10/04/2024 às 16h02min - Atualizada em 11/04/2024 às 00h02min

Mercado de suplementos terá alta significativa até 2030. Médico aponta benefícios e faz alertas

Relatório da Grand View Research aponta que mercado global de suplementos deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual de 9,1% de 2024 a 2030

QU4TRO Comunicação
Freepik
Um relatório emitido pela Grand View Research, empresa norte-americana de consultoria e pesquisa de mercado, apontou que o mercado global de suplementos foi estimado em US$ 177,50 bilhões em 2023. Segundo a pesquisa, este mercado deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual de 9,1% de 2024 a 2030.

Os países do G20, especialmente os EUA, a China e o Japão, lideraram as vendas de produtos. Só os Estados Unidos contribuíram com mais de um quarto dos produtos vendidos em 2023.

Especialistas da área de saúde avaliam que essa alta está associada a uma atual busca dos consumidores por produtos mais saudáveis. No entanto, é preciso estar atento quanto ao uso indiscriminado do suplemento alimentar.

De acordo com o endocrinologista Flavio Cadegiani, especialista em endocrinologia e metabolismo pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM), há ainda um outro lado: “o uso de alguns suplementos por quem deveria utilizá-los, como pessoas com diabetes ou pressão alta, ainda é subestimado”.
 

Principais suplementos


O médico explica que alguns suplementos têm forte nível de eficiência e merecem atenção. Confira quais são e seus benefícios:

1- Whey protein

Aumenta a força e massa muscular em todas as pessoas, em especial pessoas mais velhas e com baixa massa muscular. Alguns dos efeitos não tão conhecidos são: reduzir a glicemia após as refeições, em especial em pessoas com diabetes tipo 2; baixar a pressão arterial; reduzir a inflamação e marcadores inflamatórios no corpo; e melhorar a função dos vasos sanguíneos, podendo potencialmente reduzir doenças cardiovasculares. 

Além disso, estudos recentes mostram o potencial do whey protein para reduzir a gordura hepática, potencializar a perda de peso em dietas e acelerar o metabolismo.

Suas formas podem ser concentrada, hidrolisada e/ou isolada. 

2- Creatina

Em meta-análises recentes, a creatina mostrou ser capaz de levar a aumento de massa muscular, da força muscular, da recuperação muscular após o treino, e também de potencializar a queima de gordura.

Efeitos menos conhecidos, porém igualmente benéficos, são: melhorar a capacidade da memória, especialmente em pessoas mais velhas; e melhorar os marcadores glicêmicos em pessoas com diabetes.

3- Beta-alanina

O uso da beta-alanina melhora a performance no treino. Além disso, estudos de alto impacto mostram que a beta-alanina também é capaz de reduzir a glicemia, a insulina e a resistência à insulina.

4- Cafeína

Em meta-análises, a cafeína mostrou ser capaz de melhorar a performance, a cognição e a atenção em diversos tipos de esportes.

Efeitos independentes do esporte incluem: aumentar a queima de gordura, reduzir o risco de pedras nos rins, de câncer de mama e de progressão para Doença de Parkinson.

Por outro lado, o consumo muito elevado pode aumentar crises e ataques de pânico em pessoas com ansiedade. Está associado, ainda, ao aumento do risco de endometriose. 

Doses de até 400mg por dia mostraram-se seguras e sem grandes contra-indicações, apesar de que pessoas com hipersensibilidade à cafeína podem ter problemas para dormir se consumirem próximo ao sono.

5- Ômega 3

Uma meta-análise publicada em fevereiro de 2024 envolvendo 17 estudos clínicos randomizados mostrou que o uso de ômega 3 está associado a redução de risco de mortes por causas cardiovasculares e de infarto e AVC em pessoas com alto risco cardiovascular.

Alguns benefícios adicionais do uso de ômega 3 incluem: ganho de massa muscular, redução de risco de psicose, redução de crises de enxaqueca, melhora dos parâmetros do fígado, melhora das dores e função das articulações em pessoas com osteoartrite, redução do risco de Alzheimer e de inflamação do cérebro, redução do risco de sepse e melhora de inflamação em pessoas queimadas.

O uso a longo prazo pode ainda reduzir sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
 

Alertas


Doutor em endocrinologia clínica, Flavio Cadegiani chama atenção para o consumo de suplementos pelo marketing. “Há, no mercado, um certo apelo para a sensação de saúde fácil, sem necessidade de grandes esforços. E acaba que algumas pessoas compram vários suplementos e não os consomem de forma consistente”, comenta.
 

“Os suplementos não são todos iguais.  Então, é preciso saber diferenciar os suplementos que têm evidência de segurança e de eficácia. O uso de suplementos requer planejamento e estratégia. Realizar as escolhas com sabedoria e de forma personalizada é chave para um manejo de sucesso”, complementa Cadegiani.


O endocrinologista ainda pontua que pessoas com doenças já diagnosticadas ou com problemas renais, hepáticos e de coração, por exemplo, não devem fazer uso de qualquer suplemento sem antes conversar com um profissional de saúde. 

"A sensação de que suplementos são sempre 100% seguros pode levar a problemas sérios, porque as pessoas têm uma confiança de que podem usar de forma indiscriminada. Um exemplo é o ginkgo biloba, que apesar de ter um nível de evidência para cognição, o seu uso descontrolado pode levar a hemorragias”, enfatiza.

Cadegiani reforça que o ideal é que haja acompanhamento com nutricionista, médico ou algum profissional da área de saúde especializado. “Não adianta tomar o suplemento um, dois meses e parar. Os suplementos só trazem benefícios com o uso a longo prazo e de forma consistente e regular. Mas, para entender o que melhor funciona para você, é importante consultar um especialista”, conclui.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp