09/04/2024 às 13h54min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h07min

Abril Marrom: 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas, segundo a OMS

Especialista ressalta a importância de cuidados preventivos com a saúde ocular

Prezz Comunicação
Divulgação/Canva

O Abril Marrom é uma campanha de conscientização sobre a prevenção e tratamento de doenças relacionadas à visão, como a cegueira e outras condições oftalmológicas. Essa iniciativa ocorre todos os anos durante o mês de abril e tem o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3,5% da população brasileira tem deficiência visual. 

A visão é um dos sentidos mais preciosos do ser humano, e cuidar da saúde dos olhos é essencial. Infelizmente, muitas pessoas em todo o mundo sofrem com problemas de visão. No entanto, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas. 

Ainda de acordo com a OMS, as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira e degeneração macular. Entre as crianças, as principais causas são glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade e toxoplasmose ocular congênita. 

A oftalmologista Fabíola Marazato, especialista em córnea do CBV-Hospital de Olhos, explica que existem diferentes níveis de cegueira.​​ “A cegueira é definida como uma perda visual onde a pessoa enxerga menos de 10% e onde também ele não tem autonomia para as atividades a partir da visão, onde os olhos não ajudam ele a ter uma independência. Entre 10% e 50% de visão, nós temos o que chamamos de visão subnormal ou baixa visão, onde o paciente não enxerga perfeito, mas consegue ter alguma autonomia e realizar algumas atividades sozinho.”

Além disso, existem diferentes causas  de cegueira, como as cegueiras congênitas, que ocorrem desde o nascimento ou até os cinco anos de idade, por fatores genéticos, doenças adquiridas durante a gestação ou malformações. Segundo a oftalmologista, muitas causas de cegueira podem ser evitáveis, como catarata e glaucoma. "'Nem sempre a cegueira é definitiva, o paciente pode ter alguma alternativa cirúrgica para isso. Mas não existe uma cura, por exemplo, para a cegueira neurológica, onde teve uma lesão de nervo ou algum problema  cerebral que afetou a área do cérebro que dá a visão”, explica.

A Dra. Fabíola ressalta que iniciativas como o Abril Marrom é importante para conscientização sobre a prevenção e tratamento de doenças oculares. “É fundamental que as pessoas estejam atentas aos cuidados com a saúde dos olhos e realizem exames oftalmológicos regulares, a fim de preservar a qualidade de vida e prevenir a perda da visão”, orienta a médica. 

E, além das consultas frequentes com especialistas, a especialista destaca ainda alguns cuidados que devemos ter com nossa visão:

  • Evite coçar os olhos 
  • Não use colírios sem indicação médica 
  • Evite a exposição prolongada e sem pausa à aparelhos eletrônicos
  • Use sempre óculos de sol com proteção UV

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp