09/04/2024 às 15h47min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h08min

Projeto Nossa Isca tem segunda edição na Baixada Santista

Iniciativa capacita pescadores, promove geração de renda e tem financiamento do BNDES

João Vitor Casagrandi
Fundepag

No mês de março, teve início a segunda edição do Projeto Nossa Isca, em Santos (SP), iniciativa que tem como objetivo capacitar pescadores das colônias Z1, Z3 e Z4 no cultivo de camarões e lambaris em tanques para que possam ser comercializados como iscas vivas para a pesca esportiva, atividade popular na região. Além de oferecer treinamento, o projeto proporciona uma nova oportunidade de geração de renda para os participantes. O projeto, que teve sua primeira edição em 2019, também na Baixada Santista, é conduzido pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais.

Para esta segunda edição, além da condução da VLI, o projeto conta com o financiamento do BNDES, a parceria e consultoria técnica do Instituto de Pesca, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além do apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag). Ao todo, 60 pescadores participam de cursos teóricos e práticos, realizados na sede do Instituto de Pesca, em duas turmas.

Segundo a gerente de Responsabilidade Social da VLI, Maria Clara Fernandes, o projeto disponibiliza às comunidades pesqueiras o acesso a novas tecnologias, ampliando a utilização do conhecimento e possibilitando que a tecnologia permita modificações econômicas e sociais para este grupo. “A VLI é uma empresa que mantém conexões fortes com as comunidades onde atua. É gratificante contribuir para o desenvolvimento regional, sobretudo para dar suporte às atividades que caracterizam a região, como a pesca”, afirma.

Durante o treinamento, os pescadores artesanais aprendem técnicas para montar uma unidade de manutenção de iscas vivas, com materiais de baixo custo, em sistema de recirculação de água. Ao término da capacitação, serão implantados tanques de manutenção de iscas vivas com sistemas modernos de filtragem de água, acoplando isto à produção de hortaliças (aquaponia), o que proporcionará melhoria na manutenção das iscas e na produção de hortaliças para a família do pescador artesanal. Serão implantadas até seis unidades modulares de iscas vivas e até seis unidades modulares de aquaponia.

A partir desta fase, será realizado o acompanhamento técnico dessas unidades até o fim do projeto, que tem duração de 18 meses. Também haverá monitoramento dos impactos econômicos e sociais da adoção da tecnologia de manutenção de iscas vivas e aquaponia junto aos participantes dos cursos do Nossa Isca. Isso proporcionará futuras possibilidades de replicação deste modelo para outras comunidades e regiões.

Sobre a VLI  

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Para mais informações, acesse: https://www.vli-logistica.com.br/

Informações para a imprensa - VLI 
InPress Porter Novelli
[email protected] 

 

Sobre a Fundepag

A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica - Conexão.f - reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).

Mais informações: https://portal.fundepag.br

Informações para a imprensa - Fundepag
Attuale Comunicação
Mariele Previdi - (11) 99954-4626 | [email protected]
Ana Flávia Gimenes - (11) 99590-4699 | [email protected]
Glaucia Bezerra - (15) 98124-8471 | [email protected]
Nathália Luperini - (19) 99117-6407 | [email protected]

Sobre o Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Informações para a imprensa – Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica 
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
[email protected] 
www.pesca.sp.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp