10/04/2024 às 17h21min - Atualizada em 11/04/2024 às 00h01min

O lado humano da Transformação Digital e casos de sucesso em diferentes verticais foram os destaques do AutomationeEdge User World Summit Brazil 2024

Com lotação máxima, o evento reuniu clientes, parceiros, desenvolvedores e apaixonados por RPA no Brasil

Vinícius Zentner
https://automationedge.com/br/
Divulgação

O lado humano da Transformação Digital, recuperação de fornecedores ativos no Sebrae usando o RPA, automação no setor logístico, o robô da Unimed, inovação na Marcopolo a partir dos danos sofridos durante a pandemia, relacionamento com parceiros, entre outros temas foram discutidos na última semana durante o AutomationEdge User World Summit Brazil, realizado em Curitiba.

O evento com lotação máxima, é tradicional no calendário da empresa e tem por objetivo reunir usuários, clientes, parceiros e os apaixonados por Robotic Process Automation (RPA). “O AutomationEdge User World Summit é um evento esperado pelos desenvolvedores e usuários de RPA no Brasil. A cada ano observamos uma adesão maior em busca de novidades, casos de sucesso e troca de conhecimento sobre aplicações de RPA em diferentes áreas de negócios e verticais”, comenta Fernando Baldin, Country Manager LATAM da AutomationEdge.

A AutomationEdge está presente no Brasil há 5 anos e já conta com mais de 120 licenciamentos, mais de 50 parceiros e mais de 500 profissionais certificados na plataforma. A edição de 2024 do evento trouxe casos de sucesso de empresas como MarcoPolo S.A, Cury Construtora, CargoLift S.A, Unimed Litoral, Sebrae e Clínica de Boas Práticas, além dos parceiros Selbetti, AutomTech, EsysTech, DeskManager.

Marcelo Maulepes, PHD em Business Administration e Neurociência aplicada a liderança pela FCU–USA, discutiu o fator humano na Transformação Digital, destacando desafios, medos, conflitos, engajamento e dicas para uma jornada de transformação digital humanizada, como estabelecer metais que desafiem e engajem, noção subjetiva de controle, aprendizado e celebração de conquistas e a hora certa de relaxar.

NA PRÁTICA

Durante sua apresentação o Sebrae apresentou como construiu um sistema de RPA da AutomationEdge com o parceiro Wise, que recupera os fornecedores ativos e efetua a busca nos portais e APIs as certidões vencidas ou inexistentes. “Após um ano e meio de uso e contendo vários RPAs executando, foi adquirida a licença anual por subscrição, garantindo mais autonomia no desenvolvimento de rotinas”, explica Fernando Cunha, Gerente de Sustentação da Wise.

Já a CargoLift S.A promoveu uma verdadeira revolução com o uso do RPA da AutomationEdge na companhia com 60.613 notas lançadas em 32 segundos para cada nota. “O RPA oferece uma otimização rápida e eficaz, onde nos proporciona a conferência das OTs em 3 minutos, sendo que manualmente levava aproximadamente duas horas e meia, a automatização nos permite focar somente nas tratativas das OTs que apresentam algum erro”, destaca o depoimento de um usuário da área de Faturamento.

Bruno Spiazzi, especialista em sistemas de TI da Marcopolo S.A, contou que com a chegada da pandemia e a necessidade de redução da jornada de trabalho e a clara necessidade de digitalização dos processos da empresa, a empresa procurou parceiros para iniciar o movimento de automatização em seus processos, iniciando a parceria com a AutomationEdge por meio do distribuidor Selbetti, em 2020, com um objetivo muito claro: aproveitar os danos da pandemia para revisitar, digitalizar e automatizar ao máximo seus processos.

A Marcopolo S.A implantou mais de 200 robôs em 15 áreas da empresa e recebeu o apoio da TI em capacitação, concepção e desenho dos projetos, além do apoio técnico para destravar dificuldades, controle de execução, falhas, agendamentos e dimensionamento do ambiente. “Entre os beneficios alcançados, destaco a área de compras, com a robotização para alteração dos preços de comerciais, que reduziu a demanda pontual de 70 dias para 5 dias”, explica Bruno.

O R.A.U.L, o robô de automações da Unimed Litoral, que possui 100 mil clientes, 2300 colaboradores e presença em 13 municipios, optou pelo RPA ao sentir as dores sobre a necessidade constante de aumento de quadro, início do processo de contratação que demorava 3 dias, propostas grandes que necessitavam de vários colaboradores, atividades que eram deixadas de lado e erro humano.

Segundo André D’Avila Silva, assistente de sistemas da Unimed Litoral, com a contratação do RPA alcançaram redução do tempo de retorno ao cliente, redução do índice de erro humano, mais de 20 Projetos de automação, realocação de 3 colaboradores e mais de 20 mil registros.

A Cury Construtora, líder em construção residencial do Brasil, em parceria com a Monitora, Parceiro da AutomationEdge, implantaram o robô Clarinha, que auxilia o portal de pagamentos, mais de 10 processos automatizados, 4 novos em andamento e a criação de esteira RPA. “ Ganhamos segurança e qualidade na execução, aumento de produtividade, ganho de jornada disponível e redução de custo”, comenta Renato Mendonça, Gerente de TI da Cury.

Fechando as palestras, o consultor de automação da AutomationEdge, Rosni Neto, apresentou o tema “Como integrar Telegram com a AutomationEdge”, trazendo está novidade para os particiapantes e apaixonados pelas implementações nos processos de automações. Por fim, Baldin destaque que “foi um evento rico em conteúdo e network para um objetivo maior, democratizar a cada dias mais o uso do RPA no Brasil”.

A AutomationEdge é fornecedora de soluções de Hyperautomação, Robotic Process Automation e IT Automation. Seu RPA inteligente altamente avançado reúne todos os recursos essenciais necessários para automação empresarial, como inteligência artificial, machine learning, chatbot, ETL, integrações de API prontas e automação de TI.


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