10/04/2024 às 12h51min - Atualizada em 10/04/2024 às 16h04min

Carro de luxo usado: Como saber escolher o seu modelo dos sonhos e não ter sustos logo depois

Olho no Carro separa dicas para quem quer comprar um "resto de rico"

Samantha di Khali Comunica
Divulgação

Nos últimos anos, os brasileiros presenciaram um aumento drástico no preço dos carros zero quilômetro, o que levou os consumidores a procurarem outras alternativas na hora de comprar um veículo. Sem dúvidas, uma dessas alternativas está no mercado de automóveis seminovos e usados. Além disso, outro atrativo dos modelos seminovos é o valor. A média de preços no mercado de carros usados caiu 7,6% no Brasil nos últimos 12 meses. A categoria que mais desvalorizou, segundo os dados da Bright Consulting, foi a dos hatchbacks, que ficou 11% mais barata.

O resultado acontece em um momento de mercado aquecido no volume de vendas. Para efeito de comparação, os seminovos vendem até 5,9 vezes mais que veículos novos no país.

Mas, se os usados e seminovos podem ser uma boa opção de custo-benefício para quem deseja adquirir um carro, há alguns cuidados que devem ser tomados para que o comprador não fique no prejuízo. Um desses cuidados está nos chamados "restos de rico", isto é, carros de luxo que, após alguns anos de uso, voltam para o mercado com preços atrativos.

"Hoje em dia, vivemos a febre dos SUVs que, em suas versões de entrada, tendem a custar mais de 100 mil reais por um nível básico de equipamentos. Quem é que não gostaria de gastar esse mesmo valor por um carro de luxo, que entrega mais conforto, tecnologia e potência? Mas, muitos consumidores esquecem de alguns fatores importantes na hora de escolher um veículo, como, por exemplo, o custo para mantê-lo", ressalta Yago Almeida, CEO da Olho no Carro.

Ao cogitar a compra de um carro de luxo usado, é necessário ter em mente o que isso representa financeiramente a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, é necessário que o comprador se prepare, não apenas analisando o histórico do veículo e o valor pelo qual o mesmo está sendo ofertado, mas entendendo também os custos de seguro e manutenção, que tendem a ser elevados se comparado a veículos mais básicos.

A Olho no Carro, maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do país, pode ajudar com isso. Apenas com a placa ou o número do chassi, o site analisa aproximadamente 30 itens sobre o veículo. Em poucos minutos, é possível saber informações como os preços de peças, as principais falhas que o modelo apresenta e avaliações de donos de veículos iguais. 

Como funciona a plataforma Olho no Carro?

Com apenas a placa ou o número do chassi do carro, o consumidor consegue fazer duas modalidades de consulta na plataforma da Olho no Carro: uma mais simples, sem custo; e uma mais completa, por R$59,90. Ao total, é gerado um relatório de mais de trinta itens, que vão desde informações sobre a passagem do carro por um leilão, por exemplo; se tem sinistro, se foi roubado ou se já participou de algum recall. Também é possível saber preços de peças e revisões e a opinião de outros donos que possuem o mesmo modelo.

Pensando nisso, a Olho no Carro separou uma lista com cinco itens que devem ser evitados por aqueles que não querem dores de cabeça:

1 - Suspensão de ar da Land Rover

Que a marca Land Rover é conhecida por ter carros de alto custo de manutenção, isso é fato. No entanto, com um design único, os modelos da montadora inglesa caíram no gosto dos brasileiros. Os problemas que o dono de uma Land Rover usada pode enfrentar são diversos, como a troca da correia dentada dos modelos Discovery 3 e 4, porém, o maior abalo financeiro acontece quando é preciso trocar as bolsas de ar dos modelos equipados com suspensão pneumática. 

2 - Transmissão de dupla embreagem da Volvo

O modelo XC60 fez muito sucesso e ajudou a consolidar a Volvo como uma das marcas de luxo mais desejadas no Brasil. Porém, os exemplares vendidos até 2014 na versão 2.0 de quatro cilindros são equipados com a transmissão automatizada de dupla embreagem conhecida como Powershift, que causou e pode causar muitas dores de cabeça para os donos do modelo, principalmente pela sua fama de dar problema e pelo seu alto custo de substituição.

3 - Motor N46 da BMW

Com um visual mais agressivo, a BMW chama a atenção de muitos entusiastas por carros. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar um veículo usado da marca. Entre os anos de 2010 e 2012, os modelos 320i, 120i e X1 da BMW tinham a opção de serem equipados com o motor 2.0 aspirado conhecido como N46. No entanto, esse motor apresenta um defeito na vedação da tampa e dos retentores de válvulas, o que pode desencadear em um vazamento de óleo e, portanto, diversos outros problemas que certamente causarão dor de cabeça para os donos de veículos destes modelos.

4 - Motor M271 da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz está no topo da lista dos sonhos de muitos motoristas, principalmente por causa do seu visual mais clássico. No entanto, é aconselhável prestar uma atenção especial quando o assunto é o motor M271, que equipou diversos modelos entre os anos de 2008 e 2013 - como no caso do C180, do C200 e do C250. O motor em questão pode apresentar um desgaste prematuro nas engrenagens do comando de válvulas e gerar um grande prejuízo para seus donos.

5 - Porsche 

O apelo esportivo dos modelos da Porsche sem dúvidas chama a atenção de muitos compradores. No entanto, não é apenas o design que vai para um lado mais esportivo, as peças também vão. Desenvolvidas com materiais nobres e muita tecnologia, as peças que equipam os modelos da Porsche têm um valor proporcionalmente mais caro em relação a todas as outras marcas que estão nessa lista.

Sobre a Olho no Carro

Maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do Brasil, a Olho no Carro, foi fundada em 2017 pelos sócios Yago Almeida e Bárbara Siqueira. O objetivo era oferecer serviços de consulta veicular online, para garantir transparência e segurança nas transações de compra e venda de carros seminovos e usados em todo território nacional. A ideia de criar a Olho no Carro veio através de outro negócio que fazia a mesma análise do histórico de veículos, mas que era voltado exclusivamente para lojistas e concessionárias. Ao observar esse déficit de informações para o consumidor final, ou seja, a pessoa física que poderia ser prejudicada ao adquirir um carro sem verificar o histórico de problemas, surgiu a ideia da Olho no Carro. Com o crescimento da empresa ao longo dos anos, muito focada em tecnologia, surgiu a oportunidade da entrada de um terceiro sócio, Diego Moura, que ficou responsável por essa área.

Um dos principais diferenciais da plataforma é oferecer diversas informações exclusivas em poucos segundos, apenas com a placa ou o chassi do automóvel, como por exemplo: opinião do dono, preço das principais peças, histórico de quilometragem, fotos reais do veículo, principais falhas do modelo, comparativos e muitas outras informações valiosas para quem deseja comprar um carro usado, com mais segurança. No segundo semestre de 2023, a empresa atingiu o total de 1 milhão de clientes cadastrados, a empresa tornou-se referência em consulta veicular. Mensalmente, mais de 800 mil pessoas consultam o site antes de fechar negócio.

Com apenas seis anos no mercado, a Olho no Carro está sempre inovando na busca por soluções tecnológicas para oferecer aos seus clientes as informações mais precisas e atualizadas sobre veículos usados. Por esse motivo, a plataforma já possui um App, que levou para a palma da mão a experiência de consultas online. Com uma equipe de profissionais experientes e apaixonados pelo que fazem, assim como todo brasileiro apaixonado por carro, a empresa se consolida como um dos principais players no mercado de informações veiculares no Brasil.


SITE | INSTAGRAM |LINKEDIN  

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp