10/04/2024 às 11h18min - Atualizada em 10/04/2024 às 16h28min

Entidades unem-se oficialmente para promover a capacitação técnica de gestores públicos e o aprimoramento da gestão de resíduos sólidos

Recicla Latas e ANAMMA firmam acordo de cooperação para impulsionar a reciclagem nos municípios brasileiros através de ações de educação e conscientização ambiental da população

Cecilia Ferraz
https://reciclalatas.com.br/
Recicla Latas
 

São Paulo, Brasil - Durante o 25° Encontro Nacional da ANAMMA, a Recicla Latas e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) uniram forças em um histórico acordo de cooperação visando fortalecer e expandir os esforços de reciclagem em todo o Brasil.

A parceria estratégica entre a Recicla Latas e a ANAMMA representa o compromisso mútuo de promover práticas ambientais sustentáveis e soluções inovadoras para a gestão de resíduos, através da capacitação dos gestores públicos municipais, desenvolvimento de projetos de pesquisa, ações de educação e conscientização ambiental da população visando o fortalecimento da cadeia recicladora de embalagens nos municípios e a elaboração e implementação de políticas públicas e legislação que visem aprimorar a gestão de resíduos sólidos.

"Acreditamos que a colaboração entre as entidades é fundamental para enfrentar os desafios sustentáveis que enfrentamos no cenário nacional atual", afirma Renato Paquet, Secretário Executivo da Recicla Latas. "Ao unirmos forças com a ANAMMA, esperamos potencializar nossos esforços para aumentar a conscientização sobre a importância da reciclagem e implementar práticas sustentáveis em todo o país", complementa.

Por meio deste acordo, a Recicla Latas e a ANAMMA se comprometem a reforçar campanhas de conscientização pública sobre a importância da reciclagem de latas e outros materiais, colaborar na criação de políticas e regulamentações que incentivem a reciclagem e promovam a economia circular e alavancar a gestão de resíduos sólidos no país.

“Ter a parceria de entidades gestoras, em especial, capacitando, trabalhando junto com municípios é extremamente importante. Precisamos rapidamente avançar os números da reciclagem, com a inserção socioprodutiva das associações de catadores, cooperativas e, especialmente, os mais de 900 mil catadores que fazem um grande trabalho de serviço ambiental para as nossas cidades”, explica Adalberto Maluf Filho, secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

“À medida que a régua da logística reversa sobe bastante, a regulamentação da lei de incentivo à reciclagem prevê R$300 milhões de arrecadação de renúncia fiscal, que podem ser reinvestidos em melhorias nos municípios”, explica o secretário.

 25° Encontro Nacional da ANAMMA

O evento reuniu líderes do governo, empresários, e profissionais comprometidos com a temática ambiental, propiciando o compartilhamento de conhecimento e a busca de soluções inovadoras. 

O evento reuniu líderes de 24 Estados, com mais de 40 painéis e 72 palestrantes, que debateram temas como cidades resilientes, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão costeira, emergências climáticas. Renato Paquet apresentou sua palestra sobre a importância da circularidade da lata de alumínio e o papel crucial dos gestores públicos na gestão eficiente de resíduos.

Sobre a Recicla Latas

Instituída em julho de 2021, é a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil. Compromissos-chaves: 

  • Garantir a manutenção do índice de reciclagem da latinha em patamar de 95%;
  • Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia da lata de alumínio; 
  • Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
  • Promover campanhas de educação ambiental junto à população.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp