10/04/2024 às 14h33min - Atualizada em 10/04/2024 às 16h28min

Sugestão de fonte: Governo federal anuncia financiamento de R$ 730 milhões para combater desmatamento em municípios na Amazônia

Especialista faz uma análise de como é possível restaurar e melhorar a gestão dos ecossistemaso, além de apontar como o mercado de carbono pode contribuir com a meta do país.

Vanessa Gonçalves
Unsplash/ Dave Hoefler

O governo federal lançou nesta terça-feira (9) um programa para financiar ações de prevenção, monitoramento, controle e redução do desmatamento e incêndios florestais na Amazônia.

O presidente Lula anunciou que o programa deve investir R$ 730 milhões até 2027 em 70 municípios prioritários, ou seja, aqueles que concentram o desmate. Além disso, o presidente retomou a promessa de zerar o desmatamento na região até 2030, foi feita no âmbito do Acordo de Paris.

Dados do Observatório do Clima, apontam que 77% das emissões brutas do país são causadas pelo desmatamento do bioma Amazônia. Em razão disso, o Relatório do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) recomendou que o governo federal propusesse ações para combater o desmatamento e promover a recuperação florestal.

Para comentar o assunto, colocamos à disposição o especialista Francisco Higuchi, CEO da Tero Carbon, certificadora brasileira de créditos e estoque de carbono.  Doutor em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais (UFPR/INPA/ FFPRI Japão), Higuchi possui mais de 15 anos de experiência em projetos florestais e de estimativa de carbono na Amazônia. 

Ele faz uma análise de como é possível restaurar e melhorar a gestão dos ecossistemas com auxílio do financiamento recém anunciado, além de apontar como o mercado de carbono pode contribuir com a meta do país.
 

Sobre a Tero Carbon

A Tero Carbon é uma certificadora digital de créditos e estoque de carbono. Criada em Manaus, em 2022, a empresa utiliza metodologias exclusivas, voltadas para a realidade brasileira e que seguem as orientações técnicas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), além de ser a primeira do segmento com DNA genuinamente amazônico. Seu corpo técnico possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de carbono florestal na Amazônia, com expertise sobre a logística da região e aspectos sociais das comunidades tradicionais. A certificadora utiliza a tecnologia blockchain para conferir segurança, confiabilidade e rastreabilidade ao processo de certificação de ativos ambientais e conta com o apoio de instituições renomadas do setor, entre as quais: Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IE-INPA), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Federação Nacional das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e da venture builder VB92 Launch Hub. 

________________________________________

Assessoria de Imprensa MAVERICK 360

Agência MAVERICK 360

Vanessa Gonçalves

+55 (21) 99098-0809

vanessa maverick360܂com܂br  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp