09/04/2024 às 11h59min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h04min

EUA vem tendo um grande aumento de imigrantes que chegam para atuar no mercado de trabalho

Lucas Dias Sampaio
divulgação

Levando em conta os números atuais, os EUA têm agora, a maior proporção de imigrantes (legais e indocumentados) na sua população, com 15,5%, um aumento de quase 2 pontos percentuais desde 2020. 51,4 milhões de imigrantes vivem hoje na América, sendo 13,7 milhões de imigrantes indocumentados, é o que aponta o novo relatório do Centro de Estudos de Imigração. Os números representam uma média de 172 mil novos imigrantes por mês.

A maioria dos recém-chegados provém da América Latina e 3,7 milhões do total de recém-chegados vieram ilegalmente. Os cálculos foram divulgados em meio a um debate cada vez mais intenso sobre o papel dos imigrantes na economia dos EUA. Analistas do Gabinete de Orçamento do Congresso dizem que o crescimento do produto interno bruto tem sido surpreendentemente robusto ao longo dos últimos dois anos e a explicação provável é o aumento dos recém-chegados. Mais pessoas significam mais mão-de-obra, aumentando a produtividade global do país.

Tirando turistas e ilegais, a maioria das pessoas que chegam aos Estados Unidos são trabalhadores especializados, estudantes ou veem para se reunir com a família. Estes são os mais populares tipos de vistos emitidos para quem quer morar na América.

A advogada Ingrid Domingues McConville, conta que a faixa etária das pessoas que imigram legalmente para os Estados Unidos, através do seu escritório, é entre 25 e 54 anos, idades em que as pessoas são bem produtivas com grandes probabilidades de conseguirem um bom emprego ou mesmo de empreender com sucesso.

O crescimento do número de trabalhadores estrangeiros deverá continuar - uma tendência que, segundo os economistas, beneficia a força de trabalho e a economia americana.

Em termos simples, mais trabalhadores geram mais bens e serviços. Um número maior de pessoas recebendo salários significa mais gastos do consumidor, a força vital da economia dos EUA. Um maior número de pessoas a pagar imposto sobre o rendimento aumenta as receitas fiscais numa altura em que os orçamentos dos EUA estão cada vez mais deficitários e ajuda a sustentar programas sociais como a Segurança Social e o Medicare, que são financiados por impostos sobre os salários.

Obtenha mais informações sobre imigração: @dmvisalaw


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp