09/04/2024 às 20h18min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h02min

Cariúcha é afastada da TV para cirurgia de mioma. Entenda o que é a condição e os impactos na saúde

A cirurgia de retirada de miomas pode ser feita sem necessariamente envolver a retirada completa do útero, afirma o médico especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva

MF Press Global
© Reprodução/Instagram

Esta semana a cantora e apresentadora Cariúcha revelou que irá passar alguns dias afastada do programa “Fofocalizando”, do SBT, para realizar uma cirurgia de emergência para retirada de miomas. A carioca de 39 anos teve recentemente o diagnóstico de miomas e precisará realizar o procedimento de retirada para preservar o útero.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), cerca de 80% das mulheres em idade fértil sofrem com miomas no Brasil, o que mostra o quanto o problema é comum.

Segundo o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva, quanto mais cedo for identificado o mioma é iniciado o seu tratamento, maiores as chances de preservar o útero.

“A identificação precoce do mioma e o início imediato do tratamento são fundamentais para preservar o útero. Com tratamento precoce, através de procedimentos minimamente invasivos, é possível remover os nódulos de mioma sem grandes danos ao útero, simplificando o restauro do órgão. Adiar o tratamento pode causar piora dos sintomas, como sangramento intenso levando a anemia e cansaço , dor pélvica e até mesmo necessidade de remoção do útero (histerectomia), pela impossibilidade de recuperá-lo cirurgicamente”, explica.

Cirurgia robótica é opção para aumentar as chances de manter o útero

Apesar de Cariúcha não ter detalhado o tipo de procedimento que irá realizar para a retirada dos miomas, de acordo com o Dr. Alexandre Silva e Silva, a cirurgia robótica é a opção indicada para quem deseja manter o útero.

“A miomectomia robótica é uma técnica avançada de cirurgia de remoção de miomas, onde são realizadas pequenas incisões no abdômen, pelas quais o cirurgião, utilizando um console, direciona um robô para realizar a cirurgia no útero e nos miomas com mais precisão e segurança ao paciente”.

“Esse tipo de cirurgia cresce bastante no Brasil e cada vez mais mulheres têm buscado o procedimento pela sua precisão, segurança e por aumentar as chances de manter o útero”, explica.

Principais sintomas da presença de miomas

1. Sangramento menstrual mais intenso;

2. Dor pélvica ou abdominal;

3. Aumento do volume abdominal;

4. Frequência urinária aumentada;

5. Constipação ou dificuldade para urinar;

6. Dor durante as relações sexuais;

7. Sensação de pressão ou desconforto na região pélvica.

Como prevenir miomas?

Apesar de não ser possível prevenir totalmente o desenvolvimento de miomas, principalmente pela sua forte relação com a genética e fatores hereditários, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco, conta Dr. Alexandre Silva e Silva.

“Manter um peso saudável, praticar exercícios regularmente e adotar uma dieta rica em frutas, vegetais e fibras pode ser benéfico. Evitar o consumo de carne vermelha, consumo de bebidas em garrafas plásticas, o consumo excessivo de álcool e cafeína, assim como gerenciar o estresse, também pode ser útil. Além disso, é importante realizar consultas médicas anualmente e ao receber um diagnóstico de mioma, mesmo que pequeno, procurar por um especialista para não correr o risco de deixar o tempo passar, o mioma crescer demais e impossibilitar o tratamento conservador, preservando o útero”, afirma.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp