09/04/2024 às 12h39min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h01min

Dow apresenta solução de soda cáustica com redução da pegada carbono* e uso de fonte de energia renovável

A linha Decarbia™, produzida pela Dow Poliuretanos, apresenta ao mercado a Caustic DEC, soda cáustica que integra o portfólio de baixo carbono;

Márcia Brandão
Imagem: divulgação Dow
  • A linha Decarbia™, produzida pela Dow Poliuretanos, apresenta ao mercado a Caustic DEC, soda cáustica que integra o portfólio de baixo carbono;
  • A inovação faz parte da estratégia para a redução da pegada de carbono da Dow e de seus clientes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia de valor;
  • No Brasil, além da oferta desses novos produtos, a fábrica de Aratu (BA) recebeu, recentemente, a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC PLUS).

A Dow Poliuretanos anuncia o lançamento, no Brasil, da soda cáustica Caustic DEC. O produto faz parte da linha Decarbia™, que reúne soluções de baixo carbono, e foi lançado na Europa no final de 2023. Ao integrar o portfólio brasileiro, a Caustic DEC oferece uma solução para aplicações no refino de metais, na indústria de papel e celulose, e no de fibras têxteis com menor pegada de carbono. A soda cáustica é fabricada por meio do processo de produção de eletrólise alimentado por energia renovável. A tecnologia possibilita à Dow oferecer um portfólio de produtos de cloro e álcalis mais sustentável.

“Na Dow, temos o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e, ao mesmo tempo, ajudar nossos clientes a atingir suas metas de circularidade e carbono. À medida que nossa jornada de sustentabilidade se acelera, estamos implementando tecnologias para fabricar soluções cáusticas de carbono reduzido, mantendo a qualidade do produto”, ressalta Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina. 

Mais sustentabilidade para toda cadeia

Recentemente, a Dow conquistou a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC PLUS) na fabricação brasileira de Óxido de Propileno/Propilenoglicóis e de soda cáustica na planta de Aratu (BA), e na produção de poliol, no Guarujá (SP). As duas plantas se tornaram as primeiras fábricas da companhia reconhecidas com o selo na América Latina. O certificado reconhece as empresas que utilizam matérias-primas provenientes de fontes sustentáveis, de base biológica ou de soluções circulares.

A certificação das fábricas e a oferta de produtos de baixo carbono integram um conjunto de inovações focadas no alcance da meta global da companhia: reduzir as emissões líquidas anuais de carbono em 5 milhões de toneladas até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. “A soda cáustica é utilizada numa ampla gama de aplicações finais em diferentes indústrias e nossos clientes podem se beneficiar de soluções de alta qualidade para diversas aplicações industriais com benefícios de sustentabilidade validados e reconhecidos globalmente. A descarbonização do nosso portfólio de produtos é um passo importante em direção a um futuro mais sustentável”, enfatiza Thales de Oliveira, líder de sustentabilidade para as Américas da Dow Poliuretanos.

*Fonte: Cálculo interno da pegada de carbono do produto `Cradle to Dow Gate` seguindo ISO14044/67

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp