 6.555 – Camorim, Rio de Janeiro
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp