10/04/2024 às 16h49min - Atualizada em 11/04/2024 às 00h05min

40% dos colaboradores consideram trocar de emprego em um curto prazo, atividades de Team Building podem ser solução

Vinho Tinta, empresa de experiências sensoriais, aponta que experiências de team building ajudam a desenvolver confiança, motivação e despertar a criatividade dos colaboradores

redação
Brooke Cagle - Unsplash

Nos últimos anos, um dos maiores desafios enfrentados por gestores de RH é reduzir o turnover nas empresas. De acordo com estudo realizado pela consultoria McKinsey, 53% das empresas estão sofrendo com a rotatividade acima da média, enquanto 40% dos colaboradores consideram trocar de emprego em um curto prazo. Uma das alternativas encontradas pelas empresas é investir em ações de Team Building, a fim de promover o bem-estar organizacional, fortalecer relações e aumentar o engajamento.

Inserida neste contexto e enxergando oportunidades de negócios, a Vinho Tinta, empresa que oferece experiências sensoriais para empresas, vem se tornando referência de mercado ao desenvolver estratégias em Team Building que tem como objetivo trabalhar pilares de relacionamento interpessoal, liderança, engajamento e comunicação. Desde a criação, em 2019, a empresa já atendeu 320 companhias e impactou 22 mil pessoas.

“Unir um momento leve e divertido a uma atividade que trabalha a comunicação, cultura e motivação, auxilia os colaboradores a absorverem melhor o aprendizado e criarem laços. Isso porque as ações trabalham na dor compartilhada pela empresa e são propositivas para ajudar os desafios de time que a empresa enfrenta”, afirma Nátaly Sicuro, COO da Vinho Tinta.

Observando este cenário, a executiva aponta quais problemas que podem ser melhorados a partir de ações de Team Building para empresas de diferentes ecossistemas e portes.  

Comunicação entre o time 

Por incentivar a criatividade e a escuta ativa, as ações de Team Building promovem uma comunicação clara e transparente entre os participantes. Durante as atividades, os colaboradores podem ser incentivados a elogiar o trabalho de outros colegas, resolver pequenos conflitos que são gerados pela falta de diálogo e, ainda, estimular a colaboração da equipe entre departamentos. 

Motivação e trabalho em equipe

Propor desafios que fogem da rotina aumenta a motivação entre os colaboradores e reforça a importância de trabalhar em equipe para alcançar a meta estabelecida pela atividade. Além disso, as experiências melhoram o clima organizacional, oferecendo um ambiente colaborativo para os funcionários, refletindo na entrega de resultados,  cumprimento de metas e retenção de talentos. 

Criatividade e Inovação 

Uma necessidade inerente aos negócios é a inovação. Antes de criar soluções inovadoras para o mercado, as empresas precisam trabalhar a criatividade e o pensamento crítico dos colaboradores. Ações que promovem um escape na rotina criam um ambiente favorável para a aquisição de novas habilidades, desenvolvimento da escuta ativa e troca de referências, que geram diferenciais competitivos em relação à concorrência, maior eficiência operacional e adaptação ao mercado.

A frente da Vinho Tinta desde 2019, a executiva afirma  que investir tempo em atividades que promovem o relacionamento interpessoal tem um impacto positivo para as empresas, que conseguem melhorar o clima organizacional, a participação dos colaboradores em treinamentos e até mesmo na produtividade. “Isso porque as dinâmicas acontecem em um ambiente seguro, que aumenta a confiança do participante nele e na empresa”, finaliza. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp