09/04/2024 às 16h45min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h02min

As tendências em tricologia foram tema da Jornada Saudável, evento do Grupo Farmácia Artesanal que coloca o foco na saúde e no bem-estar

Edição do evento recebeu a dermatologista Priscilla Barreto, que fez atualizações sobre o tema; Próxima jornada será no dia 17 de abril e vai debater as atualizações no tratamento farmacológico do Vitiligo e da Alopecia Areata

Interface Comunicação
Divulgação
No dia 27 de março, o Grupo Farmácia Artesanal realizou mais uma edição da Jornada Saudável – O Bem-Estar em Movimento, uma série de eventos que coloca o foco na saúde e no bem-estar e reúne médicos prescritores. Dessa vez, o evento recebeu a dermatologista Priscila Barreto, especialista internacional em tricologia, que compartilhou sua expertise e visão sobre o tema e, em especial, as últimas atualizações vistas no Congresso Americano de Dermatologia – AAD 2024. Mais de 70 médicos participaram de forma presencial, na sede da Farmácia Artesanal de Belo Horizonte, e mais 300 pessoas conferiram a apresentação ao vivo, de forma virtual, pelo canal do Grupo Artesanal no Youtube.

A CEO do Grupo Artesanal, Naiana Tokarski, deu as boas-vindas aos participantes destacando a missão do Grupo Artesanal de promover conhecimento e educação continuada. "A jornada Saudável oferece assuntos relevantes de acordo com a atualidade. Somos mais de 110 lojas pelo Brasil, em 12 estados, um Grupo que cresceu muito nos últimos anos, com importantes aquisições com a Drogaderma e a Healthline. Essa série de eventos vem para compor esse ecossistema de saúde e bem-estar, prevenção e autoestima que a gente tanto se orgulha. Por isso, faço um convite para que vocês aproveitem ao máximo essa jornada de conhecimento, que venham conhecer nossas farmácias e laboratórios, fiquem por dentro das nossas ações e conheçam como é nosso processo produtivo", destacou.

Priscilla Barreto é médica dermatologista e especialista em tricologia, área da dermatologia destinada à prevenção e tratamento incluindo a estrutura e o aspecto dos fios e do couro cabeludo. Priscilla começou sua apresentação dizendo que o cabelo é a forma que o nosso corpo tem de se comunicar e as pessoas não podem simplesmente ignorar. "Um das frases que eu falo muito e que eu ensino aos meus alunos a falarem é que 'nunca é só sobre cabelo'. O cabelo, na verdade, só vai refletir algo que está acontecendo: seja um desequilíbrio imunológico, um desequilíbrio hormonal, um desequilíbrio de vitaminas e minerais, ou até um episódio de estresse. E nós estamos aqui hoje exatamente para falar como que a gente pode ver esse paciente de uma forma não só mais humanizada, mas também de uma forma mais personalizada. Por isso que eu acredito tanto nas manipulações e prescrições que eu faço para os meus pacientes", destacou.

Em seguida, ela colocou que, na dermatologia, não tem como tratar de atualização e novidades sem falar da tricologia, área que evolui e se atualiza constantemente. "Na dermatologia estética, temos novidades todos os dias e a gente não pode parar de se atualizar. Se observarmos a linha do tempo da tricologia, há poucos anos nós não tínhamos, por exemplo, tratamento para queda de cabelo. Hoje, a gente tem muitas alternativas e a cada dia saem novas pesquisas. Portanto, eu fico muito honrada em estar aqui hoje e poder jogar luz sobre esse tema", afirmou.
Priscilla começou sua apresentação mostrando a linha do tempo de pesquisas sobre alopecia em sites referência em artigos científicos. "Analisando da década de 1980 para cá, percebemos que praticamente não tinham publicações sobre o tema. O que a gente tinha eram estudos sobre minoxidil, finasterida e pantogar. Mas de 2018 em diante, nós temos um boom de publicações e todos os dias temos atualizações sobre esse assunto", afirmou. "Portanto, se hoje você fala somete de minoxidil, finasterida e pantogar, o seu paciente provavelmente, pelo TikTok ou pelo Instagram, vai saber mais que você sobre tricologia", alertou.

Em seguida, ela apresentou os quatro pilares da tricologia: o tratamento tópico, o oral, a reposição de nutrientes e os procedimentos. "Quando a gente fala sobre a importância desses quatro pilares para o nosso paciente, já te diferencia de qualquer profissional", destacou. "Quando explicamos isso para o paciente, já deixamos claro para ele que não é um shampoo que vai curar a queda de cabelo, nem a 'gominha' de vitaminas contra a queda de cabelo. O tratamento integrado é o mais assertivo", afirmou.

Ela apresentou aspectos da absorção e da eficácia de minoxidil, dudasterida, finasterida e da niacinamida, de acordo com o perfil do paciente e de acordo com o tipo de administração, se tópico ou oral, e o entendimento da segurança da farmacocinética. Outro destaque foi a informação de que, hoje, temos publicações da segurança de fazer uso do minoxidil em crianças maiores de 6 anos. Por fim, ela falou sobre o cuidado na manipulação correta, sobretudo na dose certa, e na associação com outros medicamentos.

Antioxidantes e melatonina são fundamentais

Priscilla também destacou que toda alopecia é inflamatória, portanto, não tem como fazer uma prescrição sem oxidantes. "Se para tratar todas as doenças crônicas e autoimunes os médicos pensam nos antioxidantes, é preciso pensar nesse componente no tratamento da alopécia também", afirmou.

Outro ponto destacado foi a importância da inclusão da melatonina na saúde preventiva. Segundo Priscilla, a melatonina é um importante agente para a ação de células de crescimento e defesa, entre elas, as células de folículo piloso. "Melatonina é fundamental, inclusive com vários estudos na área oncológica e de doenças autoimunes. Eu trouxe aqui só um dos artigos que eu tenho sobre essa função que ela tem como anti-inflamatório em dermatite atópica, urticária e alopecia areata, portanto, a melatonina sempre está presente nas minhas prescrições", afirmou.
Priscilla ainda falou sobre a administração de probióticos, inibidores jak e a manipulação de baricitinib e tofacitinib, medicamentos que apresentam bom resultado. Ela também apresentou casos famosos, resultados de artigos e a prescrição personalizada e compartilhou fórmulas para um cabelo mais forte e saudável. Por fim, ela respondeu perguntas do público presente.

A próxima edição da Jornada Saudável – O Bem-Estar em Movimento está marcada para o dia 17 de abril, a partir das 19h. O tema da vez será "Atualizações no tratamento farmacológico do vitiligo e da alopecia areata", com a dermatologista Fernanda Valadão. Inscrições pelo link https://forms.gle/jgRskFhn9ojNDdxx9.

Sobre o Grupo Farmácia Artesanal
A Farmácia Artesanal foi criada há mais de 40 anos pelo farmacêutico Evandro Tokarski, cujo objetivo sempre foi transformar vidas por meio da farmácia de manipulação. Atualmente, a rede conta com mais de 110 lojas, entre próprias e franquias, em mais de 10 estados e no Distrito Federal. Recentemente o Grupo adquiriu a Drogaderma, uma das marcas mais tradicionais de São Paulo, e a Healthline, marca carioca de suplementação alimentar e nutracêuticos.

A empresa é comprometida com a exclusividade por meio de um atendimento personalizado, com o intuito de oferecer a melhor experiência aos seus clientes, por meio de medicamentos e produtos cuidadosamente manipulados. Além disso, a individualidade é sempre levada em consideração, com o objetivo de proporcionar saúde e bem-estar de forma única.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp