09/04/2024 às 16h36min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h08min

Saiba como prevenir contaminações por fungos em unhas postiças ou de acrigel

Docente do Senac EAD explica cuidados com a higiene, passo a passo da aplicação e dá dicas para o outono/inverno

Aline Oliveira
Senac EAD
Pixabay
A micose nas unhas dos pés e mãos pode ser causada por uma infecção fúngica chamada Onicomicose, provocando os seguintes sintomas: cor amarelada ou branca, além de deformação no formato. A informação divulgada pela consultoria de pesquisa em saúde, MDS, destaca que, pelo menos, 10% da população brasileira é diagnosticada com a doença.

Os especialistas em dermatologia reforçam que além do diagnóstico por aparência, é necessário realizar exames clínicos para definir qual a melhor forma de tratamento. Vale destacar que esse tipo de fungo não oferece risco à saúde, porém, é um sinal de que a pessoa está com imunidade baixa e, portanto, precisa de cuidados médicos.

Levando em conta de que abril é considerado o período da Saúde Mundial, é importante reforçar que uma das formas de adquirir micoses nas unhas, pode acontecer no processo de embelezamento, realizado sem a devida higiene. A docente do curso de Unhas Decoradas do Senac EAD, Renata Camargo Martimiano, explica que em alguns casos, é preciso consultar um médico antes de aplicar unhas artificiais.

“Principalmente, pessoas diagnosticadas com lúpus, diabetes e outras doenças crônicas, já que o quadro clínico pode afetar a saúde das unhas e a cicatrização da pele”, esclarece a profissional.

Mercado de Beleza em ascensão

Um relatório divulgado pela consultoria Kline, chamado “Professional Nail Care”, reforça que houve um crescimento de 10% no mercado de unhas profissionais, e a tendência é de que se mantenha em alta, nos próximos anos. Portanto, pode ser uma oportunidade de negócios positiva, desde que seja realizada com todas as orientações técnicas e higiênicas.

A especialista do Senac EAD explica quais as principais recomendações de higiene que devem ser adotadas por manicures, antes de aplicar os acessórios nas unhas:

- Lavar as mãos e as unhas com água e sabão neutro, antes de começar o procedimento;
- Limpar as unhas com um removedor de esmalte, tomando cuidado para não deixar nenhum resíduo do produto anterior;
- É necessário utilizar uma lixa específica para suavizar a superfície das unhas naturais, a fim de que tenham melhor adesão do material artificial;
- Desinfectar as mãos e unhas, com um desinfetante à base de álcool para eliminar germes ou bactérias, e utilizar instrumentos esterilizados.

Geralmente, as unhas acrílicas normais (postiças) duram de 2 a 3 semanas, antes de exigirem manutenção. “Já as unhas de acrigel podem durar ainda mais, entre 3 e 4 semanas, já que são mais flexíveis e resistentes. O processo de manutenção é feito com o preenchimento da área próxima à cutícula com mais material, à medida que as unhas crescem. Desse modo, a aparência é mais natural e reforça a vida útil das unhas”.

Passo a passo da aplicação de unhas artificiais:

As manicures profissionais se qualificam para realizar esse trabalho, mas é importante que a pessoa interessada conheça as informações básicas. Assim, não terá insatisfação com o trabalho e nem prejuízos.

Portanto, acompanhe o passo a passo, explicado por Renata:

1 – Preparação das unhas naturais com limpeza, remoção de esmalte e lixamento da superfície;
2 – Escolha e aplicação de tips ou molde para alongamento se necessário;
3 - Aplicação do material acrílico ou de acrigel que é moldado, conforme o tamanho desejado;
4 – É realizado o lixamento e modelagem, para obter a forma: quadrada, arredondada (amendoada) e stiletto (comprida e quadrada ou com bico nas pontas);
5 – Polimento, esmaltação ou decoração.

O que deve ser avaliado no estabelecimento que presta o serviço?
Inicialmente, a pessoa deve escolher um negócio de confiança, bem higienizado e no qual as manicures sigam os padrões adequados de esterilização e manuseio do trabalho.

“É importante acrescentar que os materiais utilizados devem ser de qualidade e seguros para uso, afinal é um direito do consumidor. O (a) cliente deve informar ainda, qualquer condição médica relevante à manicure, antes de iniciar o processo, além de prevenir problemas como infecções”, reforça.

Para as manicures que estão iniciando a carreira, Renata recomenda que invistam em cursos de capacitação específicos para unhas acrílicas ou em gel, de modo a adquirir as habilidades e conhecimentos específicos.

“Uma boa opção é praticar, então encontre modelos ou faça em si mesma. Assim, além de aprimorar o aprendizado, o profissional ganha confiança na técnica”, pontua.


Outra indicação da docente do Senac EAD é de que a manicure se mantenha atualizada sobre as tendências do mercado, novidades, modelagens, cores e materiais. “Existe muito material disponível, seja em revista, na internet ou em cursos e workshops”, acrescenta.

Dicas para o outono/inverno 2024

Por último, mas não menos importante, a docente do Senac EAD compartilhou algumas cores e formatos de unhas que são tendência para a estação, acompanhe:

Cores: variações de tons de vinho, bordô, verde musgo, azul marinho e cinza. O efeito fosco continua em alta, pois apresenta um toque moderno e elegante para as unhas;

Formato de unhas: para as duas estações, as profissionais estão apostando em unhas curtas e arredondadas, com formatos mais discretos e práticos.

Efeitos: para quem gosta de desenhos, dê preferência aos mais simples e delicados, como: linhas geométricas, pontos, efeitos degradês e detalhes metalizados.

“Ainda que essas opções já estejam em uso, é importante levar em consideração o desejo e estilo de cada cliente. Portanto, esteja atualizada sobre as novidades, mas realize um serviço de acordo com o estilo de cada um”, conclui.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp