09/04/2024 às 11h25min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h01min

Redbelt Security destaca importância da segurança cibernética e a ampliação de sua atuação no Nordeste com participação no “CIO Meeting 2024”, no Ceará

Com crescimento dos crimes cibernéticos, a consultoria aproveitará a oportunidade para mostrar como empresas devem planejar e executar defesas de cibersegurança.

Caren
Imagem ilustrativa
Como todo o Brasil, a região Nordeste tem enfrentado um aumento significativo do número de crimes cibernéticos nos últimos anos. De acordo com dados da SaferNet, o número de denúncias sobre golpes digitais na região cresceu 168% entre 2019 e 2022. Estatísticas recentes apontam que, em 2023, o comércio eletrônico da região foi alvo de 5 milhões de tentativas de fraudes cibernéticas, resultando em um prejuízo financeiro estimado em 6 bilhões de reais. No Ceará, o estudo revelou que, em meio a 3,5 milhões de compras online, aproximadamente 85 mil foram alvo de tentativas de golpes cibernéticos. Isso significa que a cada dez transações, pelo menos duas estão em risco.

Diante desta realidade, a Redbelt Security, consultoria especializada em cibersegurança, abordará a importância da cibersegurança em sua participação na décima edição do CIO Meeting 2024, um dos principais eventos da região, organizado pelo Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ceará (GGTIC-CE), que ocorrerá no dia 12 de abril, no Beach Park, localizado na cidade de Aquiraz, no Ceará. A palestra da Redbelt Security, intitulada “O SOC da empresa está à altura das ameaças de hoje?”, traz uma visão estratégica das necessidades e mudanças aceleradas da segurança cibernética em ambientes corporativos de todos os setores.  

“Temos atuação em todo território nacional e estamos cada vez mais próximos da região Nordeste, que tem grande representatividade econômica e alta demanda por serviços especializados em segurança cibernética. Assim, destacaremos no evento do Ceará um modelo de atuação avançado em proteção cibernética, que se baseia em três pilares: profissionais qualificados, tecnologias eficientes e processos bem definidos para proteção de ambientes corporativos e ameaças complexas”, afirma Eduardo Lopes, CEO da Redbelt Security.  

Em geral, os principais fatores que justificam e contribuem para os números alarmantes relacionados a crimes cibernéticos são o crescimento constante da conectividade, o que significa que mais pessoas e mais coisas, como produtos e equipamentos, estão conectados à internet e, consequentemente, mais vulneráveis a ataques cibernéticos; a falta de conhecimento sobre segurança cibernética, até mesmo medidas básicas; e aumento do comércio eletrônico e transações digitais. 

Quando falamos em pessoa física, os crimes mais comuns são os golpes on-line relacionados a benefícios do governo, falsos empregos, sexting (compartilhamento de conteúdos sexuais), fraudes bancárias e financeiras com o uso de técnicas de engenharia social (phishings e malwares para obter dados pessoais e bancários das vítimas), e crimes de ódio devido à intolerância religiosa, racismo e xenofobia. Em ambiente corporativos, ataques ransomware com criptografia de dados merecem destaque. 

Independentemente da motivação dos hackers, os golpes estão se tornando cada vez mais sofisticados e difíceis de detectar, especialmente devido à intensificação dos investimentos do mercado brasileiro em transformação digital. “As empresas enfrentam um desafio cada vez maior na detecção de crimes cibernéticos devido ao avanço de tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). Exemplos que contribuem muito para a produtividade e trazem benefícios incontestáveis, mas podem aumentar a superfície de possíveis vulnerabilidades e, também, costumam ser utilizadas para tornar os crimes e ataques mais refinados e complexos. Esta combinação de fatores exige medidas proativas para proteger ambientes, ativos, clientes e colaboradores”, enfatiza o CEO da Redbelt Security. 

O CIO Meeting é reconhecido por seu ciclo de palestras de alto nível e reuniões com fornecedores, e esta décima edição, comemorativa, não será exceção. Com o tema "Estratégias de Transformação Digital: Conectando Pessoas, Processos e Tecnologia", o evento promete ser um marco na comunidade executiva de TIC do Ceará, reunindo empresas líderes do mercado nacional, que terão a oportunidade de compartilhar reflexões sobre o impacto da transformação digital em diferentes setores. 

CIO Meeting 2024
Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734 – Porto das Dunas
Data: 12/04/2024
Horário: Das 8h às 22h
Palestra “O SOC da sua empresa está à altura das ameaças de hoje?”, da Redbelt Security

Sobre a Redbelt Security
Fundada em 2009, a Redbelt Security é uma consultoria especializada em Segurança da Informação. A marca atua com Serviços Gerenciados de Segurança (MSS), Security Operations Center (SOC), Offensive Security, Threat Intelligence, Governança, Riscos & Compliance (GRC), e suporte especializado no gerenciamento de ambientes de TI e ações preventivas contra novas ameaças, contando com uma equipe altamente especializada e certificada. Para mais informações, acesse: https://www.redbelt.com.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp