10/04/2024 às 12h17min - Atualizada em 11/04/2024 às 00h00min

"Inflação dos EUA: CPI de março enterra corte de juros no 1º semestre", diz Thomas Monteiro, do Investing.com

*Por Thomas Monteiro

assessoria de imprensa Investing.com
br.investing.com
investing.com

“Já tínhamos antecipado que os dados de inflação ao consumidor de março dos EUA (CPI, na sigla em inglês) superariam significativamente as previsões do mercado, devido ao aumento dos preços das commodities nos EUA no mês passado. No entanto, a parte mais preocupante do índice divulgado nesta quarta-feira é que o núcleo também ficou acima das expectativas, sugerindo que as pressões inflacionárias persistem também nos bens de consumo.

Isso amplifica os desafios enfrentados pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), pois estamos lidando com fatores inflacionários menos voláteis, como custos de produção, cadeia de suprimentos e salários, todos mostrando um aumento considerável. Além disso, esta é a segunda vez consecutiva que o CPI sai acima das expectativas, jogando uma pá de cal sobre a possibilidade de cortes de juros no primeiro semestre.

No entanto, não devemos ainda descartar totalmente cortes de juros no segundo semestre. Levando em consideração que o Fed olha diversos fatores além da inflação - como crescimento econômico e mercado de trabalho -, os dados ainda não parecem suficientemente ruins para mudar totalmente o plano inicial. Isso posto, as próximas divulgações de inflação certamente se tornam ainda mais importantes uma vez que uma tendência sustentada de alta aumentaria muito a pressão sobre o banco central.
Enquanto isso, o mercado deverá direcionar sua atenção para os lucros corporativos na temporada de balanços das empresas listadas em Wall Street, que provavelmente serão mais relevantes, no momento, para sustentar o rali deste ano das ações americanas do que a inflação. Confira aqui o Monitor da Taxa de Juros do Fed do br.investing.com”.

*Thomas Monteiro é estrategista-chefe do Investing.com


Sobre Nós
O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.

Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.

Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp