10/04/2024 às 14h06min - Atualizada em 11/04/2024 às 00h00min

JCP antes e após a promulgação da Lei 14.789

Conheça as principais mudanças em torno das regras de dedução fiscal nos Juros sobre Capital Próprio

Ralf França
Divulgação

 

Por Ralf França 

 

No início de 2024, entrou em vigor a Lei 14.789/23, legislação que introduziu novas regras e normas para a tributação de benefícios fiscais de ICMS pelo IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, além de modificar as regras de dedução dos Juros sobre Capital Próprio (JCP).  

 

Os JCP representam valores distribuídos aos acionistas conforme a aplicação da Taxa de Juros de Longo Prazo sobre o patrimônio líquido da empresa – e seguindo, naturalmente, outros limites previstos pela lei.  

 

De modo geral, a nova legislação traz alterações no modelo de cálculo dos JCP e nas regras relativas à tributação de bens no exterior – o que, naturalmente, traz impactos relevantes para as organizações.  

 

Alterações e disposições acerca da legislação 

Conforme consta no art. 9º da Lei n. 9249/95 – a qual foi submetida a alterações pela Lei 14.789 –, que discorre sobre os JCP, “a pessoa jurídica poderá deduzir, para efeitos da apuração do lucro real, os juros pagos ou creditados individualizadamente a titular, sócios ou acionistas, a título de remuneração do capital próprio, calculados sobre as contas do patrimônio líquido e limitados à variação, pro rata dia, da Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP”.  

 

Nesse contexto, o Projeto de Lei n. 4258/23, de autoria do Executivo e encaminhado ao Congresso Nacional, tinha como pretensão vedar a dedução dos JCP na apuração do lucro real das companhias e também da base de cálculo da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).  

 

Contudo, a Lei 14.789 – aprovada pelo Congresso –, não extinguiu a possibilidade dessa dedução, mas trouxe alterações, conforme apontado, em sua forma de cálculo.  

 

Mudanças na base de cálculo 

Em resumo, a nova legislação modifica o patrimônio líquido ajustado sobre o qual o cálculo dos JCP é realizado – com a aplicação da TJLP. Assim, desde 1º de janeiro deste ano, passaram a ser consideradas as seguintes contas – como uma reordenação do que dispunha o art. 9º da Lei n. 9249/95 – para o cálculo dos Juros sobre Capital Próprio, além de outros aspectos: 

 

  • Capital social integralizado (disposição anterior: capital social); 

  • Reservas de capital formadas a partir de: a) subscrição de ações que ultrapassar o valor nominal e b) preço de emissão de ações na constituição ou aumento de capital da S.A na parte destinada à formação de reserva de capital (disposição anterior: reservas de capital); 

  • Reservas de lucros, exceto a reserva de incentivo fiscal (disposição anterior: Reservas de Lucro); 

  • Ações em tesouraria (mesma disposição); 

  • Lucros e prejuízos acumulados (disposição anterior: prejuízos acumulados). 

 

Impacto para os contribuintes 

Em termos práticos, os Juros sobre Capital Próprio representam uma forma de as organizações receberem empréstimos de seus próprios sócios, acionistas ou cotistas – de modo que os remuneram a partir do pagamento de juros sobre o montante investido na empresa. A manutenção dos JCP – em linha contrária ao desejo inicial do Governo Federal –, contribui potencialmente para agilizar a distribuição de lucros aos acionistas e na atração de investidores. 

 

Nesse contexto, pode-se considerar ainda, eventualmente, dois caminhos para além dos JCP: a revogação do modelo ou a sua restrição para um desenho similar ao ACE (Allowance for Corporate Equity), um formato de isenção fiscal sobre o rendimento nominal do capital social da companhia com o objetivo de fomentar reinvestimentos da organização no próprio negócio – com a diferença de que esse valor fica retido com a empresa em vez de ser pago como dividendos aos acionistas.  

 

Tratando-se, por fim, de um cenário de transição, é fundamental que as empresas se mantenham informadas e devidamente atualizadas sobre o assunto, contando sempre com o devido suporte jurídico e tributário especializado dentro de nosso contexto fiscal que, como se sabe, apresenta contínuos desafios para o contribuinte.    

 

*Ralf França é Sócio Especialista em Planejamento Tributário no Ferreira & Vuono Advogados. Pós-Graduado em Direito Tributário, possui mais de 14 anos de carreira, lidando diretamente com temas como Regimes Tributários, Proteção Patrimonial, Sucessório, Holdings, dentre outros.  

  

  

Sobre o F&V Advogados  

O Ferreira & Vuono Advogados é um escritório jurídico empresarial com mais de 15 anos de experiência no mercado. Com um time de profissionais altamente capacitados, o escritório oferece suporte para ajudar as empresas a pensarem de maneira estratégica em seus negócios, obtendo um melhor planejamento e execução em suas atividades, sem excedentes preocupações com os aspectos jurídicos e com a mais alta segurança jurídica. Com um atendimento personalizado, ágil, transparente e confiável, o Ferreira & Vuono Advogados já atendeu mais de 300 empresas e administrou mais de 1.800 processos. Mais de R$ 270 milhões em tributos já foram recuperados. Veja mais: https://ferreiravuono.com.br/.  

  

 

  

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp