09/04/2024 às 15h40min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h01min

Inédito no Brasil, visualizador de imagens oferece diagnóstico mais rápido e preciso

MV apresenta tecnologia na 54ª Jornada Paulista de Radiologia

Jéssie Ellen Costa Neves - Redação
Assessoria de Imprensa / Redação
Divulgação
Inédito no Brasil, visualizador de imagens oferece diagnóstico mais rápido e preciso
MV apresenta tecnologia na 54ª Jornada Paulista de Radiologia
 
São Paulo, abril de 2024 - A MV, líder em desenvolvimento de software de gestão para a saúde, apresenta o VIDA, visualizador de imagens diagnósticas de alta resolução, com tecnologia inédita no Brasil. A plataforma conta com vários módulos especialistas totalmente integrada aos sistemas do centro de diagnóstico e oferece um acompanhamento mais rápido e preciso para médico e paciente. O VIDA será apresentado na 54ª Jornada Paulista de Radiologia, que será realizada de 2 a 5 de maio de 2024, em São Paulo (SP).  O evento é o maior da América Latina na área de diagnóstico por imagem.

A plataforma acompanha uma grande tendência na medicina: a digitalização na saúde e a ampliação da radiologia digital, com uso de sistemas de suporte à decisão baseados em protocolos e dados, de forma a fornecer informações estratégicas e precisas durante a jornada do paciente.  De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos houve um crescimento acelerado no Brasil de serviços de diagnóstico por imagem, com a instalação de 2,6 mil novas unidades no país, totalizando 6 mil unidades de serviços de diagnóstico. Segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), a evolução do número de estabelecimentos relacionados às atividades diagnósticas é influenciada, especialmente, pela inovação e avanço tecnológico. Esse aumento permite a detecção cada vez mais precoce da doença e até mesmo a probabilidade de uma pessoa desenvolver a enfermidade no futuro.

Nesse contexto, o visualizador de imagens permite ao radiologista acessar na mesma tela exames anteriores, gráficos e outros elementos que o auxiliam a considerar o histórico do paciente na confirmação ou refutação de um diagnóstico complexo. Laudos multimídia oferecem dados mais precisos e geram uma melhor experiência do momento do diagnóstico para médico e paciente. “A MV acompanha as tendências mundiais para oferecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Com essa solução, entregamos mais recursos e uma maior eficiência, otimizando o diagnóstico por meio de protocolos robustos e avançados”, afirma Christiano Berti, diretor da Unidade de Negócio Medicina Diagnóstica da MV.

A ferramenta representa um ganho enorme no estudo das hipóteses diagnósticas e na identificação de patologias e na análise da imagem, com paletas específicas de recursos para avaliar o órgão que está sendo examinado.  Este avançado sistema de visualização de imagens não apenas representa uma mudança paradigmática na forma como os profissionais médicos interpretam os exames, mas também oferece uma série de benefícios que prometem revolucionar a prática médica.

O VIDA oferece 18 protocolos avançados, cada um conectado a uma área da medicina. Cinco deles merecem destaque: oncologia, cardiologia, pulmão, fígado e próstata.

Nos diagnósticos oncológicos, o visualizador permite uma análise multimodal de exames, sincronizando-os automaticamente para comparação com exames anteriores. Além disso, os fluxos de trabalho clínicos são otimizados de acordo com os critérios internacionais, permitindo uma geração rápida e estruturada de relatórios que atendem aos mais altos padrões de qualidade.

Já para exames cardiológicos, o VIDA oferece uma análise avançada de imagens coronais e vasculares, permitindo uma quantificação rápida e precisa de estenoses com apenas um clique. Essas ferramentas de alto desempenho são essenciais para facilitar diagnósticos cardíacos precisos e eficientes.

A visualização e análise de imagens da próstata são aprimoradas com a capacidade de calcular ADC e navegar em sequências subtraídas usando imagens reconstruídas do VIDA. Com a comunicação otimizada e relatórios estruturados de acordo com padrões internacionais, o visualizador garante uma análise precisa e eficiente dos exames da próstata, proporcionando uma visão completa e detalhada para os médicos.

Nos exames pulmonares, especialmente em um cenário pós-Covid-19, a detecção precoce de anomalias é crucial. A plataforma oferece protocolos especializados para quantificar hipoatenuação e danos relacionados à Covid-19, além de permitir uma navegação instantânea nas vias aéreas e simulação de procedimentos como a broncoscopia virtual e lobectomia.

Exames relacionados ao fígado agora se beneficiam de ferramentas de segmentação e detecção automatizada de tecido hepático e vascular, bem como recursos de visualização 3D. Além disso, o cálculo automatizado dos volumes hepáticos e a assistência em planejamento cirúrgico oferecem aos médicos uma visão abrangente e precisa do fígado, incluindo cálculos automáticos dos volumes remanescentes e seccionados, auxiliando em procedimentos cirúrgicos complexos.

Além de suas capacidades inovadoras de análise de imagem, o VIDA se destaca pela sua robustez e interoperabilidade. A integração com outros sistemas de saúde, como prontuários eletrônicos e sistemas de anatomia garante uma experiência de diagnóstico verdadeiramente integrada e eficiente.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp